sexta-feira, 8 de junho de 2018

Opinião do dia: Roberto Freire

Só o processo vai dizer; mas hoje demos o primeiro passo. Será passo a passo. Se não conseguirmos, algo de importante daqui sai: tem que ter pacto de não-agressão, tem que ter compromisso com princípios fundamentais da República, das instituições republicanas, da democracia, das liberdades, coisa que o bolsonarismo e o lulopetismo não têm.


--------------------
Roberto Freire é presidente do PPS, no lançamento do manifesto:“Por um polo democrático e reformista", Brasília 5/6/2018.

*Washington Novaes: Que pensam os eleitores?

- O Estado de S.Paulo

O que desejam para suas cidades, para o País? Sem eles, para onde vamos?

A poucos meses da próxima eleição, quase não se têm indicações do que pensam os eleitores, do que desejam para suas cidades, para o País, que futuro esperam para seus filhos. As poucas aspirações em pesquisas sugerem o “fim da violência”, renda menos desigual, por aí. E os candidatos, o que eles dizem, de modo geral? E os jornalistas, de que tratam?

A memória dá um salto de mais de meio século para trás, quando o autor destas linhas começava sua vida no jornalismo como redator (hoje seria copidesque) na então Folha da Manhã, antecessora da Folha de S.Paulo. Um dia, o então secretário do jornal, Mário de Araújo Lôbo – competente, extremamente ético –, pediu que reescrevesse a matéria de um repórter sobre um homem de menos de 40 anos que, desempregado havia muito tempo, sem conseguir sustentar a família, matara a mulher e os filhos pequenos e, com a última bala do revólver, se suicidara. Lôbo escreveu no novo texto as indicações para a oficina do jornal: “uma coluna, página 14”. Indagado por que publicava uma notícia como aquela sem nenhum destaque, perdida numa página interna, ele perguntou: “Você faria o quê?”. 

A resposta foi imediata: “Daria na primeira página, com muito destaque”. E ele: “Há alguns anos fiz o que você está sugerindo, publiquei uma notícia semelhante na primeira página, com destaque. Nos dias que se seguiram apareceram várias notícias de chefes de família desempregados e desesperados que mataram a família e se suicidaram. Não tenho como saber se algum deles encontrou no jornal o seu caminho; mas não tenho coragem de publicar outras notícias como essa na primeira página, chamar a atenção para o desfecho terrível. Então, faço isso, publico em página interna, sem nenhum destaque. Se alguém tiver outra solução que me indique”.

Encerrado o expediente daquela noite, conversamos longamente sobre o assunto. Lôbo enfatizava que jornalistas muito raramente discutiam a questão de sua responsabilidade pessoal nas notícias que apuravam e publicavam; notícias que poderiam apontar caminhos pessoais e sociais para os leitores – responsabilidade que não era apenas dos editores ou do jornal, era também de quem apurava o fato e o reproduzia na medida de suas crenças pessoais, responsabilidades e possibilidades no órgão onde trabalhava.

César Felício: Encanto radical

- Valor Econômico

Quem está ao centro carrega um fardo nesta eleição

Há uma queda de braço entre especialistas eleitorais, relevante para se tratar neste espaço porque diretamente relacionada com a capacidade de se traçar prognósticos eleitorais. Fatores conjunturais terão força suficiente para quebrar um fenômeno de longa duração no Brasil, que é a polarização PT/PSDB?

Há todo um arcabouço que blinda o sistema político brasileiro de intervenções externas, ou que pelo menos tenta blindá-lo. A desproporção de forças na distribuição dos fundos públicos e do tempo de rádio e televisão, a eleição casada com a renovação de governos estaduais, assembleias legislativas e Congresso, o pouco tempo de campanha. Trata-se de uma catedral minuciosamente erguida, ano após ano, para expurgar o novo e produzir um moto perpétuo entre os mesmos de sempre.

No livro "O Voto do Brasileiro", Alberto Carlos Almeida leva essa premissa ao paroxismo. Ninguém vai tão longe quanto ele ao afirmar que quem quer que o PT ou o PSDB apresente como candidato tende a estar no segundo turno, dado ao peso do primeiro no Nordeste e do segundo no Sul-Sudeste, que eleitoralmente se equivalem.

Os tucanos contam com São Paulo e Paraná, os petistas reinam na Bahia e no Ceará, Minas Gerais é um pouco dividida e assim por diante. É a luta entre os que têm pouco dinheiro e dependem muito do Estado contra os que têm renda alta e não precisam da máquina pública. Simples assim. "Nossas eleições presidenciais são previsíveis" é a primeira afirmação feita pelo autor, para quem o padrão de voto inaugurado em 2006 "é permanente".

Almeida se arrisca bastante, mas não é o único a fazer essa aposta. Muitos analistas políticos pensam mais ou menos dessa maneira e essa também é a crença, no caso muitíssimo interessada, de boa parte da elite política brasileira.

Merval Pereira: Sindicatos em xeque

- O Globo

O fim da contribuição sindical obrigatória, estabelecido pela reforma trabalhista recentemente aprovada no Congresso, está em disputa no Supremo Tribunal Federal (STF). Na Corte existem 15 ações contra a medida, de sindicatos e confederações que se julgam prejudicados, e uma da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), que entrou com uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) pedindo que o STF reconheça dispositivo que tornou facultativo o desconto da contribuição sindical.

O relator do processo, ministro Edson Fachin, já anunciou que votará pela inconstitucionalidade desse trecho da reforma trabalhista, entendendo que ele afeta o modelo de sindicalismo definido pela Constituição, um tripé formado por unicidade sindical, representatividade obrigatória e custeio das entidades por meio de um tributo.

Para o ministro, a nova legislação acabou com a cobrança sem oferecer um período de transição para a implantação de novas regras relativas ao custeio de sindicatos, e também permitiu à União promover renúncia fiscal sem analisar o impacto financeiro.

O debate, portanto, como avalia o advogado que representa a Abert, Gustavo Binenbojm, transcende a simples discussão sobre tributos, envolvendo a estrutura de incentivos da organização sindical no Brasil. Há três teses em discussão no Supremo, sendo a crucial a que afirma que a reforma trabalhista violou a Constituição ao tornar facultativa a contribuição sindical, o que, segundo alguns entendimentos, subverteria o caráter tributário de tal contribuição.

Nesta linha, só por emenda constitucional a contribuição sindical poderia ser banida ou transformada numa contribuição facultativa. Binenbojm argumenta que a reforma trabalhista não mexeu com a contribuição para o sistema confederativo de cada representação sindical, que é fixada pela assembleia geral de cada entidade. O que ela fez foi disciplinar a contribuição sindical, que anteriormente era tida como um verdadeiro tributo pela “vetusta” CLT, descontado de empresas e trabalhadores, independentemente de serem sindicalizados e de seu consentimento.

Hélio Schwartsman: Lula, postes e reis

- Folha de S. Paulo

Quanto dos 31% de intenções de voto que pontua o ex-presidente conseguirá transferir?

Uma das grandes incógnitas desta eleição é a capacidade de Luiz Inácio Lula da Silva de transferir votos. O petista, embora ainda se declare candidato, encontra-se preso em Curitiba e impedido de concorrer em virtude da Lei da Ficha Limpa. Seria, contudo, um erro acreditar que o lulismo e o petismo deixaram de ser forças relevantes no pleito.

A pergunta fundamental é quanto dos 31% de intenções de voto que ainda pontua no Datafolha Lula conseguirá transferir para o herdeiro que designar e os graus de liberdade que tem para fazê-lo.

Para os que gostam de palpites baseados em evidência, vale a pena observar mais de perto o caso da eleição suplementar para o governo de Tocantins, que ocorreu no domingo passado.

As notícias não são muito boas para Lula. O PT propriamente dito não lançou um nome, mas o ex-presidente abraçou a candidatura de Kátia Abreu (PDT), chegando a escrever-lhe uma carta na qual declarava seu apoio. A ex-ministra de Dilma Rousseff, que até o início de maio aparecia como franca favorita nas pesquisas, acabou ficando em quarto lugar. Não foi para o segundo turno, que será travado no fim do mês entre o governador interino do estado, Mauro Carlesse (PHS), e o senador Vicentinho Alves (PR).

Eliane Cantanhêde: Cavando a derrota

- O Estado de S.Paulo

Quantos mais candidatos, mais todos eles perdem, principalmente Alckmin

Quanto mais as forças políticas de centro falam em “união”, mais ocorre justamente o oposto: os candidatos já colocados desdenham a possibilidade e novos nomes continuam entrando numa corrida presidencial já tão inflacionada. Em vez de diminuir, como se esperava, o número de candidatos só faz aumentar.

Isso reforça uma constatação: os partidos não acreditam nas chances do ex-governador Geraldo Alckmin, que seria o nome com mais força e melhores condições para aglutinar as tais forças e os tais votos de centro. Afinal, Alckmin é do PSDB, partido que ou ganhou ou disputou o segundo turno em todas as eleições desde 1994, e foi quatro vezes governador do principal Estado da Federação. E bem-sucedido, faça-se justiça.

Logo, Alckmin tem a força, a estrutura os recursos, a capilaridade, o tempo de TV e a capacidade de fazer alianças do PSDB e acrescenta a isso as suas próprias qualificações, inclusive as pessoais. Mas não sai do lugar e tem até de suportar recado malcriado do líder das pesquisas, Jair Bolsonaro: “Quando atingir dois dígitos, ele liga pra mim”.

Com Bolsonaro consolidado pela direita e Ciro Gomes (PDT) crescendo à esquerda, o congelamento da opção Alckmin aumenta o desespero da turma que trabalha, ou reza, por uma “união do centro”. Na mesma semana em que é lançado o Manifesto por um polo democrático e reformista continuaram entrando novos nomes considerados de centro ou centro-direita. Em vez de somar, dividem-se.

O manifesto foi assinado por Fernando Henrique Cardoso e nada mais é do que um esforço para uma candidatura comum. Envolve PSDB, PPS, MDB, DEM, PV, PSD e PTB, joga iscas à esquerda e à direita e considera seis beneficiários de uma “união”: além de Alckmin, Rodrigo Maia, Meirelles, Marina Silva, Flávio Rocha e Alvaro Dias. Mas até Rodrigo Maia joga água fria na articulação, que considera “conversa meio de bêbado”, por falta de ressonância na sociedade.

E assim, vão entrando na disputa Nelson Jobim, do MDB, Guilherme Afif Domingos, do PSD, e Josué Gomes da Silva, do PR. Jobim observa ao longe e só entra na boa, com mínimas garantias e alguma segurança. Afif se licenciou da presidência do Sebrae nacional e Josué saiu ontem da Fiesp, ambos colocando-se à disposição para disputar em outubro. Nos três casos, a mesma constatação e a mesma ambição.

Fernando Abrucio: Os jovens e o futuro da nação

- Eu &Fim de Semana / Valor Econômico

Ao longo do século XX foi dito, em prosa e verso, que o Brasil seria o país do futuro. Passaram-se os anos e embora tenha havido melhorias, sobretudo a partir da Constituição de 1988, estamos agora mais pessimistas quanto à realização dessa profecia. O que virá pela frente dependerá muito dos jovens de hoje. E a situação atual deles aponta para vários temores quanto ao sucesso desse projeto. Mas também há algumas esperanças e potencialidades que precisam ser alimentadas e fortalecidas desde já.

O pessimismo atual não pode apagar o fato de que o Brasil melhorou bastante após a redemocratização, em especial no campo dos indicadores sociais. Claro que essa melhoria, em certa medida, relaciona-se com o atraso anterior. Embora tenhamos tido no século XX vários ciclos de crescimento econômico, grandes transformações estruturais (como urbanização e industrialização) e certa mobilidade social, o nosso relógio das mudanças sempre andou devagar para os mais pobres, que constituem a maioria da população. Em 1980, 40% das crianças de 7 a 14 anos estavam fora da escola. Nesse mesmo ano, a mortalidade infantil era de escandalosos 69,1 mortes por cada mil crianças nascidas!

Esse quadro passou por algumas mudanças com a implementação da ideia de cidadania preconizada pela Constituição de 1988, por meio de políticas criadas por governos tucanos e petistas. Para ficar nos dois exemplos apontados anteriormente, praticamente universalizamos o acesso no ensino fundamental e atualmente temos uma mortalidade infantil mais próxima de 13 mortes para cada mil crianças nascidas. Houve avanços em muitas outras áreas, como na acessibilidade de água e energia elétrica ou no aumento do número de pessoas que chegam à universidade, com acréscimo substantivo no percentual de negros a partir da política de cotas. A juventude também tem uma liberdade agora que nunca teve no passado. Afinal, a ditadura militar torturou e matou fundamentalmente jovens, calou quem estava começando a vida adulta por meio da censura - e tudo isso não deveria ser esquecido, pois foi uma forma de matar o futuro.

Bruno Boghossian: De volta para o futuro

- Folha de S. Paulo

Mimados por agenda amigável, investidores agem ao ritmo de governo desconhecido

O governo ainda tenta convencer os investidores de que 2018 será um ano decente, mas já é 2019 nas mesas de operações do mercado financeiro. Embora Michel Temer não tenha descido a rampa do Planalto, os bilhões que circulam no país agora se movem ao ritmo de um presidente desconhecido.

O esfarelamento da política tradicional parece reduzir as chances de candidatos que defendam as plataformas de um governo tão impopular quanto o atual. Mimados pela agenda ultra-amigável de Temer, investidores entram em pânico diante da dura realidade da eleição.

Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) fizeram carreira longe dos pilares liberais do mercado. Ainda que eles façam acenos a favor do controle de gastos, é difícil prever se terão vontade e força para aplicar um programa que estabilize as finanças do país.

Após a derrocada de Dilma, o mercado foi feliz sob Temer e seu “time dos sonhos”. Investidores brincavam que ergueriam uma estátua para o presidente na avenida Faria Lima. A disparada do dólar e o derretimento da bolsa, porém, mostram que até a respeitada equipe econômica perdeu valor com a limitação de poderes que abateu o governo.

Dora Kramer: Unir o nada a coisa alguma

- Revista Veja

A ideia de paz entre candidatos colide com o espírito belicoso do eleitorado

Os autores da ideia de que a redução do número de pretendentes resolve o problema da eleição a presidente estariam sofrendo de grave déficit de audição e visão ou teriam perdido de vez a capacidade de percepção da realidade, enfurnados que estão nos escombros do mundinho político ora em desmonte?

Sim, porque é de perguntar que parte do mau humor do eleitorado suas excelências não compreenderam para achar que o tal projeto paz e amor por si só teria o condão de angariar apoios e despertar entusiasmo por aquele ou aquela que viesse a se beneficiar da renúncia dos colegas.

Digo isso mais fortemente em relação aos proclamados centristas que resolveram enfrentar o destampe da panela de fúria acumulada com um manifesto (“Por um polo democrático”) anódino, cujo lançamento não atraiu nem os principais supostamente interessados, os pré-candidatos, muito menos atrairá o eleitor com seus dezessete princípios integrantes de um rol de obviedades: “luta contra a corrupção”, “defesa da liberdade e da democracia”, “busca incansável do equilíbrio fiscal”, e por aí vai.

Nesse campo os signatários incluem sete pretendentes que, juntos, somam pouco além de 10% das intenções de voto e uma substancial rejeição. No cenário de hoje estariam unindo o nada a coisa alguma. Do lado da esquerda há uma proposta de unidade igualmente sem efeitos práticos. Lula não desiste da anticandidatura modelo exportação, Ciro Gomes não tem razão para se mexer e a dupla Guilherme Boulos e Manuela D’Ávila não influi nem contribui no quesito densidade.

José de Souza Martins: Fumar, uma viagem!

- Eu & Fim de Semana / Valor Econômico

Cidadão prestante, estou mais do que preocupado com o cenário econômico catastrófico. Mesmo sentindo-me enganado, considero cívico pagar impostos, ainda que irritado com os tributos injustos que sustentam mordomias e descabimentos. Peço nota fiscal por tudo, até por maria-mole. Virei um pão-duro fiscal. Há dois anos, recebi de volta R$ 700,00 da Nota Fiscal Paulista. Convidei a família para almoçar fora duas vezes e ainda comprei livros.

Nestes dias, a notícia de que morrem no Brasil 200 mil pessoas por ano em decorrência de enfermidades causadas pelo cigarro me abateu pelo sofrimento que acarretam. Mas também por saber quanto o tratamento desses doentes custa à medicina pública. É muito dinheiro.

Quem adoece e morre de doenças evitáveis, porque voluntariamente optou pelo uso do meio que mata, tem consciente responsabilidade no próprio perecimento. É discutível que alguém tenha o direito de impor aos outros, neste país de pobreza explícita, o ônus de suas opções erradas. Pune gente que tem menos do que quem fuma.

Fui fumante: dois maços por dia, 40 cigarros. Quando criança, o livro didático do 4º ano primário do Grupo Escolar Pedro Taques, em Guaianases, zona leste de São Paulo, era "Uma História e Depois... Outras", de Rafael Grisi. Excelente livro para crianças que, como eu, moravam na roça e caminhavam 16km por dia, entre ir e vir, para frequentar a escola e sair da ignorância. Numa das lições do livro, o professor propunha o cálculo de quantos quilômetros de cigarro por ano fumava um consumidor normal de tabaco.

Adotei esse método de Rafael Grisi que, por coincidência, veio a ser meu professor de didática especial na Universidade de São Paulo, no fim do curso de ciências sociais. Mas, quando decidi parar de fumar, descobri que isso só era possível trocando o prazer do cigarro por um prazer equivalente. Pode ser que haja pessoas que parem de fumar com medo de câncer, de impotência sexual, de enfeiamento da pele. Esses temores, porém, não são suficientes para desencorajar o vício.

Ricardo Noblat: Mais um capítulo da farsa Lula candidato

- Blog do Noblat

Encarcerado promete um Brasil feliz de novo

Quer ironia maior do que o PT ter escolhido Minas Gerais para lançar, hoje, a candidatura de Lula a presidente da República?

Minas, um Estado quebrado, é governado pelo PT. O governador Fernando Pimentel é processado por suspeita de corrupção.

Desgovernado, Minas foi palco, esta semana, de uma onda de ataques a ônibus que destruiu ou queimou mais de 100 deles.

Ex-policiais ocuparam o Palácio da Liberdade, sede do governo, para protestar contra atrasos no pagamento de suas aposentadorias.

Os prefeitos dos mais de 600 municípios mineiros ameaçam entrar em greve porque não recebem o dinheiro que o governo lhes deve.

E o slogan da campanha de Lula acena para um “Brasil feliz de novo”… E o candidato está preso e não disputará a eleição…

Sem falar dos seis governadores do partido que têm pressa na escolha de outro nome para substituir Lula como candidato.

Por modéstia ou realismo, o PT estima que duas mil pessoas compareçam ao ato na cidade de Contagem.

É pouca gente para quem ameaçava incendiar o país se Lula fosse preso. Quem ameaçou e quase incendiou foram os caminhoneiros.

O ato em Contagem será comandado pela senadora Gleisi Lula Hoffmann, presidente do PT e processada por corrupção.

Vinicius Torres Freire: Como fabricar uma nova recessão

- Folha de S. Paulo

Há pânico na finança, candidatos irresponsáveis, povo bestificado e ausência de governo

O resumo da ópera destes dias de pânico é que aumentou muito o risco de que a economia fique estagnada neste 2018: como em 2017.

Na prática, crescimento de 1%, como no ano passado, é estagnação, aumento quase nulo do PIB per capita.

As ações de empresas que dependem da venda de bens de consumo e serviços mais caros perderam mais sangue do que a média, no massacre quase geral da Bovespa desta quinta-feira (7). É uma espécie de pesquisa da opinião de quem tem dinheiro na Bolsa: o brasileiro vai comprar menos, viajar menos, pegar menos crédito. Então, pau nas ações de empresas que vivem disso.

O indicador da FGV que tenta antecipar o destino do mercado de trabalho recuou pela terceira vez consecutiva em maio. Não se via um trimestre de baixa no Indicador Antecedente de Emprego desde o início de 2015, quando desembestávamos para a recessão.

As taxas de juros na praça, no atacadão de dinheiro do mercado, continuaram a viajar no espaço sideral. Há mumunhas da finança, pânicos e investidor se virando para não perder mais dinheiro, mas o problema de fundo é que há muita gente tentando se livrar de títulos da dívida pública, grosso modo. Em outras palavras, espera-se alta ainda maior dos juros, portanto.

Juros mais altos já vinham deprimindo e devem deprimir parte dos ânimos restantes de quem ainda pensava em pegar algum dinheiro para investir, que não eram muitos, mas resistiam até abril.

Parte considerável deste pânico financeiro se deve ao súbito entendimento de que é a grande a possibilidade de que na eleição de outubro vença um programa de governo maluco ou repulsivo para os donos do dinheiro grosso. Parte menor deriva da tardia percepção de que não há governo, nem Congresso, nem ninguém com a cabeça no lugar no comando.

Fernando Dantas: O Banco Central bem que avisou

- O Estado de S.Paulo

Desde escândalo das fitas, Brasil abandonou agenda de ajuste fiscal estrutural

Tudo parecia caminhar bem para a economia brasileira no início do ano, com a inflação sob controle, juros em baixa histórica e atividade em recuperação. O desemprego permanecia altíssimo, mas era questão de tempo até que as coisas melhorassem.

Havia, claro, o gigantesco rombo estrutural das contas públicas, mas o mercado internacional estava tolerante e daria tempo ao País até que um candidato centrista e moderado começasse a atacar o problema no início de 2019, depois de vencer as eleições este ano.

O BC, entretanto, veio fazendo e repetindo o mesmo alerta desde pelo menos o ano passado: havia dois riscos relevantes para a economia e, pior ainda, a possibilidade de que ambos ocorressem ao mesmo tempo. O primeiro era o risco de que o Brasil não fizesse as reformas necessárias para atacar o problema do déficit fiscal estrutural.

Na ata da reunião do Copom de julho de 2017, por exemplo, pouco depois do escândalo das fitas que pôs a pique a reforma da Previdência, o BC escreveu que “a incerteza sobre a velocidade do processo de reformas e ajustes na economia (principalmente fiscais e creditícias) permanece como fator de risco principal”.

O outro risco, também reiterado ad nauseam pelo BC, era de que o cenário externo ultralíquido e complacente mudasse para pior.

Na ata de fevereiro deste ano, o BC não poderia ter sido mais explícito sobre o perigo da combinação dos dois fatores: “Uma frustração das expectativas sobre a continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira pode afetar prêmios de risco e elevar a trajetória da inflação no horizonte relevante para a política monetária. Esse risco se intensifica no caso de reversão do corrente cenário externo favorável para economias emergentes”.

Pois bem, aconteceu. Desde o escândalo das fitas, o Brasil abandonou a agenda de ajuste fiscal estrutural e, nos últimos meses, o cenário externo virou para pior.

Claudia Safatle: Sem lei do teto, abre-se a caixa de Pandora

- Valor Econômico

Proposta de reforma da Previdência torna regras mais duras

Sem a reforma da Previdência não há como cumprir o teto do gasto público. Sem a lei do teto, abre-se a "caixa de Pandora". A partir dessa constatação - e tendo como pano de fundo que o risco de solvência do Estado não é mera figura de retórica - a reforma da Previdência se apresenta como um imperativo para qualquer dos candidatos à presidência da República.

A partir da convicção de que a lei do teto tem que ser cumprida e que a tentativa de mudá-la pode ter consequências nefastas para o país, os economistas Leandro Rothmuller, do Bocom BBM, Felipe Pinto, da Parcitas Investimentos, e o especialista em contas públicas e estudioso da Previdência Fábio Giambiagi concluíram o estudo "Reforma previdenciária em 2019 - Elementos para a tomada de decisão".

A essência da proposta é endurecer as condições iniciais e reduzir os prazos da transição do regime atual para o novo, sintetizou Giambiagi. Os autores tomaram como base o projeto de reforma do Executivo e as mudanças feitas pelo relator.

O funcionalismo público do Executivo, Legislativo e Judiciário, da União, dos Estados e dos municípios fica com uma fatura mais elevada do que no projeto debatido no Congresso. A vigência da idade mínima de 65 anos para homens e 63 para mulheres - idade final do novo regime - seria imediata. Aprovada a reforma em 2019, a regra para todos os servidores já vigoraria em 2020.

Ficam fora dessa regra os policiais militares que, junto com os militares, teriam um regime especial, e os professores da rede pública.

Parte importante da proposta, apontou Giambiagi, é a nova regra para o reajuste do salário mínimo, que terá que ser criada no ano que vem para vigorar em 2020. O estudo sugere que a correção, até 2031, seja apenas pela variação da inflação do INPC.

Eleições: Em compasso de espera

Principais presidenciáveis não conseguem definir vices a 40 dias do início das convenções

Fernanda Krakovics, Maria Lima, Catarina Alencastro e Silvia Amorim | O Globo

-RIO, BRASÍLIA E SÃO PAULO- As eleições deste ano já estão marcadas pelo atraso na definição das chapas dos principais postulantes ao Palácio do Planalto. Diferentemente de outras disputas presidenciais, nenhum dos nomes mais fortes decidiu a indicação do vice ou mesmo o quadro de alianças. A cerca de 40 dias do início das convenções partidárias, o PSL, de Jair Bolsonaro; a Rede, de Marina Silva; o PDT, de Ciro Gomes; e o PSDB, de Geraldo Alckmin, tentam acelerar a formação de seus blocos para reverter esse quadro.

Nas últimas eleições presidenciais, as articulações estavam mais avançadas a esta altura do calendário. Marina havia anunciado que seria vice de Eduardo Campos (PSB) no dia 14 de abril, mas a chapa PSB/Rede já estava formada meses antes. Nas eleições de 2010, o MDB fez um acordo para apoiar Dilma Rousseff (PT) em outubro do ano anterior. Na ocasião, ficou acertado que o partido teria a vice. Já o tucano Aloysio Nunes Ferreira era cotado, pelo menos desde maio de 2014, para vice de Aécio Neves. E foi o que aconteceu nas urnas.

Apesar de liderar as pesquisas, Bolsonaro ainda está sem vice. O sonho já declarado do précandidato do PSL é ter o senador Magno Malta (PR-ES), mas a possibilidade é considerada pequena por aliados do deputado. O partido do senador é comandado pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, condenado no mensalão, que tem negociado com diversos presidenciáveis. Ontem, ao GLOBO, Bolsonaro confirmou que achar difícil Malta estar na sua chapa.

Outra alternativa citada por aliados de Bolsoà naro é o general Augusto Heleno, que foi o primeiro comandante das tropas brasileiras no Haiti. Ele se filiou ao nanico PRP no Distrito Federal, atendendo a apelos de aliados do pré-candidato do PSL. O general é cotado também para disputar uma vaga no Senado no DF.

Na Rede, coligação com PSDB é descartada: ‘De jeito nenhum’, diz Marina

FH havia afirmado ao GLOBO que ‘não convém fechar portas’ para a pré-candidata

Dimitrius Dantas | O Globo

-SÃO PAULO- A pré-candidata da Rede à Presidência, Marina Silva, descartou ontem a possibilidade de uma coligação com o PSDB, o que a colocaria em uma chapa com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin para a disputa do Planalto. Em entrevista à rádio Jovem Pan, ao responder se aceitaria ser candidata a vice-presidente na legenda do tucano, Marina foi enfática.

— De jeito nenhum — disse a pré-candidata, que também negou a possibilidade de uma aliança que a colocasse como presidente, tendo Alckmin como vice.

Ao colunista do GLOBO Bernardo Mello Franco, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmara na quartafeira que “não convém fechar portas”, ao ser questionado sobre uma possível aliança com Marina Silva. De acordo com o ex-presidente, o desempenho dos candidatos nas pesquisas eleitorais é que vai ditar eventuais acordos entre os dois.

Auxiliares de Marina Silva indicam que a admiração de Fernando Henrique por Marina sempre existiu, mas que não há qualquer aproximação promovida pelo ex-presidente, ou por intermediários dele. A possibilidade de uma coligação, por ora, é descartada.

A recusa enfática da pré-candidata da Rede a uma possível aproximação com Alckmin é mais um entre muitos reveses que o tucano coleciona em seu esforço para dar sustentabilidade à sua candidatura, que patina nas pesquisas.

Na última quarta-feira, ainda, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), tentava implodir o movimento que vinha sendo articulado por Alckmin de unir as forças de centro em torno de uma única chapa para as eleições. Maia chamou de “conversa de bêbado” a intenção de Alckmin de reunir o maior número de partidos em torno de sua candidatura ao Planalto.

Um dia antes da reação dura do democrata, em entrevista a uma emissora de TV, Alckmin se referiu a Maia como “um grande quadro”. E descartou abrir mão de sua candidatura, possibilidade que chamou de “futrica da corte”.

— A campanha só vai começar a partir de agosto. Mudou a lei. Não existe campanha eleitoral. As pessoas ficam impactadas com pesquisas. É como querer saber o resultado do jogo antes do campeonato, da Copa do Mundo — argumentou Alckmin sobre a disposição de não desistir, apesar de os baixos índices de intenções de voto com que aparece nas pesquisas.

Os tucanos acreditam que, com a eventual retirada da candidatura de Maia, o DEM se disponha a ocupar o posto de vice na chapa de Alckmin. Outro pré-candidato de centro, Guilherme Afif Domingos (PSD), também reagira com ironia à ideia de união de centro, chamando-a de “unidos da Lava-Jato” — uma referência ao fato de que a maioria desses partidos tem integrantes investigados na operação.

Durante a entrevista, a ex-ministra do Meio Ambiente defendeu que PT e PSDB se afastem do poder e se reinventem, abrindo espaço a novos partidos.

— Esses partidos se perderam envolvidos em casos graves de corrupção. Precisam de férias e não de fagocitar (incorporar) as lideranças políticas que estão surgindo, para que os brasileiros criem um intervalo para que eles possam se reinventar — disse.

Eleições: Em mais um ‘round’, Bolsonaro e Alckmin voltam a trocar farpas

Tucano cobra propostas de segurança e afirma que deputado ‘foge’

Dimitrius Dantas e Cristiane Jungblut | O Globo

-SÃO PAULO E BRASÍLIA- Em meio à disputa pelo mesmo perfil de eleitores, o clima da briga entre o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), ambos pré-candidatos a presidente da República, esquentou após novas declarações do tucano ironizando as propostas do excapitão do Exército.

Em uma mensagem no Twitter, o pré-candidato do PSL relembrou a ligação de Geraldo Alckmin com o apelido “Santo”, que aparece nas planilhas da Odebrecht e supostamente atribuído ao tucano, que nega qualquer ligação com o codinome.

“Caro senhor divulgado como ‘Santo’ na Lava-Jato que alega não conhecer nossas propostas, acesse (nosso site) ou nosso canal no YouTube para mais informações. Uma boa noite”, escreveu Jair Bolsonaro na rede social.

A troca de farpas no Twitter continuou. Em resposta, Alckmin afirmou que o codinome “Santo” nunca foi atribuído a ele, e afirmou que Bolsonaro tenta não participar dos debates por falta de propostas. Alckmin postou uma imagem do ator John Travolta perdido, comumente usada em memes.

“Bolsonaro foge dos debates porque não tem o que dizer. Fugiu também da sabatina da Folha (de S.Paulo). Convido a imprensa a procurar propostas sobre segurança pública em seu site. Nada até agora. Me acusa de ser o ‘Santo’, quando sabe sabe que se trata de fake news. Covardia, leviandade ou os dois?”, retrucou o ex-governador de São Paulo.

Durante uma sabatina do jornal “Correio Braziliense” organizada na quarta-feira, Alckmin disse que os problemas do Brasil não serão resolvidos “a bala”, em ataque a propostas apresentadas por Jair Bolsonaro.

Alckmin foi até o Rio de Janeiro, reduto eleitoral do clã Bolsonaro, para apresentar sua equipe de Segurança Pública. Durante o evento, o ex-governador de São Paulo provocou o deputado federal.

— Quase não conheço as propostas do nosso concorrente. Faço um convite se ele quiser fazer um debate sobre segurança pública — afirmou o tucano.

Eleições: "Fico horrorizado com o candidato da bala", critica Alckmin

Renato Alban | Valor Econômico

SALVADOR - O pré-candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) defendeu ontem uma " agenda de reformas" para o país em uma palestra em Salvador. "O Brasil é um dos países mais injustos do mundo, na forma como arrecada o dinheiro e na forma como distribui. Isso aqui é o paraíso dos milionários, o paraíso dos privilegiados", afirmou o tucano em evento na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para Alckmin, reformas tributária, previdenciária e de Estado são necessárias para tornar o país mais competitivo. "O Brasil se tornou um país caro, não tem investimento e tem um mar de obras paradas. Ou muda isso ou vai continuar na decadência econômica."

O tucano criticou propostas de outros candidatos à Presidência. "Eu fico horrorizado ao ver o candidato da bala. Ninguém vai fazer emprego a bala."

O presidenciável também reclamou do excesso de taxações sobre o consumo e os corporativismos público e privado. "O conjunto enfraqueceu. É preciso enfrentar as corporações", disse o ex-governador de São Paulo na capital baiana.

Na palestra, o presidenciável defendeu que a Petrobrás não deve ser privatizada, mas que não pode continuar com monopólio sobre o refino do petróleo. "Também não precisa ter posto de gasolina e nem fazer o transporte. A iniciativa privada faz isso muito bem."

Ainda no evento, Alckmin afirmou que, se eleito, a prioridade da gestão seria a criação de emprego. Para diminuir os índices de violência, prometeu estruturar uma agência nacional de inteligência para impedir a entrada de drogas e armas no país.

Depois da palestra, Alckmin seguiu para a Assembleia Legislativa da Bahia, onde recebeu o título de cidadão baiano.

Presidente afirma ser vítima de 'esquartejamento' político

Por Andrea Jubé e Carla Araújo | Valor Econômico

BRASÍLIA - O presidente Michel Temer aproveitou uma entrevista à TV Brasil concedida ontem para criticar indiretamente o pré-candidato do MDB à Presidência e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, que declarou rejeitar o "rótulo" de candidato do governo. Num dia de queda da Bolsa de Valores, ele negou risco de uma "crise cambial". Também afirmou que sofre "esquartejamento político e moral" e é vítima de "tratamento indigno".

"A área econômica caiu do céu, ou foi o presidente da República que colocou um grande ministro na Fazenda?", questionou. Temer relembrou que coube a ele a escalação dos integrantes de sua equipe, cinco dias depois de Meirelles declarar em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo que sua candidatura "não representa especificamente" o governo Temer.

Temer afirmou que a área econômica produziu muitos resultados não porque as "coisas caíam do céu", mas porque havia um presidente preocupado com a economia. Ele citou outros nomes reconhecidos pela competência em suas áreas, como o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e o ex-presidente da Petrobras Pedro Parente.

"O nome era sempre indicado por mim, depois de consultas", afirmou. "Quem trouxe esse pessoal para trabalhar com o governo? O presidente da República, claro", enfatizou.

Em outro trecho da entrevista, Temer ressaltou que Meirelles representa a "continuidade" de seu governo. "O Meirelles fará a tese de que tudo vai continuar". Ele admitiu que o quadro está "indefinido", mas assegurou que Meirelles tem "maioria" dentro do MDB. Lembrou, porém, que nas eleições de 1989, Ulysses Guimarães foi "abandonado" pelo partido no meio da campanha.

Eleições: Para barrar avanço do PDT, PT escolhe PSB como aliado prioritário

Por Cristian Klein e Rafael Moro Martins | Valor Econômico

RIO E CURITIBA - Em mais um movimento para atrair o PSB - e afastá-lo do PDT do pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes -, o PT vai aprovar amanhã na reunião do diretório nacional do partido, em Belo Horizonte, uma resolução de política de aliança que considera prioritária as coligações estaduais com o PSB e com o PCdoB. A decisão reforça a estratégia da cúpula nacional do PT de convencer e mobilizar suas seções regionais em torno do projeto de eleger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou, mais provavelmente, outro nome que venha a substituí-lo, caso seja barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por causa da Lei da Ficha Limpa. O nome mais cotado é o do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

A disputa entre PT e PDT pelo apoio do PSB tem agitado os bastidores dos três partidos. Nesta semana, a Executiva nacional do PT já havia adiado as pré-convenções estaduais com o objetivo de frear o lançamento de candidaturas próprias ou apoios petistas que atrapalhem a negociação com o PSB. É o caso de Pernambuco, onde a pré-convenção estava marcada para domingo e poderia chancelar a candidatura da vereadora Marília Arraes ao governo estadual. Com o adiamento das convenções e a resolução deste sábado, o PT pretende mostrar que está disposto a atender as exigências do PSB em troca da aliança nacional.

O movimento vem depois de encontro na terça-feira, em Brasília, entre a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o vice-presidente Marcio Macedo, o deputado federal Paulo Teixeira (SP), e três líderes do PSB: o presidente nacional Carlos Siqueira, o governador de Pernambuco Paulo Câmara e seu ex-secretário estadual Milton Coelho. "O PT mostrou o desejo de aliança formal com o PSB. Eles ficaram de conversar", afirmou ao Valor Paulo Teixeira.

Eleições: Bolsonaro está de salto alto e arrogante, diz Alckmin

Em evento na Bahia, pré-candidato tucano rebate concorrente do PSL

Yuri Silva | O Estado de S.Paulo

SALVADOR - O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, rebateu nesta quinta-feira, 7, o presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, afirmando que ele “arrogante”. “Ele está de salto alto e arrgogante. Eu vou com minha sandália da humildade”, disse o tucano na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, após cerimônia em que recebeu o título de cidadão baiano.

A declaração é uma tréplica ao deputado federal, que no mesmo dia ironizou o desempenho do tucano nas pesquisas, abaixo dos 10% dos votos. “Não tenho tempo para perder com Alckmin. Quando ele atingir dois dígitos, ele liga para mim", disse Bolsonaro, em Aracaju (SE).

Na véspera, Alckmin afirmou, no Twitter, que não conhecia as propostas de Bolsonaro para a segurança pública. E convidou o pré-candidato do PSL para um debate sobre o tema, o que motivou a reação do deputado.

A troca de farpas entre os dois pré-candidatos acontece após o tucano deixar de lado o seu jeito conciliador e definir Bolsonaro como alvo em seus discursos. O objetivo da estratégia é descontruir o concorrente, que lidera as pesquisas de intenção de votos nos cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Lava Jato.

Na Bahia, um dos principais redutos petistas, Alckmin visitou o município de Barra, às margens do Rio São Francisco e palestrou na Faculdade de Direito da UFBA antes de receber o título de cidadão baiano. A solenidade de entrega da honraria foi uma forma encontrada pelo PSDB para promover um ato político para que o pré-candidato transmitisse suas ideias à classe política local e a empresários.

Para isso, a legenda precisou “desenterrou” um título de cidadão baiano aprovado há 10 anos. A proposta é do deputado federal Paulo Azi, quando ainda ocupava uma cadeira no legislativo baiano. Também assinaram a proposição, à época, os parlamentares Adolfo Viana (PSDB) e Elmar Nascimento (DEM) – hoje também deputado federal.

Viana foi o responsável por resgatar a pauta dos arquivos da Assembleia. A ideia do ato político surgiu na reunião em Brasília, no final de maio, em que se discutiu o apoio dado pelo PSDB ao pré-candidato do DEM ao governo da Bahia, José Ronaldo. A negociação garantiu palanque para Alckmin no Estado mesmo sem candidato tucano ao governo.

No início do ano passado, o ex-prefeito de São Paulo e pré-candidato ao governo paulista João Dória (PSDB) usou do mesmo expediente, quando recebeu o título de Cidadão de Salvador. Na ocasião, foi atingido por um ovo quando se dirigia a pé à Câmara de Vereadores.

Tudo a definir: Editorial | Folha de S. Paulo

Siglas ao centro têm dificuldade extra para defender sua agenda

Estivesse em jogo apenas uma questão programática, seria menos difícil encontrar signatários para os principais pontos do manifesto“em defesa de uma candidatura única de centro”, lançado nesta semana em Brasília.

O evento não parece ter correspondido, ao menos por enquanto, ao objetivo de consolidar uma base interpartidária que se contraponha à esquerda, de um lado, e à pré-candidatura presidencial de Jair Bolsonaro (PSL).

Contando com maioria de deputados tucanos, a cerimônia não teria como agregar os diretos interessados na corrida ao Planalto. Os nomes que se enquadrariam em um figurino “de centro” —a começar pelo peessedebista Geraldo Alckmin— certamente não se entusiasmam pelo sacrifício de suas respectivas candidaturas.

O manifesto não é a primeira iniciativa de algumas lideranças do partido, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a revelar seu desconforto com os baixos índices de popularidade enfrentados pelo ex-governador paulista.

Este, pelo que se noticia, reagiu entre aliados com inusitada veemência diante de tão nítidos sinais de desengajamento partidário à sua campanha. Reiterou, na quarta (6), que inexiste possibilidade de desistir de sua postulação.

Os vazamentos da Lava Jato: Editorial | O Estado de S. Paulo

Invocando a liberdade de expressão assegurada pela Constituição, a 1.ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) cassou decisão da primeira instância da Justiça Federal que obrigou um jornalista a retirar de seu blog uma série de reportagens sobre vazamento de informações sigilosas coletadas por delegados da Polícia Federal e procuradores da República durante as investigações da Operação Lava Jato. Desde que as reportagens sejam informativas e não tenham o objetivo de ofender a honra de alguém, as diferentes instâncias da Justiça não podem impor qualquer forma de censura, afirmaram os membros da 1.ª Turma do STF.

A discussão judicial começou quando a delegada Erika Marena e alguns membros do Ministério Público Federal foram mencionados pelo blog do jornalista Marcelo Auler como responsáveis pelos vazamentos. Alegando que sua imagem funcional ficou maculada, a delegada pediu que os textos fossem censurados, além de indenização por danos morais. Por meio de uma liminar – portanto, antes de uma apreciação de mérito –, o pedido foi acolhido por uma vara de primeira instância em Curitiba. Em recurso apresentado ao Supremo, o jornalista alegou que a censura é uma afronta às liberdades públicas e a 1.ª Turma da Corte reconheceu que os advogados da delegada não instruíram o processo com provas que comprovassem atitude dolosa por parte do jornalista.

Essa discussão é importantíssima, não há dúvida, mas não se circunscreve apenas ao tema da liberdade de expressão. Ela também envolve uma outra questão tão fundamental como a censura, que é o vazamento deliberado de informações confidenciais colhidas em investigações criminais e em ações penais que tramitam em segredo de Justiça, por parte de autoridades que têm conhecimento dos fatos sigilosos por força de sua função. Essa é uma prática que, apesar de ilícita, vem sendo usada em grande escala por detentores de segredos, com o objetivo de constranger os investigados, manipular a opinião pública e forçar delações. Apesar de o Estatuto do Ministério Público da União vedar essa conduta, muitos procuradores, por exemplo, a justificam alegando que vazamentos são uma forma de “promover transparência e garantir o interesse público”.

Essa prática é tão comum que até informações reservadas de inquéritos arquivados contra o presidente da República foram vazadas. “Informação passada a conta-gotas tira o entendimento do todo e levanta a desconfiança de manipulação”, disse, no começo de 2017, o ex-presidente do STF Nelson Jobim, criticando essa prática. De lá para cá, porém, ela se tornou tão acintosa que, quando as atividades do Judiciário foram abertas no início deste ano, o ministro Dias Toffoli afirmou que alguns jornalistas estavam recebendo cópias de petições da Procuradoria-Geral da República (PGR) antes de elas serem protocoladas no STF. A instituição está sendo desrespeitada, reclamou Toffoli, durante o julgamento de um recurso impetrado por uma empreiteira acusada de corrupção pela PGR.

Intervenção em preços caminha para novo fracasso: Editorial | O Globo

A volta ao passado do congelamento e do tabelamento, no diesel e no frete do transporte, enfrenta percalços que confirmam a ineficácia desses instrumentos

Ao sucumbir à greve indiscutivelmente ilegal de caminhoneiros e empresas transportadoras disfarçadas de motoristas autônomos — por prejudicar atividades essenciais —, o governo prometeu o que não podia garantir. Como o desconto de R$ 0,46 no diesel e a fixação de um preço mínimo no frete.

Interveio em mercados complexos, relativamente desregulados, e foi obrigado a entrar no modo de redução de danos, diante da impossibilidade de administrar a própria intervenção. Faltaram sensatez e humildade para rememorar inúmeros fracassos colhidos por governos passados em situações idênticas, mesmo quando a economia era menor e os mercados, menos conectados ao exterior.

Alguém no Planalto deveria ter lembrado a situação tragicômica do governo Sarney, diante do fracasso do congelamento instituído no Plano Cruzado, ao determinar que a Polícia Federal laçasse boi no pasto. Faltava carne, como de resto vários outros produtos, porque o tabelamento, como sempre, tornara-se irreal.

É parte indissociável de qualquer congelamento surgir um mercado negro. A Venezuela chavista é exemplo dramático, ao vivo e em cores, do desabastecimento causado pelo intervencionismo na economia.

Trump amplia as chances de uma guerra comercial: Editorial | Valor Econômico

Uma guerra comercial envolvendo as maiores economias do mundo ainda não é uma certeza, mas o presidente Donald Trump tem se esforçado para que ela se concretize a curto prazo. O estilo errático enlouquecedor da política comercial americana, cujos objetivos talvez nem seus negociadores saibam ao certo, resultou em sanções que estão colocando União Europeia, China e Japão contra os Estados Unidos. Um capítulo à parte, ultrajante, é como Trump está tratando seus parceiros do Nafta, México e Canadá, que têm um acordo com os americanos que está sendo rasgado aos pedaços gradativamente.

O pretexto da escalada protecionista americana é o insustentável argumento da ameaça à segurança nacional, sob o qual foram alvejados seus maiores aliados na Segunda Guerra Mundial - europeus e canadenses. A Organização Mundial do Comércio dá certo espaço para que esse motivo possa ser alegado, mas Trump está claramente exagerando-o para obter vantagens. Agora vê no carro importado idêntica ameaça.

A incompetência e o delírio passaram a frequentar a Casa Branca. Para atingir quem considera seu maior adversário comercial e político, a China, os EUA erigiram tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio provenientes da Europa, Brasil, Japão e outros países. A China, um exportador marginal para o mercado americano, sentiu pouco os efeitos da medida. Exportadores de aço semi-acabado, como o Brasil, foram atingidos em primeiro lugar e, depois de um intervalo para averiguações, os parceiros do Nafta acabaram sendo igualmente taxados.

Cora Rónai: Intolerância

O Globo, 7/6/2018

Quando comecei a trabalhar em jornal, época em que os dinossauros caminhavam felizes sobre a Terra e vocês ainda não eram nascidos, havia censura. Havia departamentos de censura, um conselho superior de censura e um monte de censores para povoá-los e brandir a tesoura: cidadãos que acordavam de manhã cedo, tomavam banho, tomavam café, escovavam os dentes e iam para o escritório para censurar o trabalho alheio. Ganhavam bem para fazer o que o povo faz hoje de graça na internet. Eu não tenho nenhuma saudade daqueles tempos mas, pensando bem, acho que preferia aqueles censores estatutários às hordas linchadoras do Facebook.

Aquela censura era escancarada e despertava o melhor em todos nós, que a desafiávamos escrevendo nas entrelinhas, buscando figuras de retórica e modos de dizer as coisas sem dizer. Enfrentá-la era um desafio cotidiano, uma adrenalina constante. Descobrir as pistas espalhadas pelos jornais em forma de receitas de bolo e previsões do tempo era emocionante, romances e filmes censurados ganhavam o tempero apimentado da proibição.

Havia heroísmo em desafiar a censura, não em exercê-la.

Dona Solange, aquela, que chegou a inspirar música do Leo Jaime, mudou de sobrenome e foi viver no interior, zero orgulho da sua profissão. Os vizinhos, que a consideravam uma senhora reservada porém gentil, jamais desconfiaram do que ela fazia antes de se aposentar.

Os censores de redes sociais, ao contrário, se acham os reis — e rainhas — da cocada preta. Estão convencidxs da grandeza da sua missão, certxs de que lincham por motivos nobres. Seu ódio é puro e benfazejo, e suas vítimas deveriam se sentir gratas pelas lições. Só falam no imperativo:

— Calaboca!
— Leia!
— Estude!
— Aprenda!
— Silencie e respeite!
— Peça desculpas!
— Deixe de se fazer de vítima!

Palavras não tiram pedaço — mas tiram. O corpo sai inteiro de um ataque, mas a alma sai em frangalhos. E aí entra em cena algo muito pior do que a dona Solange: a autocensura. Nos tempos da censura, lutava-se para que opiniões e ideias sobrevivessem; hoje elas são abortadas antes de nascer. Não há glória em desafiar militantes raivosos, não há heroísmo em enfrentar ofensas disparadas por trás da tela.

A internet é um vasto território de absurdos sem resposta e de pensamentos silenciados, porque qualquer pessoa menos beligerante — quero crer a maioria de nós — prefere ficar calada a externar uma opinião que pode eventualmente ser mal interpretada — e será: na internet tudo o que pode (e tudo o que não pode) ser mal interpretado será sempre mal interpretado. Para que despertar as bestas do apocalipse? Melhor levantar e ir tomar um café, dar um telefonema, regar as plantas, passar batido.

Um dos documentos importantes desse Museu da Intolerância é o texto em que Fabiana Cozza renuncia ao seu papel no musical sobre Dona Ivone Lara, e que acabou dando panos para as mangas até aqui no jornal. Ela foi massacrada por ativistas de movimentos negros por não ser suficientemente escura para o papel, e abre o seu desabafo, dirigido “aos irmãos”, com as suas credenciais genéticas: “Mãe: Maria Ines Cozza dos Santos, branca, Pai: Oswaldo dos Santos, negro, Cor (na certidão de nascimento): parda”.

Fabiana escreveu com sentimento e expôs as suas feridas, dilacerada pelo linchamento sofrido ao comemorar, dias antes, a felicidade com o convite para a produção:

“Renuncio por ter dormido negra numa terça-feira e numa quarta, após o anúncio do meu nome como protagonista do musical, acordar ‘branca’ aos olhos de tantos irmãos. Renuncio ao sentir no corpo e no coração uma dor jamais vivida antes: a de perder a cor e o meu lugar de existência. Ficar oca por dentro.”

Ler o que escreveram os inquisidores na sua página é de assustar mesmo, fere e ofende até a quem não tem nada a ver com a história. Não consigo imaginar o quanto aquelas palavras não magoaram Fabiana. Mas renunciar ao papel não pôs fim à violência — agora ela está sendo acusada de ter denunciado a agressividade dos agressores.

“Irmã vírgula, não somos irmãos. E nós pretos vírgula, pq vc não é preta. E pare de colocar os negros como raivosos por exigir que o certo fosse feito. Tinha mais q sair mesmo.”

Fiquei horrorizada em ver tanta gente se sentindo autorizada a dizer quem o outro é, como o outro é, como o outro pode ou não se sentir. A Arte, enquanto isso, escondida num canto, cobrindo a cabeça de cinzas. Como se Dona Ivone Lara fosse só uma cor, como se o delicado trabalho de representá-la em toda a sua grandeza não envolvesse tanto mais. Fabiana Cozza conheceu Dona Ivone, cantou com ela, foi escolhida pela família para o papel. É negra, mas não é Pantone 321-2 C. Todos a ela. Sou branca (Pantone 58-6 C) e desqualificada de saída para entrar nessa discussão.

Mas aí é que está: todos deveríamos poder discutir tudo. Racismo não pode ser discutido só entre pretos ou só entre brancos, como feminismo não pode ser discutido só por mulheres. Ou lutamos pela inclusão de todos, e por todos os lados, ou vamos nos afastar cada vez mais, fechados nas nossas bolhas, ouvidos tapados para o outro, fervendo cada qual na sua ilha de ódio.

Fabiana Cozza - Eternamente sempre

Manoel de Barros: Tratado geral das grandezas do ínfimo

A poesia está guardada nas palavras — é tudo que eu sei.
Meu fado é o de não saber quase tudo.
Sobre o nada eu tenho profundidades.
Não tenho conexões com a realidade.
Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas).
Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado.
Sou fraco para elogios.