Brasil,
Estados Unidos e muitas outras economias ainda levarão mais de um ano para sair
da profundeza de 2020. Dezenas de países só voltarão em 2022 ao patamar de
2019, se as projeções estiverem razoavelmente corretas. Sem um segundo surto de
covid-19, a maior parte da América Latina estará recuperada em 2023, segundo
estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI). Mas o caso brasileiro, mais
uma vez, é especial, tão especial quanto o de um senador – vice-líder de
governo – flagrado com dinheiro na cueca. O País ainda levará uns dois anos,
talvez três, para exibir um produto interno bruto (PIB) parecido com o de 2014,
anterior ao do grande tombo. Mas a economia terá de funcionar num cenário global
diferente daquele conhecido até há pouco tempo.
O
Brasil tem sido um país diferente, no mau sentido, há uns dez anos, e o esforço
de “normalização” iniciado em 2016-2017 foi em grande parte abandonado em 2019.
Para começar, crescimento foi o padrão mundial depois da crise financeira de
2008-2009. Com maior ou menor vigor, a maior parte das economias voltou a
avançar, até o desastre da pandemia. Na maior economia da América do Sul, no
entanto, erros políticos, agravados com a pilhagem do Estado, minaram a
prosperidade.
Mas
isso foi pouco visível inicialmente. A primeira fase depois da crise financeira
foi promissora. Depois da queda de 0,5% em 2009, o País logo se recuperou. Mas
tropeçou em 2012 e três anos depois afundou numa recessão inteiramente made in
Brazil, enquanto a vizinhança continuava em crescimento. A economia brasileira
encolheu 3,5% em 2015 e 3,3% em 2016 – uma perda acumulada de 6,58% em dois
anos.
O
PIB cresceu lentamente nos três anos seguintes, 1,3% em 2017, 1,3% em 2018 e
1,1% em 2019, acumulando um avanço de 3,74%. O País chegou a 2020, portanto,
sem ter retomado o nível de atividade de 2014, ano anterior à recessão
brasileira. Então chegou o novo coronavírus e, com ele, um dos maiores tombos
econômicos, talvez o maior da História republicana. Em um trimestre a produção
de bens e serviços diminuiu 9,70%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE).
A
reação começou logo em seguida, como em muitos países, puxada pelo consumo e
favorecida por medidas emergenciais. O Tesouro assumiu custos de centenas de
bilhões de reais e o Banco Central (BC) afrouxou a política monetária, criando
condições para aumento do crédito. A atividade voltou a crescer, embora sem
retornar ao nível pré-pandemia, e há cerca de um mês as projeções para o ano
começaram a melhorar.
A
maior parte das estimativas aponta contração econômica na faixa de 4% a 5%,
neste ano. O FMI ainda projeta para 2020 um PIB 5,8% menor que o do ano passado
e expansão de 2,8% em 2021. As projeções do governo, do mercado e de entidades
multilaterais indicam ritmos diferentes de recuperação, nos próximos dois anos,
mas, de modo geral, insuficientes para o retorno ao patamar de 2014. Na melhor
hipótese, a economia tocará esse nível em 2022 e talvez o supere ligeiramente.
Mas
a dúvida mais inquietante é outra. Não se sabe quando o Brasil crescerá como um
grande emergente. A expansão, pelas projeções de médio e de longo prazos,
ficará entre 2% e 2,50% ao ano. Nenhuma das fontes indica um desempenho melhor.
É esse o crescimento potencial – sustentável sem desajustes – avaliado por
muitos especialistas. Há quem sugira um potencial abaixo de 2%.
São
cálculos inseguros, mas certamente a economia brasileira tem perdido vigor há
muitos anos. Desde 2000 o investimento em máquinas, equipamentos e obras ficou
em média na altura de 18% do PIB. A partir de 2015 permaneceu entre 15%
e 16%. A taxa supera 24% ou 25% em emergentes mais dinâmicos.
Além
de baixo, o investimento tem sido pouco produtivo. Muitos bilhões foram
aplicados pelo setor público em obras interrompidas ou concluídas com muito
atraso. Também se falhou na formação de capital humano. Houve redução do
analfabetismo e aumento da inclusão escolar, mas outros objetivos essenciais
foram negligenciados. Nos anos 2000 pouco se cuidou da qualidade da escola
fundamental. Tratou-se muito mais de facilitar o acesso a faculdades e o
governo central demorou a valorizar a formação técnica.
A
reversão será complicada. Com as contas oficiais estouradas, obras públicas,
principalmente federais, dependerão de capitais privados. Mais do que em outros
momentos, será essencial formular bem os objetivos, identificar os gargalos e
cuidar da eficiência de cada passo. Mas nem o Orçamento de 2021 está
pacificado. Além disso, o ministro da Economia insiste em poucos temas, como os
custos da folha salarial e a recriação da CPMF, uma aberração. O ministro da
Educação fala da sexualidade dos estudantes, o do Meio Ambiente dificulta a
proteção das florestas e o de Relações Exteriores segue a Casa Branca, mesmo contra
grandes importadores de produtos brasileiros. Enquanto isso, o presidente se
concentra na reeleição e na proteção de filhos suspeitos de travessuras, como
rachadinhas.
Com
esse desgoverno, quem precisa de coronavírus para ir mal?
*Jornalista
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