sexta-feira, 12 de março de 2021

O que a mídia pensa: Opiniões / Editoriais

Inflação e desemprego sobem, renda diminui – Opinião / Valor Econômico

Havia grandes incertezas sobre o cenário no primeiro semestre de 2021 e não há mais: será ruim

Inflação e desemprego continuam piorando a poucos dias de o Banco Central tomar a decisão de se deve iniciar já um ciclo de alta de juros e com que intensidade. O IPCA de fevereiro superou as estimativas dos analistas e fechou o mês em 0,86%, elevando a variação em 12 meses para 5,2%. A taxa de desocupação no último trimestre de 2020, último dado disponível da Pnad Contínua, foi de 13,9%, bem acima de 11% do mesmo período de 2019. A média esconde triste realidade: em quatro das cinco regiões do país, e em 20 das 27 unidades da federação, menos de metade das pessoas em idade de trabalhar estava ocupada (Valor, ontem). O rendimento real habitual das pessoas ocupadas caiu entre o último e penúltimo trimestre do ano passado.

A perspectiva para a economia no primeiro trimestre é de retração, situação que poderá se estender ao segundo trimestre, dadas a lentidão da vacinação e uma segunda onda forte de contágio, que deixam pouca margem de manobra às autoridades que não os lockdowns com diferentes graus de restrição à mobilidade. A mediana das previsões contidas no boletim Focus é de 3,2%, o que significa um desempenho ruim, já que fica abaixo do carregamento estatístico herdado de 3,6% para 2021.

Vera Magalhães - A ameaça do estado de sítio

- O Globo

Ouvir a expressão “estado de sítio” da boca de Jair Bolsonaro causa calafrios. Como o presidente parece gostar de causar repulsa nos brasileiros, ele vira e mexe vem com essa de estado de sítio, sempre lembrando, como fez nesta quinta-feira, que é sua prerrogativa decretá-lo.

Bolsonaro não fala disso à toa. A nova menção despropositada à medida extrema veio totalmente fora de contexto, como sempre. O presidente a comparou às restrições adotadas pelos governadores para conter o avanço da mortandade desenfreada da pandemia.

Ele pode ter sido expulso cedo do Exército e não ser muito versado na Constituição, mas sabe muito bem que essas medidas não guardam qualquer semelhança com estado de sítio.

Ao jogar a expressão ao léu e ainda mencionar o artigo 141 da Constituição, que seus seguidores adoram evocar para pregar intervenção militar, distorcendo seu sentido, o presidente lança uma isca para esses fanáticos na linha “quem manda sou eu”, “eu que tenho a caneta Bic”, o tipo de bravata que adora fazer quando está acuado.

E motivos não faltam para que o capitão esteja acuado. Ele está a cada dia ficando mais encurralado por sua própria obra criminosa no curso de um ano de pandemia.

Malu Gaspar - Bolsonarismo volta a atacar isolamento social e vacinas

- O Globo

A tentativa de Jair Bolsonaro de inverter a narrativa sobre sua postura em relação à pandemia, buscando posar como defensor de máscaras e vacinas, não durou 24 horas. Quem acompanhou as postagens ao longo do dia nos grupos de WhatsApp e Telegram não se surpreendeu com o tom adotado pelo presidente da República em sua live, à noite. 

Depois de ter usado máscara e evitado aglomeração num evento no Palácio do Planalto e divulgado memes tentando parecer um defensor das vacinas, o presidente da República voltou a atacar governadores e prefeitos pelas novas medidas restritivas adotadas em diferentes regiões. 

Repetiu, na fala de mais de uma hora, fake news e críticas que circularam de dia nos grupos. O principal alvo foi o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que anunciou novas restrições no estado. Um apoiador em um grupo a favor do Aliança Pelo Brasil, partido que Bolsonaro tenta viabilizar até 2022, alertou para uma suposta quarentena rígida de até dois meses. 

“Infelizmente terá lockdown. Informação privilegiada do palácio do governo de Pernambuco, (diz que) deve sair nas próximas horas um novo decreto muito mais restritivo do que o atual, parando tudo, por um prazo de 15 a 60 dias. 23 governadores seguirão essa decisão. Tragédia”, escreveu o bolsonarista. Alertas similares foram reproduzidos em outros grupos.

Bernardo Mello Franco - Lula no palanque

- O Globo

De volta ao palanque, o ex-presidente Lula disse não ter tempo para pensar numa candidatura em 2022. Conversa de político. O petista é mais candidato do que nunca. E já deixou claro que pretende montar uma aliança ampla para enfrentar Jair Bolsonaro.

Em tom conciliador, o ex-presidente estendeu a bandeira branca a empresários e congressistas que se uniram há cinco anos para despejar o PT do poder. “O povo elegeu quem ele quis eleger. Nós temos que conversar com quem está lá para ver se a gente conserta este país”, afirmou.

Lula rebateu o discurso, reciclado desde 1989, de que sua candidatura causaria fuga de capitais e disparada do dólar. Disse que só é radical porque “quer ir à raiz dos problemas” e pediu: “Não tenham medo de mim”. Ele criticou os devotos do “Deus mercado”, mas prometeu investimento em infraestrutura, apoio a pequenos empresários e transferência de renda aos mais pobres.

Flávia Oliveira - Nunca mais a mesma vida

- O Globo

A pandemia completou um ano, e o Brasil já ultrapassou o total de 11 milhões de casos e 270 mil mortes. É um Rio Grande do Sul inteiro de doentes, com menor ou maior gravidade. Em óbitos, a população inteira de cidades como Volta Redonda (RJ), Barueri (SP), Juazeiro do Norte (CE). A esta altura, não há brasileiro que não tenha perdido ou consolado alguém enlutado pela Covid-19. Não há brasileiro que não tenha experimentado ou acompanhado o medo de quem recebeu diagnóstico positivo. Não há no país quem não tenha ficado sem trabalho, renda ou não saiba de gente em dificuldades financeiras. Não há brasileiro que não tenha doado ou recebido uma cesta de alimentos, um kit de higiene, uma quantia em dinheiro, um galão de água, um prato de comida.

Um ano atrás, torcíamos pelo fim de uma temporada de isolamento, doença e luto que duraria semanas, talvez meses. Ansiávamos pelo momento de retomar a vida como ela era — provavelmente, com pequenos ajustes. Do meu círculo, foram-se o neto do Luiz Sacopã, o avô e o padrasto do Felipe, a avó e o tio da Daiene, o pai da Fabricia, a mãe e o pai do Stanley, o sobrinho e a irmã da Ana Claudia, a mãe da Rachel, o pai da Telma, o pai da Juliana, o pai da Thux. Perdemos mestre Aldir Blanc; seu Ubirany, inventor do repique de mão e fundador do Grupo Fundo de Quintal; dona Nicette Bruno; o cacique Aruká, último homem indígena da etnia Juma. Está nítido que, quando possível o reencontro, a vida nunca mais será a mesma. Faltam muitos eles e elas em casa, na rua, no trabalho; nas aldeias e quilombos; em hospitais e universidades; nas cidades, nos estados, no país, mundo afora.

Luiz Carlos Azedo - Isolamento ou morte

- Correio Braziliense

Bolsonaro não está se dando conta do tamanho do desastre que sua atitude contraria às medidas de isolamento social pode provocar

A “imprensa mequetrefe”, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), tem seu valor. “Mequetrefe” (indivíduo intrometido, dado a meter-se no que não é de sua conta; enxerido), por exemplo, fora o repórter free-lance Gareth Jones, assim tratado pelo governo soviético na década de 1930. Ele tinha 27 anos, havia entrevistado Hitler e viajou para Moscou por conta própria com o firme propósito de entrevistar Stálin. Sem acesso ao líder comunista, rumou clandestinamente para Ucrânia, intrigado com a origem dos recursos investidos na industrialização da antiga União Soviética. Descobriu a “grande fome” provocada pelas coletivizações forçadas de Stálin, presenciando até casos de canibalismo.

A história é contada no filme “Mr. Jones” — “A Sombra de Stálin”, na versão brasileira –, exibido no NOW. O roteiro se inspira no documentário “Hitler, Stalin & Mr. Jones”, levado ao ar em 2012 pela BBC. Chantageado para se calar sobre o que viu, Jones foi vítima de uma campanha de difamação, após publicar sua história na imprensa londrina. Fora desmentido por Walter Duranty, jornalista do New York Times e vencedor do Pulitzer, mais preocupado com o acesso às autoridades soviéticas do que com a realidade ao seu redor. A roteirista Andrea Chalupa inclui na trama o escritor George Orwell, autor do romance “A Revolução dos Bichos”, aproveitado o fato de que o dono da fazenda também se chama Mr. Jones. A censura em Moscou justificaria a analogia.

Ricardo Noblat - Bolsonaro repete que é fácil implantar uma ditadura no país

- Blog do Noblat / Veja

Enquanto isso, a pandemia avança e colhe mais vidas

O Dia D, de desatinos do presidente Jair Bolsonaro, foi ontem. Mas poderá ser amanhã ou em qualquer outra data daqui por diante. Nunca na história deste país se viu um presidente ler em público a carta de um suposto suicida – no caso, uma pessoa que teria se matado por ter perdido o emprego devido às medidas de isolamento social adotadas no combate à Covid.

Nunca se viu um presidente chamar de “estado de sítio” o que nem mesmo de lockdown pode ser chamado, e alertar que “estado de sítio” cabe a ele decretar, não a governador. Para completar, nunca se viu um presidente dizer que sua caneta está carregada de tinta e que é muito fácil implantar uma ditadura no país. Nem os presidentes da ditadura militar ameaçaram o país nesses termos.

Não durou 24 horas o ensaio de conversão de Bolsonaro ao uso de máscara e à defesa de providências que barrem o agravamento da pandemia que só faz bater recorde atrás de recorde em número de mortos e de infectados. Foram 2.207 novas mortes e 78.297 novos casos nesta quinta-feira, dia 11 de março. No total até aqui, 273.124 óbitos e 11.284.269 de infectados.

Na última quarta-feira, o Brasil era o país onde mais pessoas morriam da Covid no mundo, com 190 mortes a mais por dia do que os Estados Unidos e à frente de México, Rússia e Itália. Era também o país onde o número de mortes mais subia. Apenas 4,39% da população foi vacinada. O Ministério da Saúde recalcula para baixo o número de doses de vacinas que espera receber.

Bruno Boghossian – Jeitinho imunológico

- Folha de S. Paulo

Não durou 24 horas a tentativa de cobrar civilidade mínima da iniciativa privada

Não durou 24 horas a tentativa de cobrar o mínimo de civilidade da iniciativa privada na compra de vacinas. Assim que foi assinada a lei que permite a aquisição e obriga a doação das primeiras doses ao sistema público, surgiram grupos interessados em aproveitar o benefício e esquecer a contrapartida.

A regra foi criada para garantir a proteção de segmentos vulneráveis e evitar a criação de uma vacinação paralela. A lei determina que todas as doses compradas sejam entregues ao SUS até que os grupos prioritários estejam imunizados. Mesmo depois disso, metade das vacinas devem ficar com o setor público.

A operação fura-fila foi puxada por juízes, clínicas particulares e empresários. Horas depois da publicação da lei que criou as regras para a compra, na quarta (10), uma vara federal de Brasília autorizou a Associação Nacional dos Magistrados Estaduais a importar vacinas imediatamente para filiados e suas famílias.

Reinaldo Azevedo - Lula elegível rompe inércia da morte

- Folha de S. Paulo

A mudança de status ocorre, no caso, não porque o Judiciário passou a fazer política, mas porque parou de fazê-la

A elegibilidade de Lula rompeu a inércia da morte no país. Uma espécie de nuvem de alienação, com seus miasmas de ignorância literalmente virulenta, parecia turvar as consciências. Estávamos, desgraçadamente, nos acostumando a noticiar sucessivos recordes de corpos, enquanto o Fanfarrão Minésio que ocupa o Palácio do Planalto se dedicava a seus discursos homicidas, com convite ao suicídio desassistido. Uma parte da classe política se dedicava às exclamações do horror, impotente para ir além. A outra está a serviço do Planalto, como ocorre sempre, em qualquer governo.

Lula fez o seu discurso como potencial candidato em 2022 e operou de imediato uma mudança em Brasília: meteu uma máscara na cara de Bolsonaro e de seus ministros, já habituados ao ritual diário de genuflexão ao vírus. É importante que tenhamos isso claro —e vai entrar para a história: o presidente que aí está é o primeiro político que elegeu a doença e a morte como aliadas.

Reconheça-se o prodígio: Bolsonaro conseguiu emprestar uma roupagem populista ao negacionismo, exercendo-o em nome dos supostos interesses da maioria. Afinal, medidas restritivas para tentar impedir uma tragédia de proporções bíblicas implicam perdas. Faz terrorismo econômico e empurra as pessoas para o túmulo, o sistema de saúde para o colapso, e o Brasil para o abismo.

Ruy Castro - Bolsonaro prestes a espumar

- Folha de S. Paulo

Quando isso acontecer é porque só lhe restará ser enjaulado

Alguns comentaristas acreditam que, em toda sua carreira, Jair Bolsonaro "viveu do confronto" e que, agora, com Lula à solta, ganhou uma saída para disfarçar o caráter criminoso de seu governo. Ouso discordar. Até dois dias atrás, o imbrochável Bolsonaro nunca soube o que era debater com alguém. Em seus 30 anos como um dos deputados mais medíocres da história, limitou-se a eventuais trocas de insultos e cusparadas com adversários imaginários. Ele próprio era tão desimportante, até para seus pares, que seus ganidos mal chegavam ao noticiário.

Vinicius Torres Freire – A maior inflação da comida em 18 anos

- Folha de S. Paulo

Coincidência rara de dólar e commodities em alta pressiona inflação: entenda os motivos

O preço da comida passa pela maior onda de alta em 18 anos no Brasil. Tem sido assim desde o último trimestre do ano passado. Nos 12 meses contados até fevereiro, o custo da comida que se leva para casa aumentou 19,4%.

A carestia dos alimentos pode andar mais devagar neste 2021, com alta de uns 6%. Ainda que seja assim, nos dois anos de epidemia o preço da comida terá subido 25%. O rendimento mediano do trabalho terá crescido nada.

Há uma rara coincidência de preços de commodities em alta com dólar caro. Commodities: petróleo, ferro, cobre, grãos como soja e milho etc. Quando sobem os preços dessas mercadorias que o Brasil vende para o mundo, o dólar fica mais barato, ou costumava ficar —agora, não ficou.

Eliane Cantanhêde – Destruição

- O Estado de S. Paulo

Lula é o oponente ideal para Bolsonaro, mas Lula e pandemia, juntos, ameaçam a reeleição

Com a falta de leitos e a disparada de mortes, o Exército Brasileiro logo estará entre duas alternativas: ir para a rua garantir o lockdown e salvar vidas, como propõe a senadora Kátia Abreu, ou, depois, usar seus caminhões para transportar corpos, como advertiu o então ministro Luiz Henrique Mandetta para o presidente Jair Bolsonaro, ao selar sua demissão do governo ainda no início da pandemia. O presidente não sabe ouvir a verdade. Degolou o ministro. 

Mandetta caiu por defender isolamento social e Nelson Teich, por se recusar a adotar um medicamento rejeitado no mundo inteiro contra o coronavírus. Bolsonaro, então, foi buscar um general da ativa para ignorar o isolamento, liberar geral a cloroquina e bater continência para qualquer barbaridade – inclusive contra vacinas e até contra máscaras. 

Só um ser na face da Terra é capaz de fazer Bolsonaro cair na real: Luiz Inácio Lula da Silva. Ao entrar na campanha presidencial de 2022, na quarta-feira, Lula já empurrou Bolsonaro para o campo minado onde ele é mais vulnerável, exatamente a pandemia, que pode, ou deve, chegar a 300 mil mortos ainda em março. Os conselheiros do presidente, muito terraplanistas e pouco científicos, previam 2.100... 

Antonio Claudio Mariz de Oliveira* - Imparcialidade ou caos judiciário

- O Estado de S. Paulo

Podemos estar nos encaminhando para o Estado punitivo, em lugar do Estado juiz

A imparcialidade, além de ser um postulado básico para o juiz que se pretende justo, empresta dignidade ao próprio sistema penal. Sem ela o sistema se torna inquisitorial, caótico, e seu escopo passa a ser a vingança e o castigo.

Um dos mais festejados avanços nesse mesmo sistema penal, que constitui excepcional vitória civilizatória, foram as regras construídas durante séculos para legitimar os julgamentos criminais, conciliando o direito-dever do Estado de perseguir e julgar os autores de crimes, com o direito destes à ampla defesa, finalizando com um julgamento justo.

Julgamento justo é o que mais se aproxima do ideal humano de justiça, a partir da reprodução fiel, quanto possível, da realidade. Verdade fática, aplicação correta da lei e juiz isento são os requisitos de uma decisão que contribua para a segurança jurídica, além de ser fator indispensável a uma sociedade pacífica e igualitária.

Simon Schwartzman* - A legitimidade das instituições

- O Estado de S. Paulo

Os conluios pela impunidade de políticos têm predominado nas Cortes superiores

As decisões dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de anular os processos da Operação Lava Jato por erros formais de jurisdição ou eventuais comportamentos impróprios de juízes e promotores podem estar sendo tomadas com convicção, mas nem por isso deixam de contribuir para a desmoralização crescente dos nossos tribunais. Essa desmoralização que já se vinha acentuando com as sucessivas decisões de juízes “garantistas”, que, aos olhos da opinião pública, não passam de chicanas a favor dos processados por corrupção.

A noção de que sem procedimentos adequados não se podem condenar as pessoas tem como uma de suas inspirações a famosa decisão de “Miranda contra Arizona” da Corte Suprema dos Estados Unidos, de 1966, quando um criminoso confesso teve a sua sentença anulada porque o seu direito à defesa não havia sido devidamente respeitado. Essa decisão foi importantíssima para estabelecer limites ao comportamento muitas vezes preconceituoso, arbitrário e violento da polícia nos Estados Unidos, que, da mesma forma que no Brasil, tende a afetar, sobretudo, as minorias e as pessoas mais pobres. Comparado com seus benefícios, o fato de que alguns criminosos fiquem impunes é um pequeno preço a pagar.

Celso Ming - Vacina e economia

- O Estado de S. Paulo

Uns entendem que o presidente Jair Bolsonaro não tem estratégia na sua política econômica. Outros, que não tem rumo. Outros, ainda, que ele não sabe o que quer.

É bom começar por discordar desses últimos. Bolsonaro sabe o que quer. Mais que tudo, ele quer se reeleger em 2022. Porém, a partir daí, fica tudo muito confuso, especialmente desde segunda-feira, quando inesperadamente o Supremo limpou a ficha do ex-presidente Lula e o tornou elegível.

Para garantir sua chance de se reeleger, Bolsonaro sabe que tem de mostrar serviço na economia. Não poderá pretender sucesso nas eleições se o desemprego continuar atingindo 13,5% da população ativa, se a renda continuar despencando, se continuar o ritmo de falência de milhares de empresas, se tantas e tradicionais fábricas começam a ser fechadas, como aconteceu com a Ford em Santo André, com a Mercedes Benz em Iracemápolis, com a 3M em São José do Rio Preto e com a Sony em Manaus.

Ignácio de Loyola Brandão* - Sedução nas carteiras da escola

- O Estado de S. Paulo

Guardei por anos um bilhete que dizia: ‘Você é esquisito, mas me divirto com o que escreve’

Exausto de falar das angústias em que vivemos, mudo de assunto. Antes de entrar no assunto ameno, nostálgico, registro que a Assembleia Legislativa de São Paulo imprimiu em sua história uma nojenta e abjeta marca machista. Deu um leve tapinha nas costas do deputado Cury: “Malandrinho, não faça mais isso”. Por que esse tal Cury não apalpa os homens também, já que é seu costume? Se o “tapinha” permanecer nunca mais votarei para deputado estadual. Uma questão me intriga: como esse tal Cury e os que o defendem encaram diariamente suas mulheres e filhas? 

Segunda-feira, Dia Internacional da Mulher, recebi de uma amiga de Araraquara, educada, culta, um bilhete que me despertou a memória afetiva. Ela comanda milhares de funcionários, mas teve tempo de sentar-se e, antes de mergulhar no dia a dia pandemônico, lembrou-se de um momento da adolescência no Instituto de Educação Bento de Abreu de Araraquara, onde gerações estudaram por décadas.

