segunda-feira, 1 de maio de 2017

À espera do novo | Ricardo Noblat

- O Globo

“A História irá me absolver” Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Datafolha trouxe duas novidades e confirmou duas suspeitas. A primeira pesquisa Datafolha aplicada depois da suspensão do sigilo em torno das delações da Odebrecht trouxe duas novidades e confirmou duas suspeitas. Novidades: Lula cresce nas intenções de voto para presidente e Jair Bolsonaro (PSC-RJ) aparece em segundo lugar empatado com Marina Silva (Rede-AC). Suspeitas: despencam Aécio Neves e Geraldo Alckmin, e aumenta a impopularidade do governo Temer.

LULA RECONCILIOU-SE COM os 30% do eleitorado que sempre votou no PT. Na pesquisa de dezembro último, oscilara entre 25% e 26%. Se o segundo turno da eleição presidencial fosse hoje, ele só ficaria atrás de Marina ou do juiz Sergio Moro. Em compensação, continua sendo o candidato com o maior índice de rejeição. E o seu governo é considerado o mais corrupto da história. (Alegre-se, Dilma!)

AÉCIO E ALCKMIN ROLAM ladeira abaixo. José Serra ficou de fora da pesquisa. Em dezembro último, 30% dos eleitores disseram ao Datafolha que não votariam em Aécio de jeito nenhum. Agora são 44%. A rejeição de Alckmin pulou de 17% para 28% e sua intenção de voto caiu de 8% para 6%. É menor que a do prefeito João Doria. Como Doria é menos conhecido, seu índice de rejeição está entre os menores.

MARINA REGISTRA TENDÊNCIA de queda nos cenários de primeiro turno. A imagem da Câmara e do Senado segue ruim, no seu pior nível desde que o Datafolha começou a avaliá-la em 1990. Para 58% dos entrevistados, os parlamentares são ruins ou péssimos; para 31%, regulares; e apenas para 7%, ótimos ou bons. A essa altura, a desaprovação ao governo Temer é comparável à do governo Dilma às vésperas do impeachment.

BEM, ESSES SÃO OS fatos. Adiante no que eles podem sugerir. Como um furacão, a Lava-Jato varre o canteiro político do país há três anos, arrancando pelas raízes o que parecia estar solidamente plantado e inibindo que por ali germine qualquer coisa, a não ser uma erva daninha batizada de Bolsonaro. O Brasil atravessa uma dura fase de depressão política. A esperança, que em 2002 vencera o medo, feneceu.

O ELEITOR COMEÇA A dar-se conta de que ele, ao fim e ao cabo, foi responsável por tudo quando não soube escolher ou quando escolheu mal. Tal percepção é mais forte nos grandes centros urbanos, especialmente no Rio de Janeiro, governado nos últimos 22 anos por pessoas envolvidas em casos de corrupção. A 17 meses das próximas eleições, o eleitor a tudo acompanha perplexo, triste e indignado.

ESTÁ À ESPERA QUE surja até lá algo de novo. Lula não é o novo que ele deseja. Mesmo para os que o apoiam, ou dizem apoiá-lo, Lula é o velho que, à falta do novo, segue na frente. Mas o prazo de validade de Lula pode terminar se ele for condenado pelos crimes que lhe imputam e impedido de ser candidato. A esquerda fecha com Lula à falta de outro nome e porque renegá-lo seria renegar seus sonhos e suas lutas.

ENTRE CONCORRER MAIS uma vez e sair da vida pública com uma derrota, e não concorrer por ter virado um ficha-suja, a segunda opção seria melhor para Lula. Preso ou solto, ele se declarará um mártir político vítima de um golpe engendrado pela direita, a mídia e alguns juízes. E como mártir será tratado por aqueles, aqui e lá fora, que o veem como um mito, jamais como um bandido.

MITO É MITO – E POR SER um Lula se imagina capaz de sobreviver à delação do ex-ministro Antonio Palocci, que cuidou da propina paga a ele pela Odebrecht. A conferir em breve.

Nenhum comentário: