quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Barbosa deixa Dirceu para mais tarde


Os petistas acusados de formar o núcleo político do esquema do mensalão — Dirceu (apontado como chefe da quadrilha), Delúbio e Genoino — só devem ser julgados às vésperas do 1º turno das eleições municipais. Ontem, foi a vez de o delator do escândalo que abalou o governo Lula, Roberto Jefferson, sentir o rigor do ministro Joaquim Barbosa: foi considerado culpado do crime de corrupção passiva. Relator do processo no STF,Barbosa também pediu a condenação do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) por corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro

Petistas julgados perto das eleições

Supremo muda o cronograma e analisará denúncia contra o núcleo político do PT após a conclusão da votação sobre os réus que respondem por corrupção passiva


Helena Mader, Ana Maria Campos, Diego Abreu


O núcleo político petista na denúncia do mensalão, integrado pelo ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro nacional Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino, será julgado às vésperas do primeiro turno das eleições municipais. O veredicto — contrário ou favorável aos petistas —poderá afetar o resultado das urnas. O cronograma foi anunciado ontem pelo relator, Joaquim Barbosa, ao comunicar que o crime de corrupção ativa do capítulo em debate será tratado após a conclusão sobre os réus que respondem por corrupção passiva.

Dessa forma, haverá uma nova divisão do julgamento depois da polêmica sobre o fatiamento da denúncia. Nesse caso, no entanto, houve consenso. A partir de hoje, o revisor, Ricardo Lewandowski, deve começar a apresentar seu voto sobre os acusados de vender apoio político ao PT, entre os quais os políticos do PP, PL (hoje PR), PTB e PMDB. Depois da rodada de votação entre os demais ministros, Barbosa começará a tratar das acusações contra Dirceu, Delúbio e Genoino. O ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto (PTB) também será julgado nesta parte. A depender do ritmo, a decisão poderá sair na quinta-feira anterior às eleições.

No ataque

Na iminência de ser julgado pelo Supremo pelo crime de corrupção ativa, Dirceu quebrou o silêncio que manteve nos últimos meses e partiu para o ataque, de olho nas disputas eleitorais. Ontem, o principal réu do mensalão publicou dois textos em seu blog contra representantes da oposição, com ataques duros contra o deputado federal ACM Neto, candidato à prefeitura de Salvador, e José Serra, que concorre em São Paulo. Dirceu citou o chamado mensalão do DEM, descoberto a partir da Operação Caixa de Pandora.

Em seu blog, que o ex-ministro denomina como "um espaço para a discussão do Brasil", Dirceu raríssimas vezes se manifesta sobre a Ação Penal 470. Acusado pela Procuradoria Geral da República de ser o chefe da quadrilha do mensalão, ele disse que ACM Neto, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e José Serra parecem "não ter senso de ridículo" e acham "que o povo tem memória curta".

"O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e seu tradicional aliado, ACM Neto (DEM-BA), decididamente não levam em consideração aquele ditado de que "macaco não olha para a cauda"", bradou Dirceu em seu texto.

Ele afirma que FHC tem "uma carga de escândalos em seus dois governos" e, portanto, não poderia "posar de arauto da moralidade pública." Segundo o ex-ministro, réu do mensalão, o PSDB é "campeão de ficha suja". Para o ex-ministro, a lista de escândalos nos quais o ex-presidente tucano se envolveu é maior "do que qualquer prontuário policial".

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: