terça-feira, 7 de agosto de 2018

Hélio Schwartsman: O sujeito indeterminado do PT

- Folha de S. Paulo

Quem ou o que está impedindo Lula de concorrer?

“Querem vetar o direito do povo de escolher livremente o próximo presidente”, diz um trecho da carta de Lula lida na convenção nacional do PT. O uso do sujeito indeterminado, cuja marca aqui é o emprego da terceira pessoa do plural, é suspeito. Quem ou o que está impedindo Lula de concorrer?

Ora, o grande empecilho à candidatura do ex-presidente é a Lei da Ficha Limpa (LC n° 135/2010), que torna inelegíveis aqueles que tenham sofrido certos tipos de condenação penal, desde que proferida por órgão colegiado. Lula ficou nessa condição depois que o TRF-4 confirmou a sentença que lhe fora dada pelo juiz Sergio Moro pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

De minha parte, nunca fui muito simpático a essa norma, contra a qual escrevi algumas colunas. Mas a Ficha Limpa, é preciso lembrar, foi proposta por movimentos próximos ao PT e aprovada com o apoio unânime da bancada do partido. O próprio Lula, quando a sancionou, fez questão de divulgar que era favorável ao “espírito da lei”.

Não me parece, portanto, que se justifique o uso do sujeito indeterminado. Lula e o PT, ao viabilizar a Ficha Limpa, estão entre aqueles que atuaram para impossibilitar a candidatura do ex-presidente agora, ainda que à época não soubessem disso.

E eu receio que essa tentativa de jogar as próprias responsabilidades para um sujeito indeterminado tenha se tornado um padrão. O site do partido, por exemplo, fala da crise econômica como se ela não tivesse nada a ver com a desastrosa gestão de Dilma Rousseff. Depois das forças ocultas erroneamente atribuídas a Jânio Quadros, nos vemos agora às voltas com os sujeitos indeterminados do PT.

O mais lamentável nessa história é que, enquanto insiste nas ficções que interessam a Lula, o PT deixa de fazer a autocrítica que o habilitaria a seguir como principal partido da esquerda de olho no futuro e não num passado com tanta coisa para ser esquecida.

Nenhum comentário: