segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Lobo deve ter maioria em Honduras

DEU EM O GLOBO

Partido Nacional teria 71 assentos no Congresso do país

TEGUCIGALPA. O Partido Nacional de Honduras, do vencedor das eleições presidenciais de 29 de novembro Porfirio Lobo, terá maioria no Congresso que será formado no ano que vem, disse ontem uma autoridade eleitoral do país. Lobo, um fazendeiro de 61 anos, teria assim uma maior margem de manobra para tentar tirar o país da crise política e econômica agravada após a deposição do presidente Manuel Zelaya em junho. Com 89% dos votados apurados, o Partido Nacional teria conseguido 71 assentos.

O Partido Liberal, atualmente no governo e ao qual pertencem tanto Zelaya como o líder do governo Roberto Micheletti, ficaria com 44 vagas, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. Outros três partidos ficariam com as 13 vagas restantes, para completar os 128 assentos do Congresso unicameral.

- Ao assumir o poder com o número de deputados que está obtendo, Porfirio Lobo terá o controle do Congresso, o que lhe permitirá ter maior capacidade para decidir as políticas que adotará em seu governo - disse Denis Gómez, do TSE.

Zelaya foi deposto em 28 de junho, quando estava prestes a realizar uma consulta popular que incluía a possibilidade de reeleição presidencial. Ele foi expulso do país por militares. O presidente deposto, que se abrigou em setembro na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, pediu que o resultado das eleições não seja reconhecido e ao mesmo tempo exige sua restituição como líder do país. O Congresso, no entanto, recusou em votação na quarta-feira passada a volta de Zelaya ao poder.

Enquanto isso, Porfirio Lobo anunciou ontem que iniciará uma ofensiva diplomática para integrar Honduras novamente à Organização dos Estados Americanos (OEA), da qual o país foi expulso por causa da crise. Lobo deverá se encontrar com o presidente da Costa Rica, Oscar Arias, na próxima terça-feira. O Brasil ainda não reconheceu a eleição de Lobo.

Nenhum comentário: