terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Temer diz que vazamento de delação atrapalha a economia

Temer diz que vazamento de delação 'interfere governo' e pede celeridade

A iniciativa do presidente ocorre após ter o seu nome, e da cúpula do PMDB, citado na delação do ex-executivo da empreiteira Cláudio Melo Filho

Carla Araújo e Tânia Monteiro - O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer (PMDB) enviou uma carta ao Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, para pedir celeridade nas investigações em andamento e também que as colaborações premiadas “por ventura existentes sejam, o quanto antes, finalizadas, remetidas ao Juízo competente para análise e eventual homologação e divulgação por completo”. “Com isso, a eventual responsabilidade criminal dos investigados será logo aferida”.

A iniciativa de Temer ocorre após ter o seu nome, e da cúpula do PMDB, citado na delação do ex-executivo da Odebrecht Cláudio Melo Filho. A estratégia do governo é questionar a legalidade da divulgação, o que, para deles, poderia comprometer a delação. O escalado, inicialmente, para fazer as críticas ao vazamento seria o senador Romero Jucá, mas após diversas reuniões o presidente decidiu tomar iniciativa e assinar o documento à PGR junto com a Advogada-Geral da União, Grace Mendonça. No sábado, Janot informou que iria solicitar uma investigação para apurar o vazamento de anexo de delação da Odebrecht.

Na carta, Temer justifica a necessidade da celeridade às investigações “a sérias crises econômica e política” que o País atravessa, destaca ações do governo para a retomada do crescimento e diz que o requerimento pela celeridade tem por objetivo ajudar o País. “A condução dessas e de outras política publicas a cargo da União vem sofrendo interferência pela ilegítima divulgação de supostas colaborações premiadas e investigações criminais conduzidas pelo Ministério Público Federal, quando ainda não completado e homologado”, escreve o presidente.

Temer diz ainda que o vazamento das delações gera um clima de “desconfiança, incerteza” obstruindo ações do governo. O presidente destaca que o “fracionado” e lento desenrolar dos procedimentos pré-processuais” envolvendo “múltiplos agentes políticos, funciona como elemento perturbador de uma série de áreas de interesse da União”.

O presidente destaca que seu governo está empenhado em reformas estabilizadoras para reverter o cenários social e macroeconômico de médio e longo prazo, reforça que a celeridade de uma resolução envolvendo as delações são medidas “indispensáveis à superação da situação fática vivenciada pelo país e que muitos prejuízos têm trazido à União e, consequentemente, a toda a população brasileira”.

A carta, enviada nesta segunda, foi recebida às 16h55 por Janot, de acordo com a cópia do documento divulgado pelo Planalto.

Temer foi hoje à tarde para São Paulo, depois de uma série de conversas e articulações para tentar conter o estrago da delações e os problemas causados na base aliada, que já começa a apresentar insatisfações, sinalizando até mesmo alguns desembarques do governo.

Nenhum comentário: