sábado, 16 de julho de 2011

Oposição vai mirar no novo ministro e sustentar que Pagot mentiu ao depor

PSDB pedirá novas investigações ao MPF sobre denúncias contra Sadok

Adriana Vasconcelos

BRASÍLIA. Com mais um diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) sob suspeita e afastado, a oposição decidiu mirar a artilharia no novo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Para o líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), as novas denúncias complicam a situação do ministro, além de comprovarem que Luiz Antonio Pagot, diretor-geral do Dnit em férias, mentiu em seus depoimentos no Senado e na Câmara, agravando a crise.

Preocupados com a situação, alguns governistas defendem reformulação total do Dnit e substituição de toda a diretoria, para evitar novos problemas para a presidente Dilma Rousseff.

Mesmo com o Congresso esvaziado, a liderança do PSDB pedirá novas investigações ao Ministério Público Federal, semana que vem, sobre duas denúncias publicadas ontem contra o Dnit: o suposto favorecimento, com contratos para obras em rodovias, da Construtora Araújo Ltda., de propriedade da mulher de José Henrique Sadok de Sá, afastado dos cargos de diretor executivo e diretor-geral interino do Dnit em meio às suspeitas; e para apurar a verdadeira função de Frederico Augusto de Oliveira Dias, identificado por Pagot como um simples "boy" ou "estafeta" do órgão, mas que foi indicado por Valdemar Costa Neto para o cargo de assessor de confiança do diretor-geral do Dnit.

- As denúncias são mais indícios da existência de engenhoso esquema de desvio de recursos nos Transportes que parece não ter fim. A cada dia a situação fica mais grave. O Dnit é a caixa-preta da operação. Fica cada vez mais difícil crer que o atual ministro, até dias atrás secretário?executivo do ministério, não tinha conhecimento do que havia - disse Duarte Nogueira.

O PSDB planeja sugerir à Comissão Representativa do Congresso, de plantão no recesso, que convide Frederico Dias a prestar esclarecimentos sobre a reportagem publicada ontem pelo jornal "Folha de S.Paulo" que mostra que, na prática, ele atuava como assessor da diretoria geral em reuniões, apesar de nunca ter sido nomeado pelo governo e de não ser concursado.

O PPS também pretende solicitar informações dos Transportes sobre as denúncias contra a Construtora Araújo Ltda.

O partido entrará, na terça-feira, com uma Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) - documento que pede ao Tribunal de Contas da União para realizar auditoria - em todos os convênios firmados pelo Dnit no período em que Sadok era diretor de Obras em Roraima.

Entre os governistas a perplexidade com a onda de irregularidade no Dnit não é menor.

- Sem entrar no mérito das denúncias ou querer antecipar a culpa de qualquer pessoa, acredito que essa seja uma boa oportunidade para se rever a estrutura do Dnit e promover reformulação total no órgão, revendo tamanho e limitando seus poderes de ação - defendeu o senador Walter Pinheiro (PT-BA).

Para o deputado Luciano de Castro (PR-RR), o governo acertou ao determinar o afastamento de Sadok para apuração das denúncias, mas também não crê que a crise nos Transportes será debelada sem o afastamento dos demais diretores do Dnit.

- Pelo andar da carruagem, parece que todos serão afastados. Estão dizendo que vem mais coisa por ai. A dúvida, por enquanto, é saber quem será a próxima vítima - observou.

Procurados, Sadok e Pagot não responderam.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: