sexta-feira, 20 de junho de 2014

Brasília-DF: Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

Desaprovação preocupa
Na véspera da convenção do PT que lançará a presidente Dilma Rousseff candidata à reeleição, a iminência de dois turnos na eleição presidencial não foi considerada a pior notícia para o governo. O que mais incomodou foi a desaprovação do governo em áreas chaves, todas acima de 50%, sendo educação, 67% e saúde, 78%, mesmo depois do Mais Médicos. Nesse cenário, há quem vá defender, hoje, na reunião fechada de integrantes do diretório nacional, que, antes de Dilma entrar no campo da campanha com os dois pés depois da Copa, ela deve centrar os discursos em apresentar mais feitos nessas áreas.
» » »
Quanto à disputa política, vem aí uma Dilma mais aguerrida, que vai chamar Aécio Neves para o ringue e meio que isolar Eduardo Campos. Até aqui, avaliam os petistas, Aécio vinha sendo poupado porque era considerado "café com leite", no sentido que as crianças dão à expressão. Agora, entretanto, dados os palanques montados pelo tucano país afora e o enfraquecimento de alguns ícones que estavam prontos para embalar a campanha petista, caso da Petrobras, a ordem é coletar tudo o que houver de contraditório no discurso de Aécio para colocar como defeito. E não será apenas Lula quem fará esses ataques. A ideia é mostrar que a candidata também sabe recorrer às armas quando necessário.

Pressão por Sarney
O PT do Amapá estará em debate hoje na reunião do Diretório Nacional do partido. Os petistas desejam compor uma chapa com Camilo Capiberibe (PSB), mas o presidente Lula prometeu apoio ao senador José Sarney (PMDB-AP). Sarney ainda não se declarou oficialmente candidato à reeleição, mas é tratado como tal em todas as rodas.

A Copa da segurança
Policiais federais estão orgulhosos do próprio trabalho nesta Copa do Mundo. Afinal, o maior problema registrado até aqui, a invasão dos chilenos ao Maracanã, foi falha da Fifa, responsável pela segurança nos estádios. Pelo menos, essa é a visão dos policiais, com o apoio total do governo.

Enquanto isso, no Paraná...
A convenção do PMDB do Paraná promete atrair as atenções hoje. Diante da tensão que reina no partido, o senador Roberto Requião pediu à comissão executiva nacional o envio de dois observadores para acompanhar de perto a apuração. Requião quer ser candidato a governador, mas Orlando Pessuti, o antecessor, declarou apoio a Beto Richa (PSDB) que disputará um segundo mandato.

... a briga é grande
Aliados do senador acusam o governo Richa de trocar cargos por votos de delegados do PMDB em favor da aliança. Chegou ao conhecimento da Executiva nacional do PMDB que no município de Sertaneja (PR), por exemplo, o chefe do Detran era filiado ao PSDB e foi substituído por um peemedebista que votará na convenção hoje.

Invasão chinesa/ A delegação de Xi-Jinping para a reunião de cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) promete chamar a atenção em Fortaleza. Serão pelo menos 200 pessoas, entre autoridades governamentais executivos de empresas que vêm para os encontros paralelos. Para os chefes de Estado, haverá um jantar oferecido pelo governador do Ceará, Cid Gomes.

Viva a democracia!/ Enviados da tevê japonesa NHK entraram em contato com o Palácio do Planalto para pedir uma autorização para filmar os monumentos de Brasília. Ficaram surpresos quando descobriram que era liberado filmar à vontade do lado de fora.

Ninguém perdoa/ Eleição e Copa estão tão misturados nos torcedores que frequentam as redes sociais que, desde o jogo Brasil x México, circula a imagem de Ochoa, o goleiro chileno, dono da camisa 13, com os seguintes dizeres. "O 13 vem parando o Brasil desde 2002". Até os petistas bem-humorados dão risada com tanta criatividade.

Exceções/ O presidente da Colômbia, Juan Manoel Santos, não tem do que reclamar. Antes da partida, ele comentou que a seleção colombiana venceria por 2 x 1. Dito e feito. Saiu com fama de pé quente do estádio, não foi vaiado e, de quebra, ainda acertou o placar.

Nenhum comentário: