Apenas a regulação robusta disciplinará plataformas digitais
O Globo
Falta às redes sociais transparência no
fornecimento de dados e na exibição de publicidade, conclui estudo
À medida que cresce a dependência de grandes
plataformas digitais, também aumenta a urgência de maior transparência em seus
serviços. Isso é particularmente verdade no Brasil, de acordo com estudo
recente do NetLab, laboratório vinculado à Escola de Comunicação da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O estudo avaliou as plataformas por meio de dois índices. O primeiro mediu a transparência no fornecimento de dados, o segundo na exibição de publicidade. Submetidas à avaliação, as principais plataformas apresentaram resultados sofríveis. Nenhuma alcançou o nível ideal. No Índice de Transparência de Dados, o YouTube obteve melhor pontuação (63,2 pontos na escala de 0 a 100), patamar apenas satisfatório. Facebook (53,6) e Instagram (52,1) apresentaram desempenho regular. O WhatsApp recebeu uma pontuação mínima de 1,5 ponto, revelando grave falta de transparência. No Índice de Transparência de Publicidade, a Meta — dona de Instagram, Facebook e WhatsApp — obteve melhor pontuação (49,8), mesmo assim nível apenas regular. Em seguida, Telegram (22,8), Linkedin (18,3) e Google (8,2) apresentaram nível precário.