domingo, 4 de junho de 2023

Celso Rocha de Barros* - A culpa é de Junho de 2013?

Folha de S. Paulo

Centrão, a velha direita fisiológica, é o grande vencedor desses dez anos de contestação sistêmica

Nesta semana celebraremos dez anos do início das manifestações de Junho de 2013. Desde os protestos, a democracia brasileira passou por uma enorme crise, emendando Lava Jato, impeachment e Bolsonaro. Foi culpa de junho?

É bom deixar claro: o Movimento Passe Livre não obrigou Dilma Rousseff a bagunçar o orçamento para se eleger em 2014. Nenhum black bloc obrigou a direita a fazer o impeachment de 2016. As empreiteiras não pagavam as campanhas dos partidos em Cubocards. Moro Dallagnol não mutretaram o julgamento do Lula a pedido da militante Sininho. Não foi o Mídia Ninja que elegeu Bolsonaro.

Vinicius Torres Freire - Dar a mão para não perder o olho

Folha de S. Paulo

Lascado de primeiro teste no Congresso, governo não entende o país conservador

De repente, não mais do que repente, temos de acompanhar as tratativas do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA) com Luiz Inácio Lula da Silva a respeito de como resgatar o governo do naufrágio no Congresso.

Nascimento é um visconde da Codevasf, escoadouro de emendas paroquiais, e homem de prestígio na corte de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara. Lira é o premiê informal disso que chamemos de semiparlamentarismo de coabitação de Lula com o direitão do Congresso.

Como o clima entre Lula e Lira está ruim, Nascimento foi encarregado de discutir os termos de armistício desse conflito em que o governo saiu lascado. Quem sabe acerte uma aliança, com negociação de ministérios, entre outras demandas de Lira e pares.

Hélio Schwartsman - De volta ao impeachment

Folha de S. Paulo

Livro revisita a deposição de Dilma nos fazendo pensar de trás para a frente

Foi Søren Kierkegaard quem afirmou que a vida, embora seja vivida prospectivamente (um dia após o outro), só pode ser compreendida retrospectivamente, isto é, quando analisamos os eventos pregressos longe das emoções e à luz do que sabemos atualmente. Algo parecido vale para os acontecimentos históricos.

"Operação Impeachment", de Fernando Limongi, é uma obra que nos lança nesse exercício kierkegaardiano. Eu e a maioria dos leitores acompanhamos de perto os eventos que levaram ao afastamento de Dilma Rousseff. E essa foi uma experiência que vivemos prospectivamente. Algo bem diferente, e elucidativo, é revisitar esses acontecimentos conhecendo os resultados que produziram. Melhor ainda quando guiados por um autor do calibre de Limongi.

Luiz Carlos Azedo - O legado de Michel Temer que assombra o governo Lula

Correio Braziliense

Temer é reconhecido pelas elites do país como um bom presidente, devido às reformas que fez , assim como fora Itamar Franco. Desde que saiu do cargo, tem saudades do “Fora Temer!”

Na noite do dia primeiro de junho, quinta-feira, após a posse da nova direção da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), o ex-presidente Michel Temer, um dos palestrantes e convidado de honra do presidente da entidade, Vicente Martins Prata Braga (CE), circulava entre autoridades e demais convidados “feliz como um pinto no lixo” — como diria o falecido cantor Jamelão, o maior “intérprete” do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues.

Era um daqueles fugazes momentos de glamour e felicidade dos poderosos de Brasília, numa posse festiva à beira do Lago Paranoá, que começou com pompa e circunstância e acabou com todo mundo dançando. Temer fez uma palestra, participou da gravação de uma longa entrevista a alguns jornalistas e voltou para a festa. Circulou sorridente entre as mesas, tirou fotos com tietes, levou tapinha nas costas, reviveu o fascínio do poder sem a adrenalina que o “energizava” na Presidência da República.

Bruno Boghossian - A fatura da gastança de Bolsonaro

Folha de S. Paulo

Detalhes da fatura ampliam provas de abuso de poder econômico e motivos para tornar ex-presidente inelegível

Faltava um ano para a eleição quando Jair Bolsonaro prometeu um auxílio de R$ 400 por mês para os caminhoneiros. Era outubro de 2021, e o presidente via o preço dos combustíveis azedar o humor de um grupo importante de sua base política.

O plano sofreu resistências dentro do governo e ficou na geladeira. A equipe econômica e o centrão só embarcaram naquela gastança em julho de 2022, quando o cheiro de derrota nas urnas ficava mais forte. O desespero era tanto que o voucher foi turbinado para R$ 1.000.

Bolsonaro usou o caixa do governo como fundo de financiamento de campanha. O rombo que o ex-presidente deixou mostra que a ordem era despejar sem critério a maior quantidade possível de dinheiro com o carimbo do Palácio do Planalto nos meses que antecederam a eleição.

Muniz Sodré* - A mesoestrutura do crime

Folha de S. Paulo

Convém cuidar com urgência da guerra interna no país para evitar uma coalizão de criminosos no poder

Estarrecedor, mas sinistramente nacional: o Ministério Público do Rio revelou uma tentativa de coalizão entre políticos da Baixada Fluminense (municípios de Nova Iguaçu, Queimados, Seropédica e Mesquita) e integrantes de uma milícia, para se infiltrar nos poderes constituídos.

Isso já tem, aliás, um grau de realidade. Mas numa reunião pré-eleitoral secretamente gravada, um chefe miliciano expunha a meta abrangente de aliados no Executivo, no Legislativo, no Judiciário e no próprio Ministério Público. Um fuzil enfeitava a mesa, e circulava o vídeo em que ele, orgulhoso, exibia seis cabeças de jovens que tinha acabado de decapitar. O Estado Islâmico não faria melhor.

Merval Pereira – Narrativas

O Globo

Plataformas digitais terão que remunerar a imprensa profissional pelo uso indevido que fazem das notícias produzidas por equipes profissionais

O fato de o presidente Lula ter exortado o ditador Nicolas Maduro a fazer “sua própria narrativa” sobre a situação da Venezuela, negando os relatos de organismos internacionais que registram tragédias humanitárias com a fuga em massa de cidadãos para diversos países da América do Sul, especialmente o Brasil, em busca de liberdade e comida, mostra não apenas que a política externa do país está enviesada à esquerda mas, sobretudo, que a proposta do presidente é fruto do que se chama hoje de infocracia, governo da informação, onde a distinção entre ficção e realidade desaparece.

Quem trata desse tema com clareza, num pequeno grande livro justamente intitulado “Infocracia”, da Editora Vozes, é o filosofo coreano, radicado na Alemanha, Byung-Chul Han. Ele vai além da constatação de que as plataformas digitais empobrecem o debate político, tornando imaturos seus viciados, ou os impedindo de amadurecer. Ou que a política se submete às mídias de massa, o entretenimento determina a mediação de conteúdos políticos, deteriorando a racionalidade.

Míriam Leitão - Aliança dos povos e o vale dos isolados

O Globo

Documentários chegam para iluminar esse Dia do Meio Ambiente vivido sob o impacto do ataque da Câmara ao meio ambiente e aos indígenas

O xamã Davi Kopenawa está falando na Terra Indígena Yanomami e se dirige a uma mulher. “Maial, você está aqui com o seu povo. Esse é o seu povo”. Maial é Kayapó e não Yanomami. Davi fala a mesma coisa para Alessandra Korap e ela é Munduruku. Os três povos com enormes distâncias entre os seus territórios estão juntos agora. A impactante história dessa união e da tragédia do garimpo em seus territórios pode ser vista no documentário “Escute: a terra foi rasgada”, que será lançado hoje em São Paulo. “Há muitas pessoas ameaçadas no Vale do Javari”, diz Eliésio Marubo, ao lado do irmão Beto, no lançamento de outro documentário no Rio de Janeiro, “O vale dos isolados. O assassinato de Bruno e Dom”, feito pelos jornalistas Sônia Bridi e Paulo Zero, da Globoplay.

Bernardo Mello Franco - Um amigo no Supremo

O Globo

"Mexer na Suprema Corte para botar amigo é um retrocesso", disse presidente na campanha

Não é “prudente” nem “democrático” que um presidente queira ter amigos no Supremo Tribunal Federal. A afirmação foi feita por Lula, em debate no segundo turno da eleição presidencial.

“Tentar mexer na Suprema Corte para botar amigo, companheiro ou partidário é um atraso. É um retrocesso que a República brasileira já conhece muito bem”, disse o então candidato do PT. “Eu sou contra”, reforçou.

Sete meses depois, o presidente indicou seu advogado particular a uma cadeira no STF. Em março, ele havia deixado claro que a relação com Cristiano Zanin ia muito além do campo profissional. “É meu amigo, é meu companheiro”, informou, em entrevista à BandNews.

A contradição com o discurso de campanha não é o único problema da escolha. Ao indicar Zanin, Lula sinaliza que pretende ter um escudeiro no Supremo. Nos últimos anos, o ungido o defendeu nas esferas criminal, cível e eleitoral.

Elio Gaspari - Lula usa o varejo para casos do atacado

O Globo

O Congresso tem maioria conservadora, e o presidente vocaliza uma agenda que o afasta de um equilíbrio

Churrascos, verbas ou mesmo troca de ministros não resolverão as dificuldades do governo com o Congresso. Lula foi eleito com a escassa vantagem de 1,8 ponto percentual e tem uma base parlamentar instável, mas acredita que pode resolver problemas do atacado com soluções do varejo. O Congresso tem uma maioria conservadora pressionada por uma minoria radical, até troglodita. O presidente, contudo, vocaliza uma agenda que o afasta de um equilíbrio.

Um exemplo: durante a campanha eleitoral ele disse que “o agronegócio, sabe, que é fascista e direitista. (....) porque os empresários que têm um comércio com o exterior, que exportam para a Europa, para a China, não querem desmatar.” Coisas da campanha.

Em maio, quando o ministro da Agricultura foi desconvidado para a abertura do Agrishow de Ribeirão Preto, voltou a crer na ação de “fascistas”. Isso, levando o líder do MST na sua comitiva para a China.

Há grandes empresários do agro que o apoiaram. Essa retórica pode agradar ilustrados das cidades, mas para os empresários do campo, tornam-se um fator de isolamento. Quando um parlamentar ligado aos agricultores, reivindica uma verba, ele pode até vir a votar com o governo na terça-feira, mas na quinta atende de novo sua base.

Dorrit Harazim - Tiranete DeSantis

O Globo

Foi empunhando a bandeira da defesa dos “direitos dos pais” que a nova lei recorreu ao genérico “pornografia” para proibir uma edição ilustrada do clássico A Bela Adormecida

Illinois é o estado americano governado pelo empresário democrata J.B. Pritzker, cuja fortuna familiar, ancorada na antiga rede hoteleira Hyatt, abriga 11 bilionários. O ilustre sobrenome também honra o mais prestigioso prêmio mundial de arquitetura, criado pelo patriarca há quase 50 anos. Dias atrás pousou na mesa de Pritzker uma lei fácil de assinar, fossem outros os tempos. Só que nada mais é banal ou simples no inglório contexto atual de guerras culturais. Daí o texto a ser chancelado pelo governador adquirir ares quase revolucionários, quando enuncia, simplesmente, que é proibido proibir:

—Fica declarado ser política do estado incentivar e proteger a liberdade de bibliotecas e do sistema bibliotecário para a aquisição de materiais, sem ingerência externa; fornecer-lhes proteção contra tentativas de banir, remover ou restringir o acesso a livros e outros materiais.

Cacá Diegues - Como nasceu o Brasil

O Globo

O brasileiro foi descobrindo, com sofrimento e decepção, que esse passado de costumes ia sendo construído graças às narrações do presente

De vez em quando, a gente tem que deixar de lado certos conceitos consagrados e assumir o risco de buscar no desconhecido o que está na hora de encarar. O mundo do conhecimento, hoje dominado pelo digital e pela inteligência Artificial, filhos da Internet que já tem 50 anos de controle de nossas mentes, está sendo abalado por novas formas de pensar o mundo, novas ideias para entendermos melhor o que fazemos aqui. E sobretudo para onde vamos ou queremos ir.

Toda civilização conhecida, quer esteja decifrada ou não, possui valores mais ou menos organizados que nos ajudam a estabelecer critérios e limites para saber o que elas são ou foram. Não importa se já não são práticas sociais vigentes, se já não exista uma população que as represente com significância no mundo real. O que importa é que elas existam ou que tenham existido de modo concreto, deixando seus herdeiros de hoje a praticar, mesmo que não tenham consciência disso, o que foram suas práticas.

Luiz Gonzaga Belluzzo* - Rastros de ódio

Carta Capital

As rebeliões dos despossuídos são raros espasmos contra a baderna eterna dos dominantes

Acompanho com intensa curiosidade e muito interesse as preparações da CPI do MST. Ainda na semana passada, ouvi uma entrevista do presidente da Comissão, Coronel Zucco. Também segui as manifestações do relator, deputado Ricardo Salles, a Excelência que se especializou em instigar a passagem de boiadas. Na segunda-feira 29, na primeira agenda externa da CPI, os deputados cumpriram diligências na zona rural do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do estado de São Paulo.

A propósito de diligências, ocorreu-me relembrar a sucessão dos recentes casos de escravidão em áreas rurais de vários estados de Pindorama. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 918 trabalhadores em condições semelhantes à de escravidão entre janeiro e 20 de março de 2023, alta de 124% em relação ao volume dos primeiros três meses de 2022.

Ao ler as declarações dos responsáveis por esses empreendimentos escravagistas, fui abalroado por uma desagradável sensação: os senhores escravocratas não tinham clareza a respeito de suas ações. Na verdade, as praticavam com a naturalidade que confirma a permanência do espírito escravagista nas camadas proprietárias da sociedade brasileira.

Cristovam Buarque* - Ainda é Lula

Blog do Noblat / Metrópole

Lula relega a esperança dos que votaram nele sonhando com a reunificação que a democracia permite entre discordantes

Ao trazer a Venezuela de volta, o presidente Lula demonstrou a importância de sua eleição. Seu antecessor cometeu o desatino de colocar as posições políticas pessoais na frente dos interesses do Brasil, praticamente rompendo relações com um país com o qual temos 2.199 quilômetros de fronteira. Lula retomou as relações com a Venezuela, mas também colocou suas posições políticas na frente, quando disse que as violações de direitos humanos e a quebra das instituições democráticas são apenas narrativas de opositores do governo venezuelano. Ao dizer isto, Lula ignorou aqueles que o apoiaram em 2022, mas discordam do comportamento político do governo Maduro ao desrespeitar as instituições democráticas.

O que a mídia pensa - Editoriais / Opiniões

Reforma do ensino médio precisa seguir adiante

O Globo

Suspensão temporária deve ser aproveitada para incorporar sugestões necessárias a seu aperfeiçoamento

Lançada por Medida Provisória ainda no governo Michel Temer, a reforma do ensino médio, que estipula escola em tempo integral e diversos percursos de formação para os alunos, foi suspensa pelo Ministério da Educação (MEC), sob o pretexto de reavaliar seu impacto. O erro mais grave seria revogá-la e retomar toda a discussão sobre o tema da estaca zero, apenas para agradar a grupos de interesse afetados, como os sindicatos de professores. A reforma é estratégica e, embora necessite de ajustes, precisa ser retomada com urgência. Contribuição essencial para isso vem de uma nota técnica do movimento Todos Pela Educação, elaborada com o auxílio de acadêmicos, secretários estaduais e profissionais do ensino médio.

No longo caminho para a melhoria do ensino público básico, ficou evidente que o ensino médio, com suas elevadas taxas de evasão, necessitava de uma reforma específica. Ela foi lançada em 2016 e convertida em lei no ano seguinte. O ensino foi ampliado de 800 horas para pelo menos mil horas anuais de aulas, com uma nova organização de currículo. Com o objetivo de aumentar o interesse pelo conteúdo, os percursos se tornaram flexíveis, com a oferta aos alunos de quatro áreas de conhecimento (matemáticas, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas). Ganhou destaque a opção pelo ensino técnico e profissional, e estabeleceram-se “itinerários formativos” para incentivar o estudo por meio de oficinas e projetos diversos, escolhidos com a participação dos alunos, com o fim de obter competências exigidas pelo mercado de trabalho.

Poesia | Fernando Pessoa - Grande são os Desertos

 

Música | Jackson do Pandeiro - Forró em Limoeiro ·