sábado, 17 de setembro de 2016

Opinião do dia - Roberto Freire

O PPS, como partido sucedâneo do honrado partidão [PCB], não pode ser confundido. A sua cassação foi parte de todo um movimento histórico no mundo com o início da guerra fira. A cassação foi por motivos nitidamente políticos. Não é possível confundir com o drama que o PT sofre hoje.

Nós somos contra a extinção de qualquer partido. Qualquer tentativa nesse sentido não terá, da nossa parte, nenhuma colaboração. O PT pode continuar. O que não pode continuar são os ladrões, corruptos e criminosos que levaram o País a essa situação de desmantelo. Que eles sejam punidos. Para nós, o partido só pode ser extinto se não tiver votos.

---------------------------
Roberto Freire é deputado federal (SP) e presidente nacional do PPS

Acusações a Lula são anexadas à denúncia

• Delatores ouvidos pela Lava-Jato relataram envolvimento de ex-presidente, que aponta falta de provas

O Ministério Público anexou à denúncia contra o ex-presidente Lula depoimentos de delatores que acusam o petista de ter atuado no loteamento de cargos na Petrobras, destinado a levantar verbas para o PT e partidos aliados. Os procuradores sustentam que Lula é o “comandante máximo” do esquema. O ex-presidente diz que não há provas e que a Lava-Jato atua politicamente. No depoimento, o ex-senador Delcídio Amaral afirmou que Lula acomodou o PMDB na estatal para escapar do impeachment no mensalão. O ex-deputado Pedro Corrêa disse que o petista interferiu na nomeação de Paulo Roberto Costa na diretoria da estatal, que, segundo ele, atendeu “aos interesses do PP na arrecadação de propina”.

Estratégia de poder

• Em depoimentos anexados à denúncia de Lula, delatores dizem que petista fatiou Petrobras

Cleide Carvalho e Dimitrius Dantas - O Globo

CURITIBA E SÃO PAULO - Em meio à polêmica das acusações contra o ex-presidente Lula, o Ministério Público Federal anexou à denúncia vídeos de dois novos depoimentos de delatores, colhidos há menos de um mês em Curitiba, que acusam o petista de ter fatiado a diretoria da Petrobras para levantar verbas para o PT e partidos aliados. No dia 31 de agosto, o ex-senador Delcídio Amaral afirmou que Lula abriu espaço para o PMDB na Petrobras para escapar de um possível pedido de impeachment no mensalão e para poupar seu filho, Fábio Luís, de um indiciamento proposto pela CPI dos Correios. Ao depor um dia depois, o ex-deputado Pedro Côrrea, cuja delação não foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal, apontou Lula como o mentor do loteamento de cargos na estatal, para angariar dinheiro para os partidos da base aliada.

Comparação reprovada

• Declaração de Lula de que político ‘por mais ladrão que seja’ é mais honesto que concursado é recebida com críticas nas redes sociais e vista como ‘leviana’ por associação de apoio a concursos

“Soa muito mal para alguém que dirigiu um país fazer uma comparação leviana desta natureza” Marco Antônio Araujo Junior presidente da Associação Nacional de Proteção ao Concurso

Bernardo Mello - O Globo

O ex-presidente Lula causou polêmica ao dizer que um político, “por mais ladrão que seja”, tem que encarar o povo na rua, enquanto um servidor concursado tem “emprego garantido para o resto da vida”. O presidente de uma das maiores associações de apoio a concursos considerou a declaração absurda. Ao afirmar, em pronunciamento na última quinta-feira, que um político, “por mais ladrão que ele seja”, é mais honesto do que um concursado, o ex-presidente Lula tinha um alvo: os procuradores do Ministério Público Federal que o denunciaram na véspera. A declaração, contudo, repercutiu muito mal, principalmente entre funcionários públicos, e continuou sendo criticada ontem nas redes sociais e por associações de concursados.

PT pede que candidatos defendam Lula na TV

• Petistas vão receber nota que contesta denúncia do Ministério Público

Sérgio Roxo - O Globo

SÃO PAULO - O Diretório Nacional do PT decidiu orientar os candidatos a prefeito do partido nas grandes cidades a ler no horário eleitoral uma nota de apoio ao ex-presidente Lula, que foi denunciado pelo Ministério Público Federal por corrupção e lavagem de dinheiro na última quarta-feira no âmbito da Lava-Jato. O partido também decidiu que vai realizar atos de solidariedade a Lula pelo país.

— Vamos recomendar a todos os nossos candidatos das capitais e das cidades que têm segundo turno que leiam uma nota de solidariedade ao Lula e de denúncia do golpe continuado — disse ontem o presidente do PT, Rui Falcão, após reunião da direção do partido.

Lula e PMDB barraram impeachment, diz Delcídio

“Ou abraço o PMDB ou vou morrer”, disse Lula para evitar seu impeachment no Mensalão, segundo Delcídio

• Ex-líder do Governo no Senado contou à força-tarefa da Lava Jato que petista, para evitar a própria cassação, fechou aliança com peemedebistas que estabeleceram ‘tentáculos em toda a estrutura de governo’

Ricardo Brandt, enviado especial a Curitiba, Julia Affonso, Mateus Coutinho e Fausto Macedo – O Estado de S. Paulo

Em depoimento gravado na investigação da Operação Lava Jato sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o delator e ex-senador Delcídio Amaral (ex-PT-sem partido-MS) contou como se deu o início da parceria PT-PMDB no governo federal. Segundo Delcídio, durante o Mensalão, Lula ‘abraçou’ o PMDB para evitar o risco de sofrer seu próprio impeachment.

O ex-senador declarou que no início da gestão Lula, o governo era ‘muito hermético’ e ligado aos partidos que tinham levado o petista à Presidência.

“Quando sobreveio o Mensalão, ele (Lula) percebe que ele se arruma ou ele poderia ser impichado, inclusive. Uma tese que era defendida desde o início do governo pelo ex-ministro José Dirceu (era) que o PMDB deveria participar ativamente da base do governo. O próprio José Dirceu trabalhou nisso. Quando o José Dirceu foi levar essa aliança para o Lula já combinado com o PMDB, o Lula não topou. Aí veio o Mensalão”, contou Delcídio.

Denúncia de Lula do tríplex revela tese que PGR sustentará no Supremo

Julia Affonso, Fausto Macedo e Ricardo Brandt – O Estado de S. Paulo

CURITIBA - A primeira denúncia criminal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentada nesta quarta-feira, 14, pelo Ministério Público Federal, em Curitiba, revela a tese que será usada nas acusações formais que imputarão ao petista envolvimento direto no crime de organização criminosa da força-tarefa da Operação Lava Jato.

“Nesse esquema criminoso, Lula dominava toda a estrutura por ele montada, com plenos poderes para decidir sobre sua prática, interrupção e circunstâncias”, registram os procuradores da República, na denúncia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra o ex-presidente, a sua mulher, Marisa Letícia, e outros seis acusados.

Alvo de críticas, em especial da defesa, a forma como foi divulgada em entrevista coletiva a primeira denuncia contra Lula e a ampla explanação sobre o contexto da estrutura criminosa montada no governo federal, que teria vitimado a Petrobrás, foi montada pelos 13 procuradores da República de Curitiba, com acompanhamento direto do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

A peça acusatória tornada pública ontem resume o papel de Lula como mandante da organização criminosa, para contextualizar os crimes alvos da Lava Jato. Desde março de 2014, os investigadores miram uma sistemática criada por um núcleo político, que envolvia PT, PMDB e PP, e um cartel das maiores empreiteiras do País para lotear cargos na Petrobrás e arrecadar fundos por meio de pagamentos de propinas – que variavam de 1% a 3% dos contratos, um prejuízo de mais de R$ 40 milhões.

Juiz repudia Lula por ‘analfabeto político’

• Presidente da Associação Paulista de Magistrados Jayme de Oliveira reagiu ao pronunciamento do ex-presidente que, ao contra-atacar a Lava Jato, disse que existe servidor público com diploma que é 'analfabeto político'

Fausto Macedo e Julia Affonso – O Estado de S. Paulo

O juiz Jayme de Oliveira, presidente da Associação Paulista de Magistrados, principal e mais influente entidade da toga estadual de São Paulo, declarou nesta sexta-feira, 16, que ‘a fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o serviço público não é digna de quem já ocupou o cargo mais alto da República’.

Na quinta, 15, Lula contra-atacou a Operação Lava Jato, que o acusa formalmente perante a Justiça Federal por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

O ex-presidente criticou os procuradores da República que o denunciaram. Ele disse que existem servidores concursados e diplomados que são ‘analfabetos políticos’.

Denúncia dá oportunidade para Lula se defender, diz Gilmar Mendes

• Ministro também não quis avaliar a existência ou não de provas na denúncia apresentada pelos procuradores da Lava Jato. "Não conheço (o processo). Isso terá que ser analisado", afirmou

Clarissa Thomé - O Estado de S. Paulo

RIO - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, comentou nesta sexta-feira, 16, a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feita na quarta-feira, 14, pelos procuradores da Operação Lava Jato. Mendes, no entanto, preferiu não entrar no debate sobre se a força-tarefa errou a mão ao se referir ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "comandante máximo" do esquema de corrupção na Petrobrás sem denunciá-lo como tal.

"O que é positivo e dá segurança ao presidente Lula e aos seus advogados é que agora tem uma denúncia. O mais é mimimi e trololó. Havendo denúncia, se defende daquela denúncia que foi proferida", disse o ministro. "Todas as outras considerações que não constam da denúncia, ele não precisa responder".

Para Mendes, o fato de a denúncia ter sido feita tira a questão do debate político e a coloca no âmbito doJudiciário. "Ele tem agora a possibilidade de fazer defesa, que será apreciada por juiz independente; terá chance de recurso. A partir de agora o processo está judicializado".

O ministro também não quis avaliar a existência ou não de provas na denúncia apresentada pelos procuradores da Lava Jato. "Não conheço (o processo). Isso terá que ser analisado", afirmou.

Dilma-Temer. Mendes disse que não espera julgar este ano o pedido de impugnação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer, se a fase de instrução não se encerrar até novembro.

"Eu sei que o que preocupa é se houver um juízo positivo de uma eventual cassação ainda este ano, haveria eleições diretas. Do contrário, eleições indiretas, como determina a Constituição. Mas o futuro a Deus pertence. Vamos aguardar.

O ministro classificou o processo como "peculiar". "A figura central desse processo (a ex-presidente Dilma Rousseff) saiu com o impeachment. Tudo isso dá uma nova configuração ao processo", complementou o ministro.

Segurança. Mendes está no Rio para acertar a participação das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança nas eleições no Rio. "Há preocupação singular com o Rio de Janeiro. Se houvesse a solução de continuidade quanto à presença dessas forças com encerramento da Paralimpíada, nós teríamos talvez uma situação agravada. Falou-se até num efeito rebote, o crime poderia vir com vontade redobrada", afirmou Mendes, que classificou a situação de segurança no Rio como "uma das piores no mundo".

CNMP indefere pedido de Lula contra procuradores da Lava Jato

• Defesa do ex-presidente pedia que os procuradores se abstivessem de usar a estrutura e recursos do MPF para 'manifestar posicionamentos políticos ou, ainda, jurídicos que não estejam sob atribuição dos mesmos'

Beatriz Bulla e Rafael Moraes Moura - O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - O conselheiro Valter Schuenquener, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), indeferiu nesta sexta-feira (16) pedido de liminar apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra os procuradores da Força Tarefa da Lava Jato que denunciaram o petista.

A defesa de Lula pedia que os procuradores se abstivessem de usar a estrutura e recursos do Ministério Público Federal para “manifestar posicionamentos políticos ou, ainda, jurídicos que não estejam sob atribuição dos mesmos”.

A representação é contra o coordenador da Força Tarefa, Deltan Dallagnol, e os procuradores Roberson Pozzobon e Julio Carlos Motta Noronha, que fizeram a apresentação da denúncia contra Lula, sua esposa, Marisa Letícia, e mais seis pessoas pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro em investigação relacionada à Lava Jato.

Em seu despacho, o conselheiro Valter Schuenquener destacou que “o CNMP não é órgão estatal de censura prévia de membros do Ministério Públicos”.

'Lula é um artista', diz Alckmin sobre discurso do ex-presidente

• Segundo o governador de São Paulo, Lula não entrou no mérito das denúncias, ficou somente "floreando"

Luiz Fernando Toledo - O Estado de S. Paulo

O governador de Sâo Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou na manhã desta sexta-feira, 16, que o ex -presidente Lula é um "artista", ao comentar o discurso do político contra as acusações do Ministério Público Federal. "Ele está no seu direito (de se defender). O Lula é um artista. Ele não entra no mérito, fica floreando", disse, durante evento de restauração de espaços da Secretaria da Justiça, na região central de São Paulo.

Alckmin afirmou que a política hoje deve ser objetiva e servir aos interesses do cidadão, sem focar em políticos. "O que eu entendo que é a nova política: é objetiva, do interesse público. Montoro dizia que nós devemos ser sempre um zé ninguém a serviço de uma grande causa. O importante não são as pessoas, é o objetivo. Melhorar a vida das pessoas, servir. Todos nós estamos sob a égide da lei.".

E cutucou o ex-presidente ao dizer que todos devem prestar contas à sociedade. "Ninguém é melhor do que o outro. Se há uma acusação, você tem que prestar contas, e não fazer firula política. Tem que prestar contas à sociedade".

PT determina defesa de Lula no horário eleitoral de candidatos na TV

• Partido vai elaborar nota padrão com aproximadamente 30 segundos; embora se trate de uma orientação formal do partido, a divulgação não será obrigatória

Ricardo Galhardo - O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - O Diretório Nacional do PT determinou que todos os candidatos a prefeito do partido em capitais, cidades com possibilidade de 2.º turno e municípios onde existe geração de rádio e TV, usem seus espaços no horário eleitoral gratuito para fazer a defesa de Luiz Inácio Lula da Silva após o ex-presidente ser alvo de denúncia por corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato.

Segundo o presidente nacional do PT, Rui Falcão, a direção do partido vai elaborar uma nota padrão com aproximadamente 30 segundos de duração que será distribuída a todos candidatos nos próximos dias. Embora se trate de uma orientação formal do partido, a divulgação não será obrigatória.

“Não vamos ficar discutindo com cada prefeito. Vamos remeter a nota e dizer que esta é uma orientação do Diretório Nacional, mas não é obrigatória. Estamos fazendo a disputa eleitoral. Existem visões diferentes”, disse Falcão.

A orientação é o primeiro sinal do impacto negativo da denúncia de Lula sobre o PT. A defesa do petista soterrou todos os demais temas que deveriam ser discutidos na reunião ampliada da cúpula partidária realizada anteontem em um hotel na região central de São Paulo.

Risco de boicote é evidente por causa de danos eleitorais

Marco Antonio Carvalho Teixeira* - O Estado de S. Paulo

Ao decidir que todos os candidatos do partido que disputam as eleições municipais deverão ler uma nota pública em defesa do ex-presidente Lula, ante denúncias apresentadas contra ele pelo MPF no contexto da Lava Jato, o PT emite alguns sinais. O primeiro é o de que a legenda impõe às candidaturas que explicitem solidariedade à sua principal liderança no seu momento mais delicado de desgaste e enfraquecimento de sua imagem pública, mesmo frente aos custos eleitorais que a medida pode ocasionar.

Não custa lembrar que o partido já perdeu cerca de 1/3 dos prefeitos que foram eleitos pela legenda em 2012, a maioria deles buscando fugir do desgaste que os sucessivos escândalos provocaram na legenda.

PT faz ginástica para acomodar ex-presidente Dilma Rousseff

Catia Seabra – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - O comando do PT faz ginástica para acomodar a ex-presidente Dilma Rousseff na estrutura partidária.

O presidente do partido, Rui Falcão, chegou a convidá-la para a presidência da Fundação Perseu Abramo, vinculada à sigla, mas a iniciativa sofreu tanta resistência que o PT estuda outra alternativa para Dilma: o cargo de presidente do Conselho Curador da fundação, de caráter figurativo.

Seu presidente recebe uma contribuição por participação em suas reuniões trimestrais. Já os integrantes da direção têm papel executivo e salário. Falcão surpreendeu o partido ao fazer o convite a Dilma durante reunião com Lula e o ex-ministro Jaques Wagner.

Lula 'abraçou' PMDB para esquivar CPI, diz Delcídio

Paula Reverbel – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - Em depoimento a investigadores, o ex-senador e delator Delcídio do Amaral afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou o espaço do PMDB no governo e na Petrobras para evitar pedido de indiciamento seu e de um de seus filhos na CPI dos Correios, que investigou o mensalão.

"Ou eu abraço o PMDB ou eu vou morrer", disse Delcídio para ilustrar o raciocínio que, segundo ele, foi feito por Lula eclosão do escândalo do mensalão. O depoimento foi prestado em 31 de agosto.

O ex-senador, que presidiu a CPI dos Correios, afirmou que o relatório que estava sendo elaborado propunha, entre outras coisas, o indiciamento do ex-presidente Lula e de um dos filhos dele. Delcídio diz acreditar que esse filho era Fábio Luís Lula da Silva –conhecido como Lulinha.

Teria havido, então, acordo que passou pelas lideranças dos partidos para que o pedido de indiciamento fosse retirado. Segundo o delator, os indícios, levantados especialmente pela oposição, eram suficientes para levar a um impeachment.

De acordo com o delator, o escândalo do mensalão foi um divisor de águas no governo do petista, que até então era "muito hermético", dando pouco espaço a partidos que não estavam com o PT desde antes de 2003.

"E daí o PMDB veio fortemente para o governo e estabeleceu tentáculos em toda a estrutura de governo, não foi só na Petrobras não", afirmou o ex-senador. "Assumiu o ministério de Minas e Energia, Eletrobras, o setor elétrico que, nos governos anteriores era feudo do PFL, o setor elétrico e de energia de modo geral passou a ser feudo do PMDB", acrescentou.

Delcídio diz ainda que foi escolhido para presidir a CPI dos Correios –que investigou o mensalão– porque era novato no Senado, não conhecia o regimento e poderia embaralhar as investigações.

Sem dúvidas - Merval Pereira

- O Globo

A expectativa no Ministério Público em Curitiba é que a decisão do juiz Sérgio Moro sobre a denúncia contra o ex-presidente Lula seja conhecida dentro de um prazo máximo de dez dias, a se confirmar a média de suas decisões anteriores.

Os procuradores não têm dúvidas sobre as acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em relação ao tríplex de Guarujá e ao armazenamento de pertences de Lula, mas admitem que não deixaram clara ao grande público a justificativa para ressaltar o papel do ex-presidente como chefe de todo o esquema de corrupção.

Era preciso caracterizar a ação de Lula à frente do esquema, o que é objeto de um processo a cargo da Procuradoria-Geral da República, para que ele pudesse ser responsabilizado pelo total de prejuízos que os procuradores atribuem em propinas pagas pela OAS em três contratos da empreiteira com a Petrobras, nas obras das refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco, e Repar, no Paraná, num montante de R$ 87 milhões.

Comunicação ruim - João Domingos,

- O Estado de S. Paulo

Não é raro ouvir de deputados e senadores que fazem parte da base de apoio do presidente Michel Temer no Congresso a observação de que do chefe do Executivo aos ministros, a impressão que eles passam é a de deslumbramento com o poder.
Deslumbramento tão grande que estaria levando todos a bater cabeça, como numa disputa para ver quem é que aparece mais.

Pode ser. Pode não ser.

O fato é que se eles passam essa impressão, há um culpado de fácil identificação, que se chama comunicação de governo.

Trata-se de uma questão estratégica. Governo que não a resolve vê seus índices de popularidade rumo ao precipício. E índices ruins são fatais para a credibilidade de qualquer governo, além de arruinarem perspectivas de sucesso eleitoral futuro.

Profundezas do atraso brasileiro - Fernando Abrucio

-Eu &Fim de Semana / Valor Econômico

Um dos principais temas do pensamento social brasileiro é a persistência do atraso. Por ângulos distintos, autores dos mais variados, como Sérgio Buarque de Holanda ou Raymundo Faoro, ressaltaram as diversas fontes que impedem a modernização do país ou a tornam artificial, quando não parceira dos querem manter um secular status quo. Essa preocupação retornou com entrevista recente do ex-presidente Fernando Henrique a Josias de Souza, na qual apareceu uma frase do seu livro "Diários da Presidência": "Este é o Brasil de hoje, onde a modernização se faz com a podridão, com a velharia, com o tradicionalismo, o qual na verdade ainda pesa muitíssimo". De que maneira tal diagnóstico ainda nos diz respeito?

Obviamente que as barreiras do atraso já não são as mesmas apontadas pelos autores clássicos. O Brasil avançou muito nos últimos trinta anos. O maior exemplo, sem dúvida, foi a construção do regime democrático mais estável e inclusivo de nossa história. Persistem falhas no sistema político, como o próprio processo de impeachment realçou, seja pelas razões que o geraram, seja pelo seu formato final. De todo modo, nunca tantos atores participaram do jogo político, com tantos controles mútuos, dificultando o retorno a um sistema autoritário, nos moldes da ditadura militar.

Calamidade histórica - Cristovam Buarque

- O Globo

• Os resultados do Ideb mostram estagnação do ensino fundamental

Inundações, terremotos, deslizamentos, filas de desempregados são calamidades visíveis que assustam; mas, felizmente, duram pouco tempo. Mas há calamidades invisíveis cujos efeitos só são percebidos quando já não há mais tempo para corrigi-las: são calamidades históricas. Nesta semana foi divulgado o estado de nossa educação de base no ano de 2015, conforme avaliada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação de Base (Ideb). A catástrofe não é visível de imediato, mas indica uma tragédia anunciada e duradoura por décadas. A falência do sistema educacional impede preparar nossas crianças para que elas enfrentem o próprio futuro e para que participem da construção do futuro do país. Há décadas podese perceber as consequências deste descaso. Mas, ao não ser visível, não tem sensibilizado o Brasil a dar o necessário cuidado à educação de base.

A ficha do governo Temer começa a cair no Congresso – Leandro Colon

- Folha de S. Paulo

Não há roteiro de começo de governo sem uma chuva de boas intenções anunciadas, propostas de reformas delicadas e profundas, além de promessa de austeridade fiscal e crescimento econômico.

A ficha começa a cair quando a bola rola nos salões do Congresso. O governo de Michel Temer vai sair no lucro se virar o ano celebrando a PEC do teto do gasto público como única medida de relevância aprovada.

Em entrevista ao repórter Ranier Bragon, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avisou, por exemplo, que a reforma da Previdência não vai a plenário antes de 2017.

Recomeço tênue - Míriam Leitão

- O Globo

Os sinais de estabilização da economia estão chegando aos indicadores setoriais. Tudo é bem tênue, mas os últimos dados mostram que os setores pararam de cair ou tem um começo de elevação. Indústria, comércio e serviços ainda apontam quedas fortes quando comparados com 12 meses atrás, mas estão estáveis sobre o início do ano. O empresário Abílio Diniz afirma que está vindo muito investidor para o Brasil.

Lula é um homem de visão, não um reles novo-rico - Demétrio Magnoli

- Folha de S. Paulo

A montanha pariu um camundongo? No centro do diagrama acusatório das procuradores da Lava Jato, o nome de Lula aparece como nexo de todas as operações de corrupção abrangidas pelo "petrolão". O ex-presidente é o "grande general" de uma "propinocracia", sistema político batizado pelo procurador Deltan Dallagnol. Mas, anticlímax, as acusações cingiram-se aos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, concentrando-se no sítio e tríplex. Se é isso que têm os investigadores —uns poucos milhões, dinheiro de troco para um mero Pedro Barusco— o "grande general" precisaria ser rebaixado a simplório sargento —e a Lava Jato provaria, uma vez mais, a validade perene do conselho lampedusiano de Tancredi: "Para que as coisas permaneçam iguais, tudo deve mudar".

Uma briga necessária – Editorial / O Estado de S. Paulo

Confirmado no posto, o presidente Michel Temer tem mostrado muito mais disposição para mexer em assuntos delicados e até para comprar briga do que na fase de interinidade. Essa é uma das notícias mais animadoras dos últimos dias. A faxina e o conserto efetivo das contas públicas, hoje em ruínas, dependem essencialmente dessa disposição. Impor maior controle à folha de remuneração do funcionalismo tem sido um dos maiores desafios para os governantes. Na quinta-feira passada, o Palácio do Planalto anunciou o veto integral ao projeto de lei de reajuste dos defensores públicos da União. Foi um lance importante para a implantação de um novo estilo administrativo. Se avançar nessa direção, o governo terá melhores condições para cuidar ao mesmo tempo das verdadeiras prioridades e da saúde financeira do setor público. Mantidos os padrões ainda em vigor, continuarão comprometidos tanto a qualidade das políticas oficiais quanto o equilíbrio orçamentário.

Dura lição – Editorial / Folha de S. Paulo

Quem ainda não se convenceu de que o insucesso do ensino por aqui tem mais a ver com ineficiência e iniquidade do que com falta de verbas deveria consultar os dados relativos ao Brasil no relatório "Education at a Glance 2016".

Referentes ao ano de 2013, as informações foram compiladas pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), conhecido clube das 35 nações mais desenvolvidas. A organização também reúne estatísticas sobre não membros, como o Brasil, e a comparação nem sempre é desfavorável ao país.

Considere-se o gasto público nacional com educação: segundo a OCDE, o setor absorve 16,1% do dispêndio governamental, acima da média de 11,2% do grupo. Como fatia do PIB, a cifra brasileira (5,5%) não só é maior que o padrão da OCDE (4,7%) mas também supera as de Chile (4%) e México (4,5%).

Alto custo da Justiça não compensa serviço prestado – Editorial / O Globo

• Não apenas o retorno que os tribunais dão à sociedade não compensa o quanto consomem dos impostos, como pagam salários acima de parâmetros mundiais

Não nos enganemos que a proposta mais do que inoportuna do aumento dos salários dos ministros do STF voltará à agenda do Congresso. Afinal, as corporações que controlam a máquina burocrática do Estado, respectivos sindicatos e representantes no Legislativo não desistem de continuar avançando sobre o dinheiro do já assoberbado contribuinte. Não importa a crise.

Houve apenas um recuo tático diante do gritante absurdo que seria reajustar, neste momento de crise fiscal, os proventos dos ministros, teto da remuneração do funcionalismo, de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil. Devido à não menos absurda indexação dos ganhos de incontáveis categorias de servidores na União, estados e municípios pelo ganho dos magistrados do STF, haveria um efeito cascata de aproximadamente R$ 5 bilhões, em um ano, no setor público como um todo.

Vou-me embora pra Pasárgada – Manuel Bandeira

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que eu nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada

Alceu Valença - Morena Tropicana