quarta-feira, 28 de abril de 2010

Tucano propõe zona franca do AM permanente

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Da Sucursal de Brasília

O tucano José Serra (PSDB) prometeu tornar permanente a Zona Franca de Manaus se for eleito presidente da República nas eleições de outubro.

Em entrevista à "TV Rede Amazônica", gravada na última sexta-feira, Serra disse que sua proposta é transformar a região em um polo industrial fixo, sem a necessidade de renovação periódica dos seus benefícios fiscais.

A declaração do tucano é um antídoto aos boatos de que, se eleito, o tucano poderia acabar com a zona franca, pelo fato de sua existência contrariar os interesses de São Paulo. Serra prometeu criar uma espécie de "Conselho de Desenvolvimento da Amazônia" para que o presidente da República acompanhe o que acontece em "60% do território nacional".

A Constituição de 1988 transformou a zona franca em área de livre comércio, com incentivos fiscais, até 2013. O Congresso já aprovou PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prorroga a Zona Franca de Manaus até 2023.

A íntegra da entrevista de Serra foi divulgada ontem pela emissora. O presidenciável prometeu finalizar obras previstas pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) para a região Norte, mesmo com críticas do PSDB ao programa implantado no governo petista.

O tucano disse que se sente "mais preparado" para assumir a Presidência da República hoje do que em 2002, quando disputou o cargo com Lula e perdeu no segundo turno. Na opinião de Serra, o clima político atual é diferente porque em 2002 o Brasil "queria eleger o Lula".

Nenhum comentário: