sábado, 1 de agosto de 2015

FHC exime Dilma e culpa Lula por crise na Petrobras

Rayanne Azevedo e Daniela Lima – Folha de S. Paulo

• Tucano diz que Alckmin e Marina são exemplares

Em entrevista a uma publicação alemã sobre a crise no Brasil, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) eximiu a presidente Dilma Rousseff de responsabilidade direta nos escândalos de corrupção e definiu a petista como "honrada". Instado a citar exemplos de bons políticos no país, elogiou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e a ex-senadora Marina Silva.

Na reportagem, publicada pela revista "Capital", não há qualquer menção do ex-presidente ao principal rival de Alckmin na disputa pelo posto de presidenciável no PSDB, o senador Aécio Neves (MG).

FHC disse não ver Dilma diretamente envolvida no escândalo da Petrobras, "mas seu partido sim, claro". O tucano direcionou as críticas mais pesadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vê como o "responsável político" pelo cenário atual.

"Os escândalos começaram no governo dele", ressaltou FHC. "Era impossível que ele não soubesse [de desvios na Petrobras]. Todos sabiam que havia algo errado. Provar isso é outra coisa."

Para FHC, no entanto, é preciso ter algo "concreto" para condenar o petista. Ele diz ainda que, embora a destruição de Lula favoreça eleitoralmente o PSDB, ela seria maléfica para o país. "Lula é um líder popular, um símbolo que não deve ser destruído. (...) É preciso ter o futuro do país em mente", concluiu.

A revista diz ver o país descrente no sistema atual e pede que FHC mencione bons exemplos na cúpula da política. "O governador de São Paulo [Alckmin] é bom", inicia o tucano. "E eu gosto da Marina Silva", emenda. Para ele, a ex-senadora inspira o que poderia ser traduzido como "confiança" nas pessoas.

Nenhum comentário: