terça-feira, 27 de agosto de 2019

Bernardo Mello Franco: A antiga cobiça do Capitão Motosserra

- O Globo

O deputado Bolsonaro antecipou o plano do presidente para a Amazônia: afrouxar o licenciamento ambiental, parar a demarcação de terras indígenas, liberar o garimpo na floresta

Jair Bolsonaro tem um sonho antigo: transformar a Amazônia numa grande Serra Pelada. Desde que chegou ao Congresso, em 1991, ele tenta remover
barreiras ao garimpo na floresta.

O deputado do baixo clero antecipou os planos do presidente: afrouxar o licenciamento ambiental, suspender a demarcação de terras indígenas, liberar a mineração em áreas protegidas.

O repórter Lúcio de Castro, da Agência Sportlight, compilou os discursos de Bolsonaro na última década. O material expõe o ideário do autodenominado Capitão Motosserra. “A política de demarcação de terras e de criação de parques e reservas está sufocando o Brasil”, ele disse, em 2013.

No ano seguinte, o então deputado escancarou o motivo do olho grande nas terras indígenas. “Essas áreas são as mais ricas do mundo em nióbio, ouro, bauxita, estanho, além da biodiversidade, da água potável e grande espaços vazios”, afirmou.

Já como presidenciável, Bolsonaro fez lobby pela exploração de outro mineral valioso. “Temos uma enorme mina de potássio na região do Rio Madeira que não é explorada por vários motivos. Licença ambiental! Um presidente com pulso resolveria o problema”, sustentou, em fevereiro de 2016.

Nove meses depois, ele subiria à tribuna para reclamar da repressão ao garimpo ilegal em Roraima. “Por uma questão indigenista criminosa, praticamente está inviabilizado explorar minério lá”, protestou.

Os discursos repetem sempre a mesma tática. Ao defender os interesses das mineradoras, Bolsonaro se diz preocupado com a soberania nacional. Em 1992, ele tentou anular a demarcação da terra Ianomâmi. Alegou que os índios tentariam se separar do Brasil. “Pretendemos preservar a integridade nacional, pois estamos a um passo da independência daquela área”, dramatizou.

Como a profecia do separatismo não se concretizou, o capitão foi atrás de inimigos externos. No mês passado, ele descreveu a Amazônia como “uma virgem que todo tarado de fora quer”. Os tarados seriam os países europeus, não os garimpeiros.

Nenhum comentário: