sábado, 12 de abril de 2014

Sindicato diz que decisão de adiar pesquisa fere autonomia técnica do IBGE

Diretora cita ingerência do governo

Lucianne Carneiro - O Globo

RIO - A diretora do ASSIBGE (Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatística), Susana Drummond, afirmou nesta sexta-feira que a decisão de adiar a nova Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad) trimestral fere a autonomia do IBGE e é uma ingerência do governo.

— Não houve consulta nenhuma ao corpo técnico. A suspensão coloca em xeque a autonomia técnica do IBGE e é uma ingerência do governo. A Pnad contínua é o principal projeto do IBGE — disse.

A situação acende um alerta, segundo Susana, que lembrou a interferência política sofrida pelo Indec (o IBGE argentino) com a presidente Cristina Kirchner.

— A gente sabe que o instituto de pesquisas da Argentina sofreu intervenção, que a Cristina Kirchner demitiu a diretora e deixou o pessoal técnico afastado. É uma situação muito grave.
 
Para Susana, a nova lei que estabelece que a renda domiciliar per capita seja considerada no cálculo do fundo de participação dos estados não especifica que a Pnad seja a pesquisa utilizada. Ela sugere, por exemplo, que seja avaliado o uso da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).
 
A expectativa da diretora do Sindicato é que a decisão de adiar o cronograma da Pnad contínua seja revista.

Nenhum comentário: