sábado, 11 de novembro de 2023

O que a mídia pensa: Editoriais / Opiniões

Desmatamento em queda traduz rumo ambiental correto

O Globo

Ainda há muito a fazer para zerar o flagelo na Amazônia e no Cerrado, mas governo está no caminho certo

É excelente notícia a queda de 22,3% no desmatamento da Amazônia, divulgada na quinta-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre agosto de 2022 e julho de 2023, a área devastada foi de 9.001 km2, segundo o relatório anual do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes). Foi a primeira vez, desde 2018, que a perda de vegetação ficou abaixo dos 10.000 km2.

O recuo seria ainda mais significativo se abarcasse apenas os dados de 2023, quando os números mostram inversão na tendência de dilapidação do patrimônio natural da Amazônia. Entre agosto e dezembro de 2022, último ano do governo Jair Bolsonaro, quando as “boiadas” passavam sem freio, houve aumento de 54% no desmatamento. De janeiro a julho de 2023, foi registrada queda de 42%.

Os resultados colhidos até agora traduzem o acerto das políticas de redução do desmatamento tocadas pela equipe da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Depois da gestão tóxica do governo Bolsonaro, que promoveu o desmonte dos órgãos ambientais, esvaziou a fiscalização, desdenhou dados científicos do Inpe sobre desmatamento e fez vista grossa para grileiros, garimpeiros e madeireiros ilegais, era esperada uma mudança de rumo. As multas aplicadas pelo Ibama aumentaram 104%. As do ICMBio, 320%. Sinal de que a fiscalização voltou.

Cristovam Buarque - Ambições ausentes*

Revista Veja

As falhas da educação brasileira são um fracasso de décadas

Sucessivos governos executaram projetos que fizeram a educação brasileira avançar: Merenda Escolar (1955), Emenda Calmon (1983), Livro Didático (1985), Fundef (1996), PNE-I (2001), Fundeb (2007), Piso Salarial Nacional do Professor (2008), vaga a partir dos 6 anos (2010), PNE-II (2011), vaga a partir dos 4 anos (2013), vaga até os 17 anos (2016), reforma do ensino médio (2017), Base Nacional Comum Curricular (2020). Apesar disso, o Brasil continua entre os países com a pior e mais desigual educação. A ponto de ser necessário um Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2023), o que prova o fracasso de décadas.

José Casado - Sem luz na conta*

Paga-se caro e 40% da conta nem é energia, mas fatura política

Acender uma lâmpada no Brasil custa caro, a cada ano mais caro. Em dólares, sai por quase o dobro do preço pago nos Estados Unidos, França, Reino Unido e Japão, embora a renda dos brasileiros seja até dez vezes mais baixa.

Os brasileiros pagam uma das três tarifas residenciais mais altas do mundo, levando-se em conta a renda por habitante do ano passado, informam a Agência Internacional de Energia e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

A conta de luz no Brasil consome uma fatia (cerca de 20%) do orçamento das famílias muito maior do que ocorre no Chile ou na Turquia, países de médio desenvolvimento, constata a Abrace, organização de meia centena de indústrias brasileiras. Juntas, elas consomem mais energia elétrica do que a Colômbia ou o Peru.

Marco Antonio Villa - Saudades da Guerra Fria?

Revista IstoÉ

Foram pouco mais de quatro décadas de relativa tranquilidade, isto após duas guerras mundiais em trinta anos

A terceira década do século XXI tem apresentado profundas modificações na ordem internacional. Isto em todos os aspectos, especialmente no político e econômico. Os conflitos bélicos devem se transformar em uma rotina. Guerras localizadas, mas com reflexos econômicos imediatos e tensões que vão desenhando a nova configuração entre as potências atuais e as emergentes. O mundo multipolar enterrou de vez o ambiente da Guerra Fria, quando Estados Unidos e União Soviética mantiveram a paz entre as superpotências devido ao armamento nuclear que impediu um confronto direto. Contudo, ocorreram conflitos localizados, alguns de longa duração, como a Guerra do Vietnã. Por paradoxal que pareça, os dois países evitaram diversos confrontos utilizando-se do seu poder sobre seus aliados. Contiveram os mais exaltados e mantiveram rédea curta impedindo mais choques, especialmente no que à época se denominava Terceiro Mundo.

Alvaro Gribel - Avanços entre ruídos sem sentido

O Globo

A confusão em relação à meta fiscal completou duas semanas ontem sem que o governo tenha tido qualquer ganho com a ideia sugerida pelo presidente Lula. A aprovação da Reforma Tributária foi histórica, apesar das concessões que pioraram o texto no Senado, e a inflação de outubro veio abaixo do esperado. Em condições normais de temperatura e pressão econômicas, o Banco Central já estaria dando sinais de aceleração nos cortes de juros, mas a piora externa e as palavras de Lula criaram um ambiente de incerteza. Como bem pontuou o diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, em evento do Itaú na quinta-feira, do ponto de vista da política monetária, manter a meta fiscal em 2024 é tão importante quanto a manutenção da meta de inflação de 2026. Sobre o cenário externo, o governo federal não tem controle. Já sobre as declarações do presidente Lula na economia, é preciso que alguém tenha a franqueza de dizer ao chefe que elas têm sido pouco construtivas.

Pablo Ortellado - ‘Lugar de fala’

O Globo

Conceitos que têm origem na filosofia e nas ciências sociais ganham novos sentidos num 'uso vulgar' disseminado

Esquerda e direita têm adotado conceitos que têm origem na filosofia e nas ciências sociais, mas ganham novos sentidos num “uso vulgar” disseminado. Muitas vezes, esse uso vulgar, popular, é muito mais relevante politicamente que o original, mais sofisticado e mais nuançado, de que deriva. Quando a política brasileira me der um respiro, pretendo, neste espaço no GLOBO, explorar as origens e desenvolvimentos de alguns desses termos. Começo por um usado pela esquerda: “lugar de fala”.

Lugar de fala, tal como empregado no debate político vulgar, consiste na ideia de que, em assuntos que envolvem opressão, apenas pessoas de grupos oprimidos devem falar. Quando discutimos o machismo, cabe a mulheres a palavra e, quando falamos de racismo, o palco deve ser cedido a negros.

Eduardo Affonso - Objeção de consciência

O Globo

Para pontuar bem no Enem, é preciso rezar pela cartilha do governo, e o aluno se adestra para escrever o que os corretores querem ler

Está na Constituição Federal (art. 5º, VIII):

Se vale para o serviço militar, o exercício profissional, o trabalho ao sábado etc., por que não para o Enem? Afinal, se quiserem acertar algumas das questões, muitos terão de se manifestar contrariamente àquilo em que acreditam.

Há quem ache que o agro é tech, o agro é pop, o agro é tudo. Há quem veja no agro um ogro, o bicho-papão que provoca chuvas de veneno e violência (concreta e simbólica) contra a pessoa do pobre camponês. O tema permite ambas as abordagens, mas só os do segundo grupo (que ainda usam a palavra “camponês”) estarão contemplados no gabarito oficial.

Rafael Pinna* - Resposta errada ao Enem

O Globo

O estudante não é obrigado a concordar com o ponto de vista de nenhum autor para acertar qualquer questão

Tortura ideológica, manipulação de informações, projeto de alienação, tentativa de doutrinação. Essas foram algumas das expressões usadas para descrever o Enem aplicado no último domingo. Grupos se articularam pela anulação de questões supostamente enviesadas. Até um divertido vídeo de Caetano Veloso em dúvida numa questão da prova motivou críticas ao exame. O Enem tem problemas, sem dúvida, mas um debate menos rasteiro sobre ele demanda informações e nuances.

Antes de tudo, vale lembrar que o Enem é uma prova, e ninguém muda sua visão de mundo ao resolver 180 questões em dois dias. Mas, sim, o Enem é uma avaliação com características claras e um perfil crítico, que, historicamente, sempre abordou assuntos como exclusão, preconceito, desigualdade e minorias sociais. Cada concurso público tem um perfil. O Enem é assim. Há 25 anos.

Carlos Alberto Sardenberg - A doutrinação do Enem

O Globo

Todos os textos da prova revelam clara orientação de esquerda, não raro de uma esquerda velha

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem prova de interpretação de texto. Em tese, não importa o conteúdo do texto apresentado aos alunos, pois eles não são chamados a concordar ou discordar. Apenas a entender o que o autor quis dizer.

A prova seria neutra, portanto. Mas, sendo assim, parece razoável que os testes, principalmente quando tratam de política, sociologia, economia ou História, tragam diferentes visões teóricas. Dupla neutralidade. Não é o que se viu no último Enem. Todos os textos revelam clara orientação de esquerda, não raro de uma esquerda velha.

A questão 61 da prova branca apresenta um texto de Michel Foucault, filósofo francês, sofisticado pensador de sucesso nos anos 1970 e 1980. Difícil leitura, mesmo para universitários. Mas a frase do Enem não é das mais complicadas. Afirma que o capitalismo introduz ilegalidades em todas as camadas da sociedade. Mas as classes privilegiadas desfrutam ilegalidades mais proveitosas, digamos assim. De qualquer modo, capitalismo é igual a ilegalidade.

Fareed Zakaria - Guerra e liberdade de expressão nos câmpus

O Estado de S. Paulo

Conflito entre Hamas e Israel alimenta controvérsias em universidades de EUA e Europa

Universidades conseguirão explicar por que condenam certos ataques e abusos e outros não?

Os ataques terroristas do Hamas contra Israel e as ações de Israel em Gaza desprenderam uma tempestade de controvérsias nos EUA e na Europa. Assistindo a tudo isso, me pergunto: alguém ainda acredita na liberdade de expressão?

Condenei veementemente os ataques de 7 de outubro. Considero que indivíduos que louvam o Hamas são cegos para a realidade de que o grupo tem sido o principal oponente de uma solução de dois Estados para a questão israelo-palestina. Mas a questão a solucionar é como lidar com visões que ambos os lados consideram profundamente ofensivas. E, evidentemente, expressão e reunião não são a mesma coisa que intimidação física e assédio, que impedem o discurso civil.

Adriana Fernandes - A curiosa votação da reforma tributária

O Estado de S. Paulo

É grande a lista de senadores que, mesmo recebendo benesses, votaram contra a reforma

O placar da votação da reforma tributária no Senado mostrou o curioso caso do relatório aprovado que acatou inúmeras emendas de senadores que votaram contra a proposta.

Com resultado apertado, a reforma só passou após uma movimentação intensa de governo e aliados que foram à caça de votos, como mostrou reportagem do Estadão.

É estranho que o relator da reforma, senador Eduardo Braga, não tenha usado mais o seu poder de barganha de “dono do pedaço” – ou seja, do relatório final – para arregimentar mais votos.

Alvaro Costa e Silva - Tudo sobre Bolsonaro

Folha de S. Paulo

Delação de Mauro Cid é devastadora; ex-presidente aposta na falta de provas

Nas livrarias há um farto material que ajuda a entender os métodos usados no governo Bolsonaro para aprofundar o autoritarismo e as circunstâncias, muitas das quais continuam a existir, que quase permitiram a destruição da democracia brasileira. Análises de Bruno Paes Manso sobre as milícias; de Fabio Victor sobre a ascensão do militarismo; na conjuntura internacional, ensaios de Adam Przeworski sobre o populismo de extrema direita. São três dicas, há outras; em todas recomenda-se ao leitor sensível que tape o nariz em certos trechos.

Dora Kramer - Rixas de família

Folha de S. Paulo

Tietes de Bolsonaro batem em Tarcísio, e devotos de Lula não perdem a chance de beliscar Haddad

Alguma coisa acontece na cabeça dos mais entusiasmados adeptos de Luiz Inácio da Silva e de Jair Bolsonaro que os faz atacar ora discreta, ora abertamente, aqueles tidos como possíveis sucessores dos chefes das torcidas.

Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas têm sido alvos nos respectivos campos de ofensivas, cujo objetivo ainda não está claro, mas cujas ações já merecem registro. Bolsonaristas batem sem dó no governador de São Paulo e no prefeito Ricardo Nunes, candidato dele à reeleição em 2024. Ainda que mais comedidos, lulistas não perdem a chance de beliscar Haddad.

Hélio Schwartsman - Aldeia Potemkin

Folha de S. Paulo

Forças russas se mostraram muito menos capazes do que se imaginava; mesmo assim, Ucrânia está em maus lençóis

Aldeia Potemkin é o nome que se dá a qualquer construção de fachada criada para convencer incautos de que a situação é melhor do que parece. O termo surgiu em fins do século 18 e faz referência ao marechal Grigori Alexandrovich Potemkin, amante da imperatriz Catarina, a Grande. A fim de impressionar a czarina, Potemkin mandou construir uma espécie de aldeia portátil, que era instalada em pontos pelos quais ela passaria na viagem que fez à Crimeia em 1787. Assim que ela deixava o lugar, a aldeia era desmontada para depois ser reerguida na próxima localidade.

O que a Guerra da Ucrânia revelou até agora é que o exército russo tinha algo de aldeia Potemkin. Apesar da superioridade numérica e de armas, as tropas de Putin não foram capazes de subjugar a Ucrânia e nem de derrubar o governo de Volodimir Zelenski. O que se alardeava sobre as forças russas era muito mais do que sua real capacidade.

Demétrio Magnoli - O campo da guerra

Folha de S. Paulo

Israel já indicou que não pretende administrar Gaza após conflito

Binyamin Netanyahu declarou que, depois da eventual derrota do Hamas, Israel manterá "controle integral sobre a segurança" na Faixa de Gaza "por tempo indeterminado". O primeiro-ministro quer guardar o pudim e, ao mesmo tempo, comer toda a iguaria.

O governo israelense já indicou que não pretende administrar Gaza como potência ocupante no pós-guerra, pois um retorno ao status quo vigente entre 1967 e 2005 imporia o fardo de proporcionar serviços públicos a 1,3 milhão de palestinos hostis. Nos meios diplomáticos, articula-se a ideia de substituir o Hamas por uma coalizão de países árabes, com a participação de uma reformada Autoridade Palestina. Contudo, tais atores jamais aceitariam o papel de colaboradores menores das forças armadas de Israel.

A solução só funcionaria como transição rumo à criação de um Estado palestino, algo finalmente enfatizado pela Casa Branca. Netanyahu dedicou-se, desde 2009, a sabotar as negociações de paz, estabelecendo para isso uma parceria tácita com o Hamas. Sua declaração sobre o pós-guerra representa o prosseguimento dessa política, nas novas condições geradas pela implosão do acordo implícito de convivência violenta entre Israel e Hamas.

Marcus Pestana* - A Reforma Tributária avança

Na última quarta-feira, o Senado Federal aprovou por 53 votos favoráveis a 24 contra, o texto modificado pelo relator senador Eduardo Braga (MDB/AM) da PEC 45/2019, que versa sobre a Reforma Tributária. Como houve alterações, a PEC voltará à apreciação de deputados e deputadas, que pretendem esgotar o processo deliberativo ainda em 2023.

Nunca é demais perguntar: a reforma é realmente necessária? Não tenho dúvidas que sim. No ranking do Banco Mundial, nosso sistema tributário é considerado o 184º. pior do mundo, num conjunto de 190 países. Ele é regressivo, os pobres pagam proporcionalmente mais impostos. Ele não é simples e transparente. O contribuinte não sabe exatamente quanto está pagando de impostos e os custos administrativos para lidar com os tributos é altíssimo para as empresas. As regras não são estáveis e uniformes nacionalmente, ensejando um grau único no mundo de judicialização. São 27 legislações e marcos normativos do ICMS e mais de 5 mil e quinhentos de ISS, sem falar na legislação e nas normas federais. O sistema é fragmentado, não é neutro, interfere fortemente na alocação dos recursos. Nossa carga tributária chega a quase a 34% do PIB, a maior entre os países emergentes e latino-americanos. Os impostos sobre o consumo na matriz tributária representam 40% da carga tributária total, penalizando os mais pobres, diferente dos países desenvolvidos onde os impostos recaem preferencialmente sobre a renda e o patrimônio. Por tudo isso, nosso sistema ganhou o apelido de “manicômio tributário”.

Poesia | Tudo de amor que existe ... (Vinícius de Moraes e Paulo Mendes Campos)

 

Música | Simone - O que será (Chico Buarque)