quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Opinião do dia - Luiz Werneck Vianna*

Delenda a Carta de 88, essas as palavras-chave que singularizam a empreitada em que estão envolvidos e que estão na base dos seus cálculos estratégicos para o futuro do país, pois é nela que identificam o maior obstáculo a seus desígnios. Não por acaso, uma das principais peças de sustentação política do atual governo se radica no agronegócio com as ambições territorialistas que o move. O culto ao americanismo por aqui não passa de um pasticho, uma vez que não se pode ignorar que a força do capitalismo nos EUA derivou em boa parte da conquista do Oeste como terra livre à ocupação, uma fronteira aberta para a expansão que não conhecemos.

A canhestra tentativa ora em curso de nos imprimir uma via à americana de sociedade, diante da natureza da nossa história e das nossas instituições, está destinada ao malogro se obedecer aos cânones normais. Se, no entanto, recorrer a outros expedientes, a trágica fábula do filme Bacurau, por mais enigmática que seja, talvez se torne uma infausta realidade que se imponha a vida dos brasileiros.

*Luiz Werneck Vianna, sociólogo, PUC-Rio. ‘A hipótese Bacurau’, Revista IHU On-Line e Blog Democracia Política e novo Reformismo, 8/10/2019

Nenhum comentário: