terça-feira, 7 de agosto de 2018

DEM desiste de candidatura e Alckmin terá palanque único em Minas Gerais

Presidenciável viajou, de última hora, a Belo Horizonte para acompanhar anúncio da aliança

Silvia Amorim | O Globo

SÃO PAULO - O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, conseguiu nesta segunda-feira pacificar a aliança entre PSDB e DEM em Minas Gerais, unificando seu palanque no estado, segundo colégio eleitoral do país. O deputado Rodrigo Pacheco(DEM-MG) anunciou nesta tarde a retirada de sua candidatura ao governo do estado. Ele será um dos candidatos ao Senado na chapa do candidato do PSDB, Antônio Anastasia.

Alckmin cancelou um compromisso que tinha em São Paulo no fim da tarde desta segunda-feira para viajar, de última hora, a Belo Horizonte para participar do anúncio da aliança entre as siglas.

O apoio do DEM ao PSDB em Minas faz parte do acordo firmado entre Alckmin e o centrão — DEM, PP, PR, PRB e SD. O PSDB deu suporte a candidatos do DEM na Bahia, Pará e Amapá e exigia reciprocidade na disputa mineira. Um apoio do PSDB à reeleição de Rodrigo Maia à Presidência da Câmara passaria também pelo gesto em Minas.

Houve resistência de Pacheco em aceitar a orientação nacional do DEM para que desistisse da candidatura. Neste domingo, ele homologou seu nome na convenção estadual do partido, surpreendendo as lideranças nacionais do PSDB e do DEM.

Desde então, uma operação entrou em campo para pressionar o deputado a abrir mão de ser candidato a governador. Rodrigo Maia desembarcou na capital mineira nesta segunda-feira para pressionar Pacheco.

O anúncio de que não concorrerá ao governo estadual veio nesta tarde com a presença de Alckmin.

— Esse apelo nacional faz com que, num ato de desprendimento e adiando o sonho de ser governador, eu o faço (retirada da candidatura) para bem do povo do meu estado. É um grande sacrifício que certamente valerá a pena para todos os mineiros. Nosso sonho não termina aqui — disse Pacheco ao confirmar a candidatura ao Senado.

— Quero agradecer o grande gesto de generosidade, uma luz mostrando a importância de unirmos esforços para superar um dos momentos mais difíceis da vida política e econômica do Brasil — afirmou Alckmin.

Em Goiás, o presidenciável tucano não teve o mesmo sucesso na tentativa de unificar os projetos eleitorais do PSDB e do DEM. No estado, os candidatos a governador Ronaldo Caiado (DEM) e José Eliton (PSDB) serão adversários.

Nenhum comentário: