quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Olha nós aí outra vez .... :: Tibério Canuto

DEU NO BLOG DO PITACOS

Empate absoluto

Calma comunidade pitaqueira.

Sei que vocês estão indóceis para saber o que está dando o tracking tucano, que retomou no dia de ontem. Conversamos por um minuto com nosso amigo, que está superocupado. Curto e grosso, ele me passou a novidade.

Sentados na cadeira?

Dilma: 43%

Serra: 43%

Só deu tempo de perguntar a que se atribui tal fenômeno. A resposta também foi curta e grossa: “Os eleitores de Marina estão vindo para o nosso lado e em massa”.

Na estimativa do nosso amigo marqueteiro, o Datafolha dará um resultado mais favorável a Dilma, provavelmente 5 pontos à frente de Serra. Mas já mostrará a queda constante da criatura do caudilho.

É bom lembrar que o tracking e a pesquisa de campo têm metodologia diferente.

Por isto nosso amigo sempre espera que a pesquisa de campo dê entre quatro a cinco pontos a mais para a candidata, em relação aos levantamentos do tracking.
Por outro lado, o tracking captura mais rapidamente a movimentação do eleitorado e é mais preciso nas tendências e nos segundos que antecedem o apito final. Isso aconteceu no domingo passado. Além do mais, Pitacos põe a mão no fogo, não sofre influência de ninguém para alterar curvas e números, seja em que direção for.

Faço dois registros:

1) Mesmo se o Datafolha apontar uma diferença de cinco pontos – como nosso amigo estima – isto é quase nada, levando-se em conta que ainda não começou o programa televisivo, nem houve debate. O primeiro será na Bandeirantes, no domingo, às 22:00.

2) A frente de cinco pontos é extremamente pequena e na verdade significa dizer que se três pontos mudam de lado, a vantagem de Dilma evapora.

É bom lembrar que no primeiro turno quem mais ficou próximo da realidade das urnas foi o tracking tucano, que acertou mais do que todos os institutos de pesquisa.

Fator Pé no Chão

É essencial conter a euforia e mais do que nunca aplicar o FPC de Pitacos (Fator Pés no Chão), aquele deflator que sempre devemos aplicar ao nosso entusiasmo.

Estamos a uma eternidade do dia final da eleição. O jogo mal está começando.
Lembrete importante: voto não é uva que dá em cacho. Ele cai na urna um a um.

Cada voto a mais conquistado aproxima Serra da diplomação na virada do ano, como Presidente do Brasil.

Nenhum comentário: