segunda-feira, 1 de maio de 2017

Dilma sabia de caixa dois, diz João Santana

Segundo jornal, marqueteiro afirmou que a ex-presidente sofre de ‘amnésia moral’

- O Globo

-BRASÍLIA- Em depoimento à Justiça Eleitoral, o marqueteiro João Santana afirmou que a ex-presidente Dilma Rousseff e outros políticos brasileiros sofriam de “amnésia moral”. Segundo ele, Dilma sempre soube do caixa 2, embora não tivesse conhecimento de todos os detalhes financeiros, comportando-se como uma “Rainha da Inglaterra”. Santana disse ainda que Dilma se sentia “chantageada” pelo empresário Marcelo Odebrecht, que queria ajuda dela para frear as investigações da Operação Lava-Jato. As informações foram publicadas pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

De acordo com a reportagem, o marqueteiro confirmou que tratava de caixa 2 com Dilma. “Infelizmente, (ela) sabia. Infelizmente porque, ao me dar confiança de tratar esse assunto, isso reforçou uma espécie de amnésia moral, que envolve todos os políticos brasileiros. Isso aumentou um sentimento de impunidade", teria dito Santana no depoimento à Justiça Eleitoral.

Além de Santana, que foi responsável pelas campanhas de Lula e Dilma, também prestaram depoimento sua mulher, Mônica Moura, e André Santana, que trabalhava para o casal. Segundo o G1, Mônica disse que Dilma sabia do caixa 2 “sem nenhuma sombra de dúvida”. Ela afirmou que assuntos da campanha, inclusive financeiros, eram sempre conversados com a candidata. “Esse ano, da minha campanha tomo conta eu”, teria dito Dilma, segundo Mônica.

De acordo com o G1, Mônica relatou que, sempre que os pagamentos atrasavam, Dilma dizia: "não se preocupe, eu vou falar, vai resolver".

Dilma vem negando irregularidades e ter participado diretamente de pagamentos. Marcelo Odebrecht já tinha dito que ela sabia do caixa 2.

Nenhum comentário: