segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Arnaldo Jordy: Um remédio amargo

A decisão do governo federal de intervir na segurança pública do Rio de Janeiro já era especulada, diante da falência total da elite política e administrativa do Rio de Janeiro, que teve no final do ano passado a dramática situação de ter três ex-governadores presos: Sérgio Cabral, Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho; o presidente e quatro conselheiros do Tribunal de Contas do Estado; o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani; o influente ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, além de empresários como Eike Batista e outros, que simbolizaram a quadrilha que se instalou no Estado.

A intervenção já foi cogitada por diversas vezes pelo senador Lindbergh Farias, durante os governos de Lula e Dilma, ex-presidentes que, em diversas ocasiões, exaltaram os governos de Sérgio Cabral e assim, coniviram com o saque ao Estado, que ficou à beira da insolvência absoluta, especialmente após as obras superfaturadas para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Hoje, com as instituições desacreditadas e as contas falidas, o Rio vê o crime organizado tomar conta do Estado e controlar setores da própria polícia. Diante disso, não há como negar que a intervenção não é um ato despropositado. Algo precisa ser feito de imediato para conter esse câncer que tem o poder do tráfico de drogas para comprar mais poder, como bem retratado no filme “Tropa de Elite 2”, do diretor José Padilha. Não há como as organizações criminosas se desenvolverem a esse ponto sem uma certa cumplicidade do aparelho de estado.

O avanço do crime é um problema do Brasil inteiro, sim, mas é mais evidente no Rio de Janeiro, onde os territórios são disputados pelas organizações de traficantes em verdadeiras guerras que impedem até mesmo as crianças de ir à escolas, por medo de tiroteios e balas perdidas, e criam o caos na cidade em momentos como o carnaval. Por isso, é difícil encontrar naquele Estado quem seja contra uma intervenção. Só no ano passado, 134 policiais militares foram assassinados. Este ano, até quarta-feira, 21, outros 17 policiais haviam sido mortos.

*Marcus André Melo: O voo do pato manco

- Folha de S. Paulo

“Intervenção” é assombração. “É o tema mais controverso da Velha República, mais que estado de sítio”, segundo Afonso Arinos. As intervenções ocorriam quando havia conflito nas eleições estaduais —disputa pelo privilégio de apoiar o governo federal, como alertou Vitor Nunes Leal.

Ao contrário da Argentina, que tem história de intervenções sob regime democrático: Irigoyen (em 10 das 14 províncias) e Menem (em seis) foram os campeões.

No Brasil, a última havia sido em 1924. No Rio de Janeiro, após a eleição de 1922, cuja vitória era disputada por dois governadores, um da oposição estadual que fora empossado pela Assembleia Legislativa e outro da situação que tomou posse munido de um habeas corpus do STF. Mas o primeiro era apoiado pelo presidente Artur Bernardes, que anulou o resultado, nomeou um interventor e convocou novas eleições. Vencidas pelo primeiro, é claro. No mesmo figurino ocorrera a primeira, em 1914.

Fernando Limongi: A casta de toga

- Valor Econômico

Nada justifica os privilégios do Poder Judiciário

No início de fevereiro, a revista "Isto é" festejou "o novo tom da justiça". Para a revista, "o Supremo não se dobra a pressões" e rejeita "acomodações". Posando com caras de durões e trajando capas, os Ministros foram retratados como heróis, membros da Liga da Justiça.

Na abertura do ano judiciário, 'Os Onze Supremos' foram recepcionados pela FRENTAS (Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público). Os juízes e promotores não saudavam o estrelato de seus líderes. Estavam ali para pressionar, defender o seu. De lá para cá, a pressão só cresceu e, no final dessa semana, circularam rumores de que magistrados estariam dispostos a entrar em greve.

Não é a primeira vez que juízes pressionam o Supremo e ameaçam paralisar atividades. Fizeram o mesmo em 2000, ano da aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da imposição de tetos salariais. Cortes e austeridade fiscal para todos, menos para os magistrados.

Nelson Jobim, em seu depoimento à História Oral do Supremo, desce aos detalhes, narrando peripécias de fazer inveja a Pedro Malasartes. Jobim manipulou pauta do Supremo, blefou, ameaçou, fez acordos com líderes do movimento grevista e muito mais. Tudo para escapar dos limites impostos pelo teto constitucional sem parecer que o Supremo cedera ao 'sindicato'. Para tanto, contou com a anuência do Presidente Fernando Henrique e fez tabelinha com o então Ministro Chefe da Casa Civil, Pedro Parente --a quem define como um 'craque' -- e com Gilmar Mendes, à época na Advocacia Geral da União.

Demétrio Magnoli: Que tiro foi esse?

- O Globo

A Paraíso do Tuiuti recuperou o morro clássico, puro e sofrido, adicionando-lhe o discurso farsesco do PT, que faz a escravidão perenizar-se no “cativeiro social”, celebra a CLT varguista e anuncia uma “libertação” conduzida pelo “quilombo da favela”. Na quarta de cinzas, encerrado o carnaval político pra inglês ver, chegou a intervenção federal, pra brasileiro ver. Que tiro foi esse? Os jornalistas referem-se à “intervenção na área de segurança do Rio”, numa tentativa desesperada de conciliar o conceito à realidade factual. O governador segue no comando do governo estadual. Mas o Planalto, com seu beneplácito explícito, cassa-lhe o controle da segurança pública. O paradoxo indica o triunfo da Tuiuti: continuamos, deploravelmente, a fingir que o morro — tanto faz se casto ou criminoso, subjugado ou sublevado — é um mundo à parte.

A história velha evolui em novo capítulo. Na sua hora áurea, a política das UPPs ganhou tanto apoio, político e popular, quanto terá a intervenção, ao menos na sua fase inicial. As UPPs produziram um equilíbrio temporário, cobrindo com gaze fina a ferida purulenta. Nas “comunidades pacificadas”, atualizaram-se os pactos criminosos, enquanto se redividiam os territórios das facções armadas. A milícia, que é a “polícia do B”, alastrou seu poder, saltando dos serviços de botijão de gás e “gatonet” para os negócios imobiliários. O CV desgastou-se em conflitos com a ADA e o TCP, o que preparou a irrupção do PCC em terras cariocas.

Sob a precária segurança das UPPs, nada se fez para reformar as polícias, identificar as ramificações políticas do crime organizado ou radiografar suas relações com as autoridades públicas. A ruptura do equilíbrio provisório decorreu do colapso financeiro estadual, que provocou uma implosão da Polícia Militar, nas formas de ondas de abandonos abertos ou ocultos dos empregos. Os pedidos de baixa, o absenteísmo disfarçado e a cooptação de policiais pelas milícias e pelas facções escancararam a cidade à criminalidade comum. Agências dos correios pararam de entregar objetos em áreas críticas da metrópole. Táxis começaram a recusar corridas fora dos limites da Zona Sul. Que tiro foi esse? As armas e os projéteis desceram o morro, dinamitando a “normalidade” prévia. Daí, a intervenção.

Marcus Pestana: A intervenção no Rio e os desafios na segurança

- O Tempo (MG)

Na última segunda-feira, entramos pela madrugada na Câmara dos Deputados, discutindo e deliberando sobre o decreto presidencial que determinou a intervenção federal na área da segurança pública do Rio de Janeiro. Foi uma medida extrema e polêmica diante das cenas chocantes e dramáticas ocorridas nas semanas próximas do Carnaval. O Rio, símbolo do Brasil no exterior, parecia uma cidade sitiada pelo crime organizado. Chegamos ao extremo absurdo de existir um aplicativo de internet sobre zonas com tiroteio e vias principais ilhadas pela ousadia e agressividade do tráfico.

A insegurança hoje é um dos principais problemas nacionais. Principalmente nos grandes centros urbanos, mas que também em pequenas e médias cidades e na zona rural. A população brasileira reclama medidas urgentes e eficazes que combatam a violência. Os cidadãos de bem exigem o fim da retórica vazia de planos que não saem do papel e a retomada do controle da situação por meio de ações efetivas que gerem resultados concretos.

Vinicius Mota: Aspectos da intervenção

- Folha de S. Paulo

O que vai acontecer na segurança pública do Rio sob intervenção federal? Quais serão as consequências políticas da medida? Na linha da largada, quando ainda predomina um nível baixo de informação, eis o pouco a afirmar:

1. A ação tem amplo respaldo popular, apurou pesquisa Ibope solicitada pelo Planalto. O resultado fica dentro do padrão das mobilizações similares anteriores;

2. O brasileiro confia nas Forças Armadas mais do que nas outras instituições testadas pelo Datafolha em junho de 2017;

3. Os militares brasileiros desenvolveram larga capacitação em intervenções urbanas na área da segurança pública. Mais de 10% do contingente esteve no Haiti ao longo dos 13 anos da missão da ONU;

4. Na comparação com a bagunça e com o grau de infestação delinquencial das polícias do Rio, é provável que o efeito inicial da intervenção federal seja positivo;

*Celso Rocha de Barros: Alckmin tem chances de vencer?

- Folha de S. Paulo

O PSDB, como o PT, enfrenta o desgaste de ser identificado com o sistema político que desabou

Não duvido que Geraldo Alckmin e o PSDB de São Paulo tenham muitas qualidades. Afinal, essa coisa de acreditar que alguém pode vencer várias eleições seguidas só enganando o eleitorado é coisa de tucano, e eu sempre votei no outro cara.

Mas a vida do candidato pessedebista à Presidência não anda fácil.

Nas últimas eleições presidenciais o PSDB foi um competidor fortíssimo. Tinha votações muito expressivas em São Paulo e nos outros estados de agronegócio forte. Era altamente competitivo em Minas Gerais. Desde que FHC neutralizou Maluf nos anos 1990, os tucanos não tiveram desafiantes pelo flanco direito. A hegemonia no campo antipetista trazia muito apoio na elite econômica e entre os formadores de opinião. É difícil imaginar que algum outro partido tivesse conseguido resultados melhores contra o lulismo em seu auge.

Um impeachment, vários ministérios com Temer e diversos líderes pegos pela Lava Jato depois, ficou mais difícil para o PSDB.

Angela Bittencourt: Meirelles precipita mudança na equipe

- Valor Econômico

"Apostamos na virada e não no pior", diz Rosenberg

O ministro da Fazenda Henrique Meirelles e sua determinação para disputar a Presidência da República convidaram o núcleo político do Planalto a participar da dança das cadeiras na equipe econômica e devem movimentar a Esplanada dos Ministérios nesta semana.

Meirelles vai decidir, entre fim de março e início de abril, se concorre às eleições ou se fica na pasta. Na última semana, de intensa exposição à mídia, o ministro apresentou como pessoal o calendário eleitoral - 7 de abril é data-limite para candidatos deixarem cargos públicos. Em nenhum momento atribuiu o título de ministro de Estado ao presidente Michel Temer.

O ministro-candidato colocou o carro na frente dos bois ao enfatizar publicamente sua disposição para ampliar a participação no governo e ao demonstrar reservadamente o interesse de indicar o seu sucessor na Fazenda. O ex-secretário do Tesouro, hoje secretário-executivo da pasta, Eduardo Guardia, vem sendo preparado por Meirelles para sucedê-lo, mas o senador Romero Jucá (MDB-RR), líder do governo no Senado, defendeu sem firula o ministro do Planejamento para o cargo.

Funcionário de carreira, Dyogo Oliveira assumiu interinamente o comando do Planejamento em 23 de maio de 2016, substituindