terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Opinião do dia – Luiz Werneck Vianna *

IHU On-Line – Gostaria de acrescentar algo?

Luiz Werneck Vianna – Estou preparando um curso sobre a teoria política de Hannah Arendt e estou sendo obrigado a viver nos anos 1920, 30, com o avanço do totalitarismo, do imperialismo, que são os temas da autora. Vivo isso também na minha realidade cotidiana, e vivo imerso nessas cogitações. E comparando o momento de hoje com o que foi o advento do totalitarismo, principalmente do nazifascismo dos anos 1930, a nossa situação é completamente diferente. Inclusive, vivemos um tempo em que a hegemonia americana não é mais o que era. Qual é a data disso? O desfecho da crise com o Irã no Oriente Médio e o avanço da China na economia – um avanço dotado de movimentos de irreversibilidade.

A Rota da Seda passa pelo Irã. A influência da política externa no Brasil no que se refere à logística da produção brasileira é apenas o começo da investida da China no nosso mundo. A Rússia está assentada no arsenal atômico monumental, inabalável. O que pode, nesta altura, o exercício do império americano? Ele está cheio de limitações internas.

A questão ambiental pega gregos e troianos, e não há como fugir dela. Ela tem, por natureza, um elemento de correção do capitalismo na sua fisionomia atual. O capitalismo precisa de limites ambientais, sociais e políticos. Acabou-se o tempo do exercício do poder discricionário da economia nas coisas do mundo. É isso que o Guedes não entende. Florações como Guedes, Araújo, Salles, são florações de uma primavera; não resistem à mudança de estação.

*Luiz Werneck Vianna, sociólogo, PUC-Rio, Em entrevista 13/1/2020

8 comentários:

Anonymous disse...

Olá pessoal, meu nome é Nannette Hannam, e estou muito feliz por postar neste blog como um grande lançador de feitiços me ajudou a trazer de volta o amor da minha vida. Eu sei que existem muitas mulheres como eu por aí que fizeram muito apenas para ter seu marido de volta. Estou aqui para dizer a todos que não procurem mais porque a resposta está aqui. Sinceramente, acredito que, se houver até cinco lançadores de feitiços como DOUTOR ODION, este mundo seria um lugar melhor. Entrei em contato com ele e compartilhei meus problemas com ele. Ele me deu os termos e condições que eu obedeci. meu marido voltar para casa implorando por meu perdão. Para encurtar a longa história. Agora estou vivendo feliz com meu marido. Obrigado ao Dr. ODION. Entre em contato com ele agora no e-mail: (drodion60@yandex.com). Ou entre em contato com o whats app +2349060503921 ou ligue para ele. Ele pode salvar seu casamento ou relacionamentos também.

ALFONSO VAZQUEZ disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anonymous disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anonymous disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sandra disse...

Sou Sandra form, EUA. Depois de 7 anos de casamento, eu e meu marido brigamos até que ele finalmente me deixou e se mudou para a Califórnia no mês passado para ficar com outra mulher. Senti que minha vida havia acabado e meus filhos pensei que nunca mais veriam o pai, tentei ser forte apenas para as crianças, mas não conseguia controlar as dores que atormentam meu coração todas as noites, meu coração estava cheio de tristezas e dores porque eu estava realmente apaixonada pelo meu marido, Cada vez que penso nele e sempre desejo que ele volte para mim, eu estava muito chateada e precisava de ajuda, então procurei ajuda online e me deparei com um site que sugeria que o Dr. Fayosa pode ajudar a conseguir ex-costas rapidamente. Senti que deveria tentar, entrei em contato com ele e ele me disse o que fazer e eu fiz de tudo então ele fez um feitiço de amor para mim, 48 horas depois, assim que o Dr. Fayosa disse que meu marido me ligou e disse que sentia saudades eu e as crianças tanto, tão incrível que ele disse que vai voltar para casa no dia seguinte, com muitos de amor e alegria e ele se desculpou por seu erro e pela dor que ele causou a mim e aos filhos, A partir daquele dia nosso casamento ficou mais forte do que era antes, Tudo graças ao Dr. Fayosa ele é tão poderoso e eu decidi compartilhar minha história na internet de que o Dr. Fayosa é um lançador de feitiços realmente poderoso que eu sempre rezarei para viver muito para ajudar seus filhos em tempos de dificuldade, se você está aqui e precisa de seu Ex de volta ou seu marido mudou-se para outra mulher, faça não chore mais, entre em contato com este poderoso lançador de feitiços agora. Aqui está o texto de contato dele ou ligue para o Dr. Fayosa Com (Fayosasolusionhome@gmail.com) ou diretamente no Viber ou no whathsapp +2348151918774