terça-feira, 24 de abril de 2012

A Europa no seu labirinto:: Clóvis Rossi


A austeridade pura e dura perde, mas resta o problema de como financiar os Estados

Dois eventos do fim de semana demonstram que a Europa está entalada não apenas em uma crise econômica, mas também política e até anímica. Primeiro, a eleição francesa. Perde o presidente identificado com a rígida política de austeridade imposta pela Alemanha.

Segundo, a queda do governo holandês, forçada pela extrema direita que dava apoio externo a uma coligação de liberais e democrata-cristãos. A extrema direita rejeita a austeridade e por isso descolou-se dos partidos que querem ampliá-la.

Falando apenas da França, Andrés Ortega, um dos mais lúcidos analistas espanhóis, escreve para "El País": "O resto dos europeus devemos agradecer por estas eleições: entrou na campanha a necessidade de que a Europa tenha uma política de crescimento, e não só de austeridade. Está se abrindo caminho para a ideia (...) de que a austeridade cega e bruta não assegura crescimento, mas o contrário, e ao final obrigará a mais austeridade e condenará à depressão".

De fato, o primeiro colocado na França, o socialista François Hollande, foi claro ao defender a tese de que a disciplina fiscal é, sim, necessária, mas é também insuficiente (na verdade, é daninha) se não houver crescimento.

Hollande repetiu no domingo que vai defender a mudança do pacto fiscal europeu para incluir crescimento, além da austeridade.

Com essa tese, ficou em primeiro lugar. Mas é preciso levar em conta que os candidatos antissistema (a extrema direita, a esquerda de Jean-Luc Mélenchon e candidatos nanicos) levaram algo em torno de 35% dos votos, mais que Hollande (28,6%).

Dá para entender esse labirinto quando se considera que a gestão Sarkozy foi a evidência de que a austeridade nem produz crescimento nem está reduzindo deficit e dívida. O crescimento médio do quinquênio foi inferior a 1% ao ano; o desemprego pulou para 10%, o mais alto em 12 meses; a dívida passou de 64,8% do Produto Interno Bruto para 86,2%; e o deficit foi para 5,7%, quase o dobro dos 3% que são o teto autorizado pelo tratado que instituiu o euro.

Fica então combinado que austeridade, por si só, não está dando resposta nem às angústias do eleitor nem aos temores do mercado de que a dívida fique impagável.

O problema é que estimular o crescimento, como parece pedir o eleitor, custa caro, ainda mais que é preciso manter o Estado de Bem-Estar Social de que a Europa se orgulha -e com razão.

O Estado francês não consegue, desde 1974, cobrir o que gasta apenas com o que arrecada. Precisa tomar dinheiro nos mercados, que, obviamente, cobram mais.

O diferencial entre o que a França paga para rolar sua dívida na comparação com o padrão que é a Alemanha passou de praticamente zero em 2006 para 1,90 ponto percentual em novembro, quando a crise grega ardia, caiu para 1,41 ponto na semana passada, mas subiu ontem para 1,54.

Se os mercados continuarem a votar na contramão do voto dos eleitores contra a austeridade pura e dura, o labirinto europeu ficará ainda mais complexo, como dito aqui mesmo há uma semana.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: