terça-feira, 16 de abril de 2024

O que a mídia pensa: Editoriais / Opiniões

Itamaraty reagiu a ataque do Irã de modo vergonhoso

O Globo

Nota emitida na noite do ataque destoa da posição esperada diante da escalada do conflito no Oriente Médio

Foi constrangedora a reação do Itamaraty ao ataque do Irã contra Israel no último fim de semana, o primeiro desde a Revolução Islâmica de 1979. Para o governo iraniano, tratou-se de ataque “limitado” em resposta ao bombardeio israelense que matou sete militares em Damasco no início do mês, entre eles três líderes da Guarda Revolucionária Iraniana. Israel foi alvo de cerca de 350 drones e mísseis com 60 toneladas de explosivos, detidos apenas graças a um sofisticado sistema que interceptou 99% dos projéteis, com ajuda de outros países.

Diante da investida que só fez agravar a tensão na região, o Itamaraty emitiu na noite de sábado, quando já se conhecia a dimensão do ataque, uma nota tímida afirmando acompanhar com “grave preocupação” os “relatos (sic) de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel”. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, tentou ontem consertar o estrago dizendo que a nota foi elaborada num momento em que ainda não se sabiam “a extensão e o volume das medidas tomadas”.

Merval Pereira - Armadilhas petistas

O Globo

Os últimos que resolveram enfrentar Lula dentro do PT, o hoje deputado Eduardo Suplicy e o ex-ministro Cristovam Buarque, acabaram inviabilizados no partido

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à medida que se fortalece junto ao Congresso nas negociações para as reformas econômicas, vai alimentando uma animosidade interna no PT que pode lhe ser benéfica na medida em que agrega apoios no centro partidário, mas dificulta sua marcha na sucessão de Lula.

Sem dúvida Haddad hoje é o petista mais bem colocado numa presumível disputa caso Lula não seja candidato à reeleição. Com os bons resultados obtidos até o momento, ele se dispõe a fazer análises como a que fez ontem, na entrevista ao Estúdio i na GloboNews, sobre a necessidade de haver renovação na política brasileira, sem se sentir obrigado a explicitar sua lealdade ao presidente Lula.

Nem poderia ser de outra maneira. Os últimos que resolveram enfrentar Lula dentro do PT, o hoje deputado Eduardo Suplicy e o ex-ministro Cristovam Buarque, acabaram inviabilizados no partido. Seria, sobretudo, um erro político crasso sugerir uma disputa a esta altura do terceiro governo Lula, que ainda tem mais de dois anos pela frente.

Carlos Andreazza - Um morto muito louco

O Globo

Está lá um corpo estendido no chão. Há meses. Ainda não visto. Está lá, podre já. Gere-se o cadáver; a ocultação do bicho. Processo mui favorecido pela fluência da valsa entre enganados e enganadores. (Fingir não ver faz esperança e preço; faz também um ministro.) Ainda não avistado o presunto, coberto pela maré alta; que fantasia e charme não deixam baixar. (Maré artificial cuja sustentação custa caro. Você pagará a fatura. Nenhuma novidade. E vale: o país está salvo, derrotado o capeta. Pague-se.)

Trabalhando com a maré, a favor do “me engana que eu gosto”, a espuma; que dissimula a perversidade, de natureza necrófila, contida em tanto bulir na carcaça. O troço esvaído — e mexido, mexido, mexido. Jesus!

A espuma: Musk já cansado ou por se cansar do Brasil, doravante dedicando-se à liberdade na China e na Rússia. Ficaremos mesmo — em defesa da democracia — com revigorados Xandão e inquéritos xandônicos. Destino cuja previsibilidade só não era maior que a do fado da regra fiscal haddadiana. (Ou que a de novo calote de governos estaduais e seus claudiocastros. Renegocie-se, em honra à incompetência e ao estelionato eleitoral.)

Míriam Leitão – Problemas enfileirados

O Globo

As contas públicas continuam no caminho do equilíbrio, mas o problema é quando se somam várias más notícias

O petróleo ficou em leve queda ontem. Melhor assim. O agravamento da crise no Oriente Médio chega no pior momento para o governo Lula. Há uma fila de problemas. O dólar fechando em R$ 5,18, em alta como há vários dias. O petróleo já subiu bastante. A Petrobras está sem presidente do Conselho de Administração, com o presidente executivo sendo contestado pelo próprio governo e os preços internos dos combustíveis com atraso. A situação externa piorou com a mudança na previsão de corte nos juros americanos e o governo anunciou ontem uma revisão das metas fiscais para os próximos anos. As contas públicas continuam no caminho do equilíbrio, mas o problema é quando se somam várias más notícias.

O mais imediato a saber é o que acontecerá com o petróleo. Especialistas que eu ouvi dentro e fora do país acreditam que não haverá uma escalada do conflito e, portanto, não acontecerá uma disparada dos preços, mas pode haver picos em momentos de maior tensão. É o que acha David Zylbersztajn, primeiro diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo.

Luiz Carlos Azedo - Confronto entre Irã e Israel escala a guerra de Gaza

Correio Braziliense

Muitos são os sinais de que um conflito maior do que o que de Gaza se avizinha

É iminente uma escalada do conflito no Oriente Médio, em razão do confronto direto entre Israel e o Irã, que pode ter desdobramentos como a alta do petróleo e uma nova invasão do Líbano, e/ou uma guerra de proporções imprevisíveis entre os dois países. O Irã lançou seu primeiro ataque direto ao território israelense na noite de sábado, em retaliação ao ataque mortal ao consulado de Teerã em Damasco, na Síria, em 1º de abril, que atribui a Israel.

Muitos são os sinais de que um conflito maior do que o que de Gaza se avizinha: intensificam-se região os confrontos entre Israel e Hezbollah, no Líbano; sucedem-se ataques entre forças ocidentais e rebeldes houthi, no Iêmen, que se tornaram uma força militar não desprezível; e o Irã já opera no Iraque, na Síria e no Paquistão, não apenas por meio das milícias.

Entretanto, no ataque pré-anunciado do Irã a Israel, no qual foram disparados mais de 300 mísseis, foguetes e drones, houve uma inédita, efetiva e bem-sucedida coordenação militar entre os Estados Unidos e o Reino Unido com a Arábia Saudita, o Egito e a Jordânia, para abater os drones que cruzaram esses países árabes. Isso possibilitou à defesa de Israel neutralizar mais de 90% dos artefatos lançados contra seu território, com danos mínimos.

Joel Pinheiro da Fonseca - Virtude na política

Folha de S. Paulo

Não há regra ou instituição que garanta sua continuidade se a própria população não quiser

Durante toda a Antiguidade e toda a Idade Média, a filosofia política ocidental sempre trabalhou com um conceito básico: virtude. Seja numa monarquia, numa aristocracia ou numa democracia, é necessário que aqueles que detêm o poder —um, alguns ou muitos— o utilizem bem, visando ao bem comum e não a seus próprios interesses egoístas de glória, fama ou poder. A política, com efeito, era vista como uma derivação da ética.

Saber desenhar boas leis era condição necessária para o bom governo, mas, além e acima disso, o bom uso do poder exigia o regramento do próprio espírito para limitar a cobiça individual e treinar o intelecto a buscar antes o conhecimento objetivo do que a crença reconfortante.

Dora Kramer - O ambiente exige respeito

Folha de S. Paulo

Como exigir civilidade ao cidadão se as autoridades atuam com agressividade reativa?

O exemplo vem de cima, reza o lugar-comum. E quando o comum é que o presidente se pronuncie sem freios, generalizam-se na República as declarações desenfreadas. São aceitas com naturalidade, mas bastaria observá-las com algum rigor para vê-las como um atroz desrespeito à etiqueta institucional.

Como exigir da população que amenize o trato no embate entre contrários se no âmbito dos três Poderes, nas respectivas cúpulas, o que vale é a agressividade reativa? Num desenho breve, temos um pedaço do quadro de distorções em pouco espaço de tempo.

Alvaro Costa e Silva - Um comunista de confiança

Folha de S. Paulo

Ex-ministro de Lula e Dilma terá de convencer Bolsonaro para ser o vice de Nunes

Aldo Rebelo diz que não quer disputar a eleição como vice de Ricardo Nunes. Ninguém acredita nele. O ex-ministro de Lula e Dilma por quatro vezes e ex-deputado federal durante 24 anos pelo Partido Comunista do Brasil se filiou ao MDB no último dia da janela partidária. Continuando no PDT, que apoia Guilherme Boulos, candidato do PSOL e do PT, ele não teria qualquer chance.

Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Rebelo terá de entusiasmar o PL e o Republicanos, que também buscam uma indicação na chapa de Nunes. Sobretudo terá de convencer Bolsonaro de que, além de atrair votos, é um nome de confiança —um comunista de confiança. O preferido do ex-presidente é o ex-coronel da Rota Ricardo Melo Araújo.

Hélio Schwartsman - Razão e guerra

Folha de S. Paulo

Irã desenhou ataque para gerar resposta comedida, mas não há garantia de que esse será o desfecho

Um mundo perfeitamente racional conheceria a guerra? Hesito em responder negativamente à pergunta.

Há exemplos históricos de países que se viram obrigados a lutar para repelir agressões. Pode-se, é claro, argumentar que, num mundo verdadeiramente racional, ataques imotivados nem sequer existiriam. Talvez, mas o fato é que não apenas não vivemos num mundo assim como estamos em um em que conflitos podem eclodir mesmo quando todas as partes queiram evitá-los. Erros de cálculo, considerações de segunda ordem e até caprichos do acaso explicam esses paradoxos.

Andrea Jubé - O novo anfitrião do poder e dono da bola

Valor Econômico

Senado abriu uma nova trincheira para investigar o futebol brasileiro

Em um Congresso já tensionado, o Senado abriu uma nova trincheira para investigar o futebol brasileiro. Nesta quarta-feira (17), a comissão parlamentar de inquérito (CPI) das Apostas Esportivas votará cerca de 20 requerimentos, entre eles, o convite ao empresário americano John Textor, dono do Botafogo.

Nos últimos dias, Textor acusou - ainda sem provas - o Palmeiras, campeão do Brasileirão em 2022 e 2023, de ter sido favorecido com a suposta manipulação de resultados. Ele citou dois confrontos, um com o Fortaleza (4 a 0) em 2022, e outro com o São Paulo (5 a 0) em 2023, em que o adversário teria entregado os resultados ao alviverde. CEO do grupo Eagle Football Holdings LLC, Textor também controla o Crystal Palace, da Premier League, o Lyon, o RWD Molenbeek e o FC Florida.

Aylê-Salassié Filgueiras Quintão* - Que tamanho terá esse monstro amanhã?

"Davam duas horas para suspender uma conta, ou teríamos multas pesadas". Antes do surgimento das tecnologias digitais, podia-se falar livremente, em qualquer lugar, sobre pessoas e coisas. As  palavras despareciam no ar.  Hoje, entretanto, não é bem assim. Os olhos e ouvidos das redes sociais registram tudo. As intenções são detectadas, decodificados ou reproduzidos  rapidamente por cidadãos conectados pela  tecnologia digital. Eles  superam, no mundo, a casa dos  5 bilhões de pessoas . No Brasil são mais de 100 milhões.  Nesse universo, os discursos  não só ganham sentidos , ´como instigam  ações. O filósofo francês Michel  Foucault, não propriamente um usuário da internet, advertia:  palavras são símbolos vivos, geram ação e criam realidades. 

Cristovam Buarque* - A ponte Krenak

Correio Braziliense

Com Ailton Krenak, a Academia Brasileira de Letras recebe o pensamento mágico de nossos povos indígenas e quebra o monopólio da cosmovisão greco-romano-renascentista e iluminista

A Academia Brasileira de Letras (ABL) esperou 70 anos para, em 1997, receber sua primeira imortal. O ingresso de Rachel de Queiroz quebrou o monopólio masculino, mas não rompeu a tradição cultural que caracteriza o Brasil como parte do mundo ocidental: lógico, desenvolvimentista, antropocêntrico em relação à natureza. Da mesma forma, apesar da origem racial do seu fundador Machado de Assis, a entrada de Domício Proença Filho, em 2006, representou uma mudança no monopólio da cor branca da pele dos acadêmicos, mas o professor Domício é um eminente membro da elite pensante nacional. Embora Gilberto Gil tenha representado um marco na abertura da ABL para artes além da literatura, o que se percebe também em Cacá Diegues e Fernanda Montenegro, não houve ruptura no arquétipo cultural da ABL. Quebrou os monopólios machista e racial, mas não rompeu o monopólio da cosmovisão eurocêntrica: continuamos nas caravelas.

Professores de universidades federais dão início a grave

Pâmela Dias / O Globo

Docentes paralisam atividades em estados das cinco regiões em busca de melhorias na remuneração

Dezenas de universidades, institutos e centros de ensino técnico federais entraram em greve nesta segunda-feira, tornando-se o novo problema a ser contornado pelo Ministério da Educação. Como pano de fundo para a paralisação de atividades por tempo indeterminado, estão insatisfações com a discussão salarial para servidores federais e melhoria nos benefícios, hoje os menores entre o funcionalismo federal, ante posição refratária do Executivo à proposta de entidades.

No primeiro dia, houve interrupção de atividades em ao menos 18 instituições com paralisação de professores, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes). Entre as unidades com adesão ao movimento, estão a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal da Integração Luso-Afro Brasileira, no Ceará, e as universidades federais do Maranhão e do Pará. Segundo um levantamento feito pelo g1 nesta segunda-feira junto a movimentos de docentes, pelo menos 48 universidades, 71 institutos e um campus do Colégio Pedro II estão parcial ou totalmente parados.

Em comunicado, a Andes afirmou que o governo tentou restringir a greve “ao declarar que, durante o processo de negociação, qualquer interrupção (parcial ou total) de serviços públicos resultaria na suspensão das negociações em curso com a categoria específica”.

A ministra da Gestão e Inovação no Serviço Público, Esther Dweck, havia reiterado na última quinta-feira que não está previsto reajuste para servidores públicos neste ano porque o aumento linear de 9% de 2023 teve um grande impacto no Orçamento deste ano. Um dia antes, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também havia avisado que não seria possível conceder reajuste aos servidores em 2024, porque “o Orçamento está fechado”. Mas na mesma entrevista no programa “Bom Dia, ministro” da EBC, em que falou da impossibilidade de aumento este ano, Dweck afirmou que o governo está estudando um reajuste salarial para os servidores acima de 19% até 2026.

Poesia | Graziela Melo - Ato de pensar

Pensar,
pensar
pensar...

nas trevas
na luz,
no ar...

pensar
em andar
na terra
ou em voar!!!

Pensar
na amargura
ou na doçura
que a gente
não cansa
de procurar!

Pensar
na loucura,
nos tempos
terríveis
da ditadura...

Música | Mariana Aydar e Mestrinho - Dádiva