sexta-feira, 20 de junho de 2014

Petistas reagem à declaração de ministro sobre vaias a Dilma

• Para sigla, Gilberto Carvalho municiou oposição ao negar ‘elite branca’

Fernanda Krakovics e Cristiane Jungblut – O Globo

BRASÍLIA- A declaração do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) de que as vaias e os xingamentos contra a presidente Dilma Rousseff, na abertura da Copa do Mundo, não partiram apenas da “elite branca” repercutiu mal na cúpula do PT, embora alguns dirigentes do partido afirmem que a avaliação não está de todo errada.

Às vésperas da convenção que oficializará, amanhã, a candidatura de Dilma à reeleição, a afirmação de Carvalho minou o discurso encabeçado pelo ex-presidente Lula de que as camadas mais ricas da sociedade estariam estimulando o ódio contra Dilma e o PT. Ontem, o presidente nacional da sigla, Rui Falcão, passou a tarde reunido com o campo majoritário do partido e, em seguida, encontrou presidente no Palácio da Alvorada. Eles discutiram o resultado da pesquisa CNI/Ibope, as declarações de Gilberto, problemas em palanques estaduais e a preparação para a convenção.

A avaliação na direção do PT é de que Carvalho falou demais e deu munição aos adversários. Incomodou especialmente a afirmação do ministro de que a imagem de que o governo é corrupto “pegou”. As declarações foram dadas em bate-papo com blogueiros, ativistas e jornalistas pró-governo, transmitido ao vivo pela internet. O evento tinha como tema o polêmico decreto presidencial que cria uma superestrutura de conselhos populares na administração federal.

— O Gilberto está meio fora da casinha! Depois de todo esse estrupício que fizeram com Dilma na Copa, ela está melhor do que eu imaginava. Essa declaração está fora de propósito — disse um dos vice-presidentes do PT, deputado José Guimarães (CE).

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), também reprovou as declarações.

— Eu discordo dele. Eu vi no estádio que o povo não estava lá.

Pode ter insatisfação, mas aquele palavreado não representa o povo de São Paulo. É coisa de gente pobre de espírito. Vai ver que ficaram chateados porque tiveram que andar de metrô.

Apesar disso, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), concordou em parte com a avaliação feita pelo ministro:

— Não digo que os xingamentos tenham partido de outros segmentos. Com isso, eu não concordo. Mas que esse mau humor contaminou outros segmentos, concordo. A nova classe média foi contaminada.

No bate-papo com blogueiros, Carvalho afirmou que as denúncias da imprensa sobre aparelhamento do governo e a suposta leniência do PT com casos de corrupção tiveram impacto também nas classes baixas.

Líder do PMDB na Câmara, o deputado Eduardo Cunha (RJ) disse que não tinha como avaliar os xingamentos poque não estava no estádio, mas concordou com Carvalho, dizendo que a rejeição já aparece nas pesquisas.

A oposição usou as declarações do ministro para tentar desgastar o governo. O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), afirmou que Carvalho desmentiu o expresidente Lula:

— O ministro Gilberto desmentiu seu ex-chefe, desmentiu o ex-presidente Lula. O homem de confiança de Lula deu um testemunho de que o povo está descontente — disse Imbassahy.

Nenhum comentário: