sexta-feira, 20 de junho de 2014

Painel - Bernardo Mello Franco (interino)

- Folha de S. Paulo

Os escolhidos
A cúpula do PT quer fechar nesta semana a lista de debates dos quais a presidente Dilma Rousseff aceitará participar no primeiro turno das eleições. Ela deve confirmar a ida a quatro emissoras: Globo, Record, Band e SBT/Folha. Há indefinição sobre outros dois convites, o da TV Cultura e o da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Para os demais, a resposta deve ser não, de acordo com dirigentes que participam das negociações em nome do partido.

Deixa pra lá
A ideia do ex-ministro Franklin Martins de forçar emissoras de TV a realizar um único debate conjunto já foi abandonada.

Off-line
A tendência é que a presidente não vá a debates em portais de internet.

Trauma
O PT sabe que os adversários se unirão contra Dilma, mas acha que boicotar as grandes emissoras é pior. Em 2006, Lula faltou ao debate da Globo, que deixou uma cadeira vazia com seu nome.

Só com ela
Em segundo lugar nas pesquisas, Aécio Neves (PSDB) não definiu sua estratégia. Alguns aliados defendem que ele só vá aos debates em que Dilma estiver.

Vênus platinada
O PT trabalha com a hipótese de a Globo não realizar debate no primeiro turno, a exemplo da eleição municipal de 2012 em São Paulo. A emissora indicou que só fará convites a até quatro candidatos.

Barrados no baile
A Lei Eleitoral garante a participação de candidatos cujos partidos elegeram deputados em 2010. É o caso de pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB).

Cálice
Auxiliares da presidente ficaram irritados com Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), que disse que os xingamentos a Dilma não partiram só da "elite branca". Alguns defendem "voto de silêncio" para o ministro, que foi seminarista.

Auditoria
Aécio pediu um pente-fino nos votos de Ellen Gracie no STF. Quer avaliar as decisões da ex-ministra em temas polêmicos antes de decidir se ela será sua vice.

Calcanhar
O vínculo com Eike Batista também pode atrapalhar Gracie. Ex-conselheira da OGX, ela é acusada por acionistas minoritários de não ter alertado para a derrocada do grupo.

Vai lá
O tucano tem incentivado Tasso Jereissati (PSDB), outro cotado para o posto, a sair candidato ao Senado pelo Ceará na chapa de Eunício Oliveira (PMDB).

Eu vou
O PSB alimenta a expectativa de que Geraldo Alckmin (PSDB) vá hoje à sua convenção. O ato será na hora do almoço, para evitar que o governador seja acusado de fazer campanha durante o expediente.

Não vou
Fundador da Rede, o marineiro Célio Turino desistiu de disputar a Câmara pelo PSB paulista após a aliança com os tucanos.

Tenho dito
Em carta, critica Alckmin: "Não conseguirei fazer campanha com a lembrança da PM atacando famílias no Pinheirinho ou do holocausto educacional".

Colônia
Antes de os tucanos optarem pelo PSB, Gilberto Kassab (PSD) disse a um correligionário que, se não fosse vice de Alckmin, se aliaria a Paulo Skaf (PMDB).

Pedra cantada
O boicote do Pros a Miro Teixeira era dado como certo há meses pelos marineiros que preferiam o verde Alfredo Sirkis (PSB).

Não topo
Preterido por Marina Silva, Sirkis avisa que não se aliará a Lindbergh Farias. "Fizemos oposição à Dilma por quatro anos para apoiar o PT? Impossível."

Tiroteio
"A oposição precisa entender que, por mais que insista neste caminho, não se chega ao Palácio do Planalto pelos esgotos."
DO SENADOR HUMBERTO COSTA (PE), líder do PT, sobre os comentários dos adversários diante dos xingamentos a Dilma Rousseff na abertura da Copa.

Contraponto
O homem que copiava

Apesar de ter incentivado a abertura de um processo de impeachment contra a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na Assembleia do Rio Grande do Norte, o PSD tentou amenizar o clima beligerante. Em nome do partido, o vice de Rosalba, Robson Faria, enviou uma carta de desagravo à governadora para a convenção que barrou formalmente a tentativa dela de disputar a reeleição.

Ao receber o documento assinado por Faria, José Agripino, o presidente nacional do DEM, examinou bem o papel e sentenciou:

--É tão falso como uma nota de R$ 3!

Nenhum comentário: