quinta-feira, 21 de junho de 2018

Fé nos números

- Poder em jogo | O Globo

Nos próximos dias, Geraldo Alckmin terá de se concentrar em São Paulo, estado que governou quatro vezes, para conseguir ampliar a aliança que defende sua candidatura ao Planalto, hoje formada por PSDB, PSD, PPS, PTB e PV. Sob o comando do DEM, os partidos do “centrão” — PP, PR, PRB e Solidariedade — esperam que o tucano mostre crescimento no estado para formalizarem a adesão à candidatura.

Alckmin conta com 15% das intenções de voto no estado, contra 19% de Jair Bolsonaro, segundo pesquisa Ibope deste mês, num cenário em que o candidato do PT é o ex-prefeito Fernando Haddad. O levantamento informa que 27% dos eleitores pretendem votar em branco ou anular o voto, e que 4% estão indecisos (ou não responderam), mostrando que a disputa ainda está indefinida.

Nas eleições de 2014 para o governo paulista, o tucano ganhou em primeiro turno e só perdeu em um dos 645 municípios do estado, Hortolândia. O PSDB confia na matemática para levantar seu candidato.

Sem pressa
O PSB tem reunião hoje para discutir as alianças na eleição presidencial. Deve desanimar o PT, que quer o apoio do partido: os socialistas vão decidir... adiar a decisão.

Nenhum comentário: