terça-feira, 12 de outubro de 2010

PT foi que representou contra Serra por declarações sobre as Farcs

DEU EM O GLOBO

Juiz recebeu denúncia, e por isso Dilma acusou tucano de ser réu

Leila Suwwan e João Guedes*

SÃO PAULO e PORTO ALEGRE. O processo por calúnia e difamação contra o candidato do PSDB a presidente, José Serra, que a presidenciável Dilma Rousseff (PT) citou no debate da TV Bandeirantes, tramita no Rio Grande do Sul e é divulgado no site do PT. Segundo despacho de 4 de outubro, o juiz José Ricardo Coutinho Silva, da 111ª Zona Eleitoral de Porto Alegre, recebeu a denúncia da promotora Margarida Teixeira de Moraes, do Ministério Público Eleitoral, com base em representação do PT.

O motivo da denúncia foi uma entrevista do tucano ao jornal gaúcho “Zero Hora” e à Rádio Gaúcha, em 22 de julho.

Para a promotora, o tucano teria difamado o PT ao relacionar a sigla com as Farc, grupo guerrilheiro colombiano ligado ao narcotráfico. As declarações comentavam acusações feitas pelo candidato a vice-presidente na chapa, Indio da Costa (DEM).

A promotora também entendeu que houve calúnia contra Fernando Pimentel (PT), ex-prefeito de Belo Horizonte (MG) e candidato derrotado ao Senado.

Ele foi acusado de violação de sigilo funcional e formação de quadrilha quando Serra falava sobre a quebra de sigilo do dirigente tucano Eduardo Jorge.

“Eles tinham montado um grupo de dossiê sujo. Dossiê limpo não é obrigatoriamente algo criminoso.

Quando é feito com baixaria, você está comprando depoimento.

Isso é jogo sujo, e o PT estava montando isso e foi descoberto. Tudo coordenado por um personagem importante do PT, que é o Fernando Pimentel”, afirmou Serra.


* Especial para O GLOBO

Nenhum comentário: