domingo, 7 de abril de 2019

Bruno Boghossian: O PT e o lulismo sem Lula

- Folha de S. Paulo

Partido faz aposta arriscada para preservar bases e recuperar eleitor mais pobre

Do alto do carro de som, horas antes de ser levado para Curitiba, Lulajogou um último laço em direção a seus apoiadores fiéis. Dizendo mais uma vez que era alvo da elite, o ex-presidente alegou ser perseguido por ter dado oportunidades à população mais pobre. “Se esse é o crime que eu cometi, vou continuar sendo criminoso neste país, porque vou fazer muito mais”, ironizou.

Um ano depois que a porta da carceragem da Polícia Federal se fechou, o PT ainda tenta reviver um lulismo sem Lula. Sem a figura do ex-presidente na frente de batalha, o partido briga para reter e recuperar eleitores nos grupos de baixa renda.

A última pesquisa do Datafolha mostra que, na faixa mais pobre da população, a simpatia pelo PT chega a 18% do eleitorado. Na reta final da última eleição, quando a propaganda ainda realçava as cores partidárias, esse índice era de 27%.

A população de baixa renda ainda é uma fortaleza dos petistas. Legendas como PSL e PSDB marcam apenas 2% das preferências nesse bloco, enquanto 63% dizem não ter partido.

Para reforçar sua trincheira, o PT aposta num coquetel potencialmente indigesto. O partido mistura a ressurreição da campanha “Lula livre”com uma artilharia pesada contra as reformas econômicas de Jair Bolsonaro. O objetivo é renovar a memória do governo do ex-presidente e difundir o temor da retirada de direitos com o ajuste na Previdência.

As ações pela libertação de Lula são vistas no partido como uma missão permanente. A sigla reconhece que o petista preservou parte da força entre os mais pobres, apesar dos 365 dias na cadeia. Dirigentes temem apenas que o esforço barre o surgimento de novos líderes na legenda.

A segunda parte da estratégia também carrega riscos. Em 1994, o PT fez campanha contra o Plano Real, mas a nova moeda deu certo e Fernando Henrique ganhou a eleição. Embora tenham se beneficiado do desgaste do PSDB oito anos depois, os petistas decidiram adotar uma agenda de ajustes na economia antes mesmo de assumirem o poder.

Nenhum comentário: