“O sentido em que é geralmente empregada a expressão partido abolicionista não corresponde ao que, de ordinário, se entende pela palavra partido. A esse respeito algumas explicações são necessárias.
Não há dúvida de que já existe um núcleo de pessoas identificadas com o movimento abolicionista, que sentem dificuldade em continuar filiadas nos partidos existentes, por causa das suas ideias. Sob a bandeira da abolição com batem hoje liberais, conservadores, republicanos, sem outro compromisso – e este tácito e por assim dizer de honra política – se não o de subordinarem a sujeição partidária a outra maior, à consciência humana. Assim como, na passada legislatura, diversos liberais julgaram de ver votar pela ideia abolicionista de preferência a votar pelo seu par tido, também nas seguintes encontrar-se-ão conservadores prontos a fazer outro tanto e republicanos que prefiram com bater pela causa da liberdade pessoal dos escravos a combater pela forma de governo da sua aspiração.”
-----------------------
Joaquim Nabuco (19/8/1849-17/1/1910) foi um político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista brasileiro formado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. O Abolicionista, p.13, Editora Nova Fronteira, 1999 -Rio de Janeiro. Obra escrita em abril de 1883..