Ela: “Deixe-me te dizer que descobri os primórdios do WhatsApp. Foi no Ieba onde hoje é a Casa da Cultura. De manhã, científico. À tarde, quarta série ginasial. Na fresta da tampa da carteira com o apoio cabia um bilhete dobradinho. Aquilo era uma festa. Cada carteira tornava-se a caixa postal de bilhetes para correspondentes do outro horário. Uma alegria a ansiedade para ler a resposta. Subíamos a escada correndo. Eram escritos precursores de namoros. De manhã era classe masculina e à tarde, feminina 

“É muito barulho por quase nada”

Diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) diz que até aumentos estão permitidos no ano eleitoral

Por Lu Aiko Otta / Valor Econômico

BRASÍLIA - Tal como estava na tarde de ontem, com sua votação ainda não concluída, a proposta de emenda à Constituição (PEC) emergencial criava condições para a concessão de reajustes salariais em 2022, ano eleitoral. E proporcionava zero de ajuste fiscal para as contas federais no ano que vem. A avaliação foi feita pelo diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), Felipe Salto.

“É muito barulho por quase nada”, disse. Por um lado, a PEC cumpria seu objetivo central de liberar R$ 44 bilhões para o pagamento do auxílio emergencial. Por outro, complicava o texto constitucional para um resultado modesto em termos de ajuste fiscal. Esse tendia a ser o saldo da estratégia do ministro da Economia, Paulo Guedes, de atrelar o benefício social a um programa estrutural de ajuste nas contas públicas.

O espaço para dar reajustes salariais no ano que vem é resultado de um conjunto de fatores. O principal deles é que as medidas de cortes nos gastos só serão acionadas, na esfera federal, quando as despesas obrigatórias alcançarem 95% da despesa primária total, ambas sujeitas ao teto. Nas contas da IFI, isso só ocorrerá em 2025.

“Live” | Tasso Jereissati: “Bolsonaro está queimado; centro enfrentará Lula”

Senador diz que pandemia tirou presidente do jogo e que país não deve temer petista

Por Maria Cristina Fernandes / Valor Econômico 

 São Paulo O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) animou-se com a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vir a ser candidato. “Abriu-se uma larga avenida para o centro”, diz. Na contramão, não acredita que o cenário ficará polarizado entre Lula e o presidente da República. Aposta que Jair Bolsonaro, pela gestão “imperdoável e criminosa” na pandemia se inviabilizou: “Bolsonaro está queimado”.


Para enfrentar Lula, Tasso defende que cinco nomes sentem para conversar: os dois pré-candidatos do seu partido, os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, Luiz Henrique Mandetta, do DEM, além do ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, e o apresentador Luciano Huck, ainda sem partido. Reconhece as dificuldades de tirar uma chapa única desses cinco nomes mas diz que a gravidade da crise impõe que conversem. “Têm que estar abertos para serem apoiados mas também para apoiar”, diz.

 

Este centro, diz, deveria buscar se diferenciar de Lula por uma plataforma econômica liberal, defensora da privatização não como o caminho único, mas necessário, rigor fiscal, politica monetária conduzida por um Banco Central independente e uma “forte visão social aberta às diversidades do mundo moderno e defensora intransigente do meio ambiente e da ciência”. Nesta plataforma, não há lugar para ataques pessoais. “Não gosto de fazer julgamento de caráter ou de honestidade das pessoas. Faço julgamento político. As pessoas não discutem mais política. Se enfrentam com ódio”, diz.


Veja a íntegra da entrevista aqui


Aos 72 anos, oex-presidente do PSDB, que acumula o segundo mandato como senador, depois de três gestões como governador do Ceará, quer uma disputa limpa com o ex-presidente. “As pessoas no mercado financeiro e nos meios empresariais diziam que qualquer coisa era melhor que o PT. Não é verdade. A pandemia atacou a todos de maneira muito forte. Muitas pessoas que tinham essa visão já não a têm”, diz.


A seguir, os principais trechos da “Live” do Valor, feita com o senador ontem na hora do almoço, a partir de seu escritório em Fortaleza, de onde também participa das sessões virtuais no Senado.

José de Souza Martins* - Depois da pandemia

- Valor Econômico / Eu & Fim de Semana

Estamos vivendo os últimos momentos de um capitalismo de gente e os primeiros momentos de um capitalismo de gente coisificada, que não pensa, não reclama, não exige, não opina.

 “Depois da pandemia” é a ideia de referência de todas as interpretações de futuro aqui feitas, para indicar-nos que, supostamente, há uma saída para o caos em que o país se encontra. A pandemia é só o pretexto que acoberta a diversidade de âmbitos da crise que estamos vivendo. É só a doença passar que tudo voltará ao lugar. Qual lugar?

O lugar desse retorno imaginário é uma ficção ideológica, um lugar e um tempo que nunca existiram e não tem condições sociais, econômicas e políticas de existir. É o futuro fantasioso do caduco neoliberalismo econômico que estaria, assim, criando sua sociedade ideal. A sociedade sem gente perturbadora da economia, a que reivindica direitos e respeito à condição humana. E aos direitos sociais justos e necessários.

O capitalismo desse “depois” é uma invenção que despoja o verdadeiro capitalismo de tudo que lhe é próprio, especialmente as tensões da criatividade, da inovação e das conquistas sociais. Estamos vivendo os últimos momentos de um capitalismo de gente e os primeiros momentos de um capitalismo de coisas, de gente coisificada, que não pensa, não reclama, não exige, não opina, não protagoniza as possibilidades históricas e sociais que o próprio capitalismo é capaz de criar.

César Felício* - Poder supremo

- Valor Econômico

Judiciário, na prática, exerce um poder moderador

Se há algo que muda de forma surpreendente no Brasil é o entendimento do Judiciário sobre um fato. A anulação da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manobra desesperada do ministro Edson Fachin para impedir a derrubada por completo de todas as punições determinadas no âmbito da Lava-Jato, é a maior tradução disso. Em uma corte antes tão escrupulosa com a forma, o Supremo Tribunal Federal agora é mais flexível em suas decisões. A questão de Curitiba não ser o foro adequado para se decidir sobre todos os casos no âmbito da operação já havia sido tratada pelo STF antes, e Fachin não concordava com a tese.. Agora foi uma das bases da decisão do ministro.

“Política é como nuvem, cada hora de um jeito”, frase em geral atribuída ao antigo governador mineiro Magalhães Pinto, aplica-se também ao entendimento da magistratura em determinadas questões. A conjuntura tem prevalecido sobre a doutrina.

É útil lembrar da sucessão de fatos do março de 2016. Não faz tanto tempo, cinco anos, e o Supremo Tribunal Federal pouco mudou. Entraram na corte Alexandre Moraes (2017) e Kassio Nunes Marques (2020). A guinada, entretanto, foi suprema.

O mês começou com o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, virando réu no Supremo Tribunal Federal, por dez votos a zero, no dia 2. Na manhã seguinte, vazou a delação do senador Delcídio do Amaral implicando tanto a presidente Dilma Rousseff quanto Lula.

Claudia Safatle - Delfim vê Lula como próximo presidente

- Valor Econômico

“Sem a dúvida, dado o quadro, votaria nele de novo”, diz ex-ministro

Delfim Netto foi um dos primeiros deputados a declarar apoio à candidatura de Lula em 2002, sob o argumento de que seria importante eleger o candidato do PT, pois ele faria uma administração ruinosa, e o partido não mais voltaria ao poder. “Eu me enganei”, disse o ex-ministro da Fazenda e do Planejamento a esta coluna, ontem.

“O senhor votaria nele novamente?”

 “Diante do quadro que está aí, não tenho a menor dúvida”, respondeu Delfim, que completa 93 anos no dia 1º de maio.

Depois da decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou todo o processo do petista em Curitiba, “não tem pecha de ladrão que pegue mais nele [Lula]”. O ex-ministro e ex-deputado considera que a ação de Fachin “zerou o jogo” e muito provavelmente Lula, em um confronto com Jair Bolsonaro, será o próximo presidente do Brasil.

Depois de passar 580 dias na prisão e ser solto em novembro de 2019, agora Lula foi recolocado como possível candidato à Presidência da República pelo STF. Na quarta-feira ele fez um longo pronunciamento seguido de entrevista que, para Delfim, revelou “um orador brilhante”, com uma ideia clara sobre o país que queremos: “democrático, vigoroso e mais igualitário”.

Dora Kramer - Avenida central

- Revista Veja

Em tese, há espaço onde poderia transitar a composição de opções à polarização (no mau sentido), que aprisiona e impede cotejos mais racionais

A reação do senso comum à retomada da condição de elegibilidade de Luiz Inácio da Silva por obra de manobra do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin foi a de que o ex-presidente será candidato à Presidência e, com isso, em 2022 estará restabelecido com tintas mais fortes o cenário de polarização entre extremos de 2018, com o resultado inevitável da vitória de um dos dois: Lula ou Bolsonaro.

Conclusão rápida, fácil, mas não necessariamente acertada. Primeiro, porque a situação do ex-presidente não está definitivamente decidida. Depois, porque, ainda que se confirme sua condição de ficha-limpa formal, isso não se estende ao campo moral, fator que é apenas um entre os vários que representam mais dificuldades que facilidades ao curso exitoso de uma candidatura presidencial do petista.

A cena hoje é muito diferente da anterior e completamente diversa daquela de quase vinte anos atrás, quando o PT ganhou a eleição cheio de razão junto ao eleitorado que via o partido com expectativa de boa governança, da solução para a desigualdade social e da entrada do país no rol dos adeptos da ética na política.

Alon Feuerwerker - Batalha tucana morro acima

- Revista Veja

O PSDB tem dificuldades para voltar a liderar o seu campo político

Não é frequente eleições presidenciais no Brasil trazerem surpresas. De 1994 a 2014, deu a lógica, pelo menos sobre quem iria ao segundo turno, ou ganharia no primeiro. Foram as duas décadas da polaridade PT/PSDB. Tempos nos quais os apelos “contra a polarização” tiveram pouca acolhida no debate público e na opinião pública. No máximo, viam-se ensaios de “terceira via”, que as circunstâncias invariavelmente acabavam deixando na poeira.

O que mudou em 2018? Jair Bolsonaro desalojou o PSDB da hegemonia no bloco que vai do centro à direita. É interessante notar que a Lava-Jato acabou tendo para os tucanos um efeito mais destrutivo que para os petistas. Varrido do cenário nacional pouco mais de dois anos atrás, o PSDB luta agora para retomar o posto de líder de seu campo, não sem razoável dificuldade. Uma batalha morro acima.

Os tucanos mantêm alguma expressão pelo Brasil em nível estadual, mas, à exceção de São Paulo, não dá para dizer que o partido tenha capilaridade hegemônica em nenhum outro estado. Um lugar onde mostrava algo parecido com isso era Minas Gerais, mas ali razões históricas conhecidas fazem hoje o PSD de Gilberto Kassab ser o candidato mais forte a ocupar a vaga de eventual partido hegemônico — inclusive com a participação de ex-peessedebistas.

Murillo de Aragão - O acaso sempre aparece

- Revista Veja

É mais fácil prever o futuro em questões judiciais do que o passado

No Brasil dos últimos anos, é mais fácil prever o futuro em questões judiciais do que o passado. A competência do juízo federal sobre algumas iniciativas da Lava-Jato foi questionada tempos atrás. Talvez temendo o patrulhamento da opinião pública e da imprensa, o Supremo Tribunal Federal tenha deixado de lado uma questão que parecia óbvia e não esclareceu devidamente os limites das investigações da operação que se transformou em catarse.

Para o país e o mundo, a tardia definição da questão é um vexame, ainda que a decisão do ministro Edson Fachin possa ser juridicamente precisa. Mas por que o STF não delimitou claramente os limites da investigação? Por que o ex-juiz Sergio Moro não encaminhou a investigação para o juízo competente?

Ambas as respostas devem, obrigatoriamente, conter componentes não jurídicos e, obviamente, políticos. O establishment não quis salvar o ex-presidente Lula pelo que fez e pelo que poderia fazer após a derrocada de sua protégée, Dilma Rousseff. Os abusos da Lava-Jato eram como mentiras sinceras.

Por seu lado, Moro não abria mão de processar e julgar Lula, mesmo sob questionamentos consistentes, pois contava com a aliança jurídico-midiática para validar os seus movimentos e condenar o ex-presidente.

Ao fim e ao cabo, os excessos lavajatistas terminaram comprometendo a Operação Lava-Jato, podendo jogar as investigações sobre Lula para as calendas. Ainda que a decisão de Fachin possa ser revista pelo plenário do STF. Outro fato que importa é o seguinte: Lula, que estava na lateralidade do jogo político, volta a ter relevância, mesmo que não saia candidato à Presidência em 2022. Sua reabilitação vitaliza seu papel como candidato ou cabo eleitoral.

Nelson Motta - O debate do século

- O Globo

Bolsonaro: Nós somos contra privatizações e por um Estado mais forte na economia e no assistencialismo. Lula: Concordo plenamente, companheiro Jair

Bolsonaro: No meu governo não tem corrupção, tá o.k.?

Lula: Só na sua família, né?

Bolsonaro: Olha quem vem falar em família, com os filhos que você tem. Olha só o teu Lulinha gênio dos negócios. Devia estar em cana.

Lula: E o Flávio, que viveu de rachadinhas, lavou dinheiro numa loja de chocolates e comprou uma casa de R$ 6 milhões em Brasília? Seus filhos nunca trabalharam na vida, só viveram da política.

Bolsonaro: Eu não me dou com empreiteiras nem quis comprar tríplex nem usei um sítio em Atibaia reformado pela OAS e a Odebrecht.

Lula: Eu te explico tudo se você me explicar por que o Queiroz depositou R$ 89 mil na conta da Michele.

Bolsonaro: Você é que tem que explicar o assalto que a sua turma fez na Petrobras. Não fui eu que nomeei aquela quadrilha que foi condenada. A Dilma fodeu a Petrobras fazendo política com o preço da gasolina.

Lula: Quem entende de quadrilha é miliciano. Por que o assassino de Marielle Franco era seu vizinho de condomínio? E o Capitão Adriano? Que coincidência, né?

Bolsonaro: A culpa pela crise da saúde e da economia não é minha, é dos governadores e prefeitos. Mas o prejuízo dos 14 anos de governo do PT é de vocês, desde o Mensalão todo mundo sabe o que é o PT.

Ruth de Aquino - Lula não é santo mas fez milagre

- O Globo

Nenhum cientista, nenhuma manchete, nenhum general, nenhum empresário, nenhum pastor, nenhuma recessão e nem mesmo os recordes sucessivos de mortos por Covid, nada disso produziu o milagre testemunhado pelo país nesta quarta-feira. Foi Lula quem “obrigou” Bolsonaro a usar máscara, defender vacinas e pedir imunizantes à China.

Nem mesmo a vacinação da mãe, Olinda, com a comunista Coronavac provocou essa transmutação radical de Bolsonaro. Lembram outubro de 2020? “A da China nós não compraremos, é decisão minha, mesmo se for aprovada pela Anvisa”. “Eu não tomo vacina (contra Covid), não interessa se tem uma ordem, seja de quem for, eu não vou tomar a vacina”. Sempre desencorajou uso de máscaras, à revelia do mundo. Citava “efeitos colaterais”. Seu filho Eduardo foi mais grosso em vídeo nas redes: “Enfia (a máscara) no rabo, gente, porra!” Que vergonha, deputado. Que vergonha. 

O discurso eleitoral de Lula no sindicato dos metalúrgicos, convocando a população a usar máscaras e se vacinar, mudou tudo. Bolsonaro se apresentou imediatamente depois em um bloco de mascarados. Disse que sempre foi a favor de se imunizar. O milagre estendeu-se aos filhos Flávio e Carlos, tocados com a anulação das condenações de Lula. “Nossa arma é a vacina” passou a ser o slogan da família. Cara de pau. A arma de Bolsonaro sempre foi o trabuco mesmo. Sua arma é a que cospe tiros, palavrões, bacilos e cloroquina.

Felipe Loureiro* - Plano Biden é correção de rumo para combater desigualdades aprofundadas na pandemia

- Folha de S. Paulo

Enquanto Donald Trump destinou grande parcela de recursos a empresas, o novo pacote fará o inverso

Plano de Resgate da Economia dos EUA, aprovado pelo Congresso americano, representará muito mais que um simples resgate econômico. Na realidade, trata-se de uma importante correção de rumo, no sentido de combate à pobreza e às desigualdades sociais aprofundadas pela pandemia.

A perspectiva da volta do crescimento e a questão do combate às desigualdades constituem aspectos entrelaçados no pacote de Biden. Isso porque o principal elemento do programa está na transferência financeira direta a famílias de baixa renda, que têm maior propensão a consumir em comparação a grupos mais afluentes.

O contraste com o programa aprovado pelo governo Trump, em março de 2020, em resposta à crise sanitária —que somou, à época, US$ 2,2 trilhões, quase US$ 400 bilhões a mais do que o programa atual—, não poderia ser maior.

Enquanto o pacote de Trump destinou grande parcela de recursos a empresas, muitas das quais grandes corporações que não precisavam de ajuda, o pacote de Biden fará o inverso: concederá ajuda limitada à classe empresarial, com exceção de restaurantes e casas artísticas —dois dos setores que mais sofrem com a pandemia—, concentrando recursos em formato de auxílio financeiro direto a famílias de classes médias e baixa.

Maria Antonieta Del Tedesco Lins* - Ação de países ricos revela como nossa caixinha de ferramentas é enferrujada

- Folha de S. Paulo

Resta saber que margem de manobra têm emergentes e menos desenvolvidos para se reorganizar na pandemia


A apreciação, pelo Congresso dos EUA, de um plano de recuperação de US$ 1,9 trilhão diante da pandemia é mais uma oportunidade para refletir sobre o quão desigual é a caixinha de ferramentas de que dispõe cada um dos países do mundo para enfrentar uma crise de amplitude fenomenal que afeta a todos.

Para a maior economia do mundo —nação que emite a moeda aceita em todo tipo de transação e cujo título de dívida pública é a referência de investimento sem riscos—, a implementação de um pacote de estímulos econômicos só pode encontrar resistências na frente política, dada a sua enorme (ilimitada, diriam alguns?) capacidade de aumentar gastos.

É difícil pensar em outro país que possua tamanha margem de ação. Sim, a China seria um possível exemplo, mas em circunstâncias muito distintas.

Há ainda a União Europeia, que, em menor escala e enfrentando uma enorme complexidade institucional, também aprovou um plano de recuperação imponente, totalizando € 1,8 trilhão para seus 27 membros. Ele se distingue do pacote aprovado pelos parlamentares estadunidenses por ter um horizonte de tempo mais longo, priorizando investimentos em atividades digitais e mais verdes.

O plano de recuperação proposto por Biden é composto por iniciativas de curto prazo.

Entre os grandes blocos de medidas, estão: transferência de recursos diretamente a indivíduos em situação de vulnerabilidade (isso inclui, além de um “cheque de estímulo”, benefícios a desempregados e crédito fiscal a famílias com crianças); aumento do salário mínimo; dinheiro para elevar a testagem contra a Covid e fomentar o processo de vacinação, além de um tipo de complementação do Obamacare, com ampliação dos subsídios para acesso a planos de saúde para famílias de renda baixa e média.

Ex-presidente manteve bandeiras da esquerda, mas acenou para fora da base

Discurso não assustou mercado

Por César Felício / Valor Econômico

11/03/2021 05h00  

SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo um discurso duplo: não só se colocou no papel de vítima de uma fraude judicial promovida pela Operação Lava-Jato como assumiu o tom de candidato a presidente em 2022. É um candidato que demonstrou saber exatamente o que quer, capturar o antibolsonarismo.

Lula antagonizou com o presidente o tempo todo e procurou fazer com que a audiência visualizasse o que seria um eventual governo seu, sobretudo em relação ao combate à pandemia: criaria um comitê científico, anunciaria semanalmente o balanço da pandemia e providências a serem tomadas, percorreria o país para verificar condições sanitárias e evitar, por exemplo, que faltasse oxigênio para os pacientes em Manaus. De modo sutil, já disputa com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e com o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) o contraponto ao descalabro de Bolsonaro no combate à covid-19.

Volta de Lula deve apressar Huck, diz Freire

Apresentador mostrou interesse no atual cenário eleitoral e na viabilidade de uma candidatura de Mandetta

Por Cristian Klein / Valor Econômico

11/03/2021 05h00  

RIO - A volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao jogo eleitoral fortalece a polarização entre o PT e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas atores políticos ligados ao apresentador de TV Luciano Huck (sem partido) ainda consideram que haja espaço para uma candidatura competitiva mais centrista, na disputa pela Presidência do ano que vem.

Logo depois da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, que devolveu os direitos políticos a Lula, na segunda-feira, Huck conversou com o presidente nacional do Cidadania, o ex-deputado Roberto Freire, sobre a nova conjuntura. O Cidadania é um dos partidos cotados para abrigar o apresentador, caso ele decida concorrer.

Segundo Freire, os dois não trataram de filiação, mas Huck se mostrou interessado em saber da avaliação do dirigente sobre o cenário eleitoral e a quantas anda a possibilidade de fusão entre o Cidadania e o Partido Verde, legendas ameaçadas pela cláusula de barreira. Também abordaram a viabilidade de uma candidatura do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS).