sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Ruy Castro* - A moça do Flamengo

- Folha de S. Paulo

Marilena Dabus foi a primeira mulher a cobrir futebol na imprensa brasileira

Quando vejo hoje as repórteres à beira do gramado nos jogos de futebol —o que já não era sem tempo—, pergunto-me quantas sabem o que devem a Marilene Dabus, a primeira a fazer isso, em 1969. Marilene fora uma sugestão de Danuza Leão a Samuel Wainer, dono do jornal carioca Última Hora, ao vê-la respondendo sobre o Flamengo num programa de TV. Samuel a contratou como repórter e não se arrependeu: Marilene marcaria época nos anos seguintes, com inúmeras notícias em primeira mão, nem todos de agrado dos clubes.

Posso imaginar o choque de sua chegada ao campo do Flamengo, seu clube de coração, na Gávea, para cobrir um treino —"menina zona sul, cílios postiços, cabelos Jambert, minissaia e salto alto", segundo ela própria. As ruas estavam cheias de moças assim, mas o futebol não, daí os jogadores, dirigentes e até jornalistas, a princípio, a olharem com estranheza. Mas Marilene, filha de pai rico, tirava de letra as cantadas e piadas. De uma piada ela gostou: um amigo a chamou de "as melhores pernas do futebol brasileiro" —o que ela era.


Marilene fez a primeira entrevista com Zico quando ele ainda jogava nos juniores do Flamengo; soube antes de todo mundo da demissão de João Saldanha da seleção brasileira e apontou um presidente do Flamengo como corrupto (foi processada e ganhou). Tudo isso em 1970. Anos depois, foi quem sugeriu Marcio Braga como presidente para o grupo que viria sanear o Flamengo. E assessorava Marcio quando ele conseguiu com que a TV passasse a pagar royalties aos clubes.

Há dias, Marilene lançou seu livro de memórias, "A Moça do Flamengo". Mas, adoentada, em casa, não pôde comparecer ao seu próprio lançamento, no salão nobre do clube.

Magicamente, no entanto, era como se estivesse lá, autografando seu livro para os amigos. E, na verdade, estava, em cada metro quadrado do Flamengo, que ela representa como ninguém.

*Ruy Castro, jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues.

Nenhum comentário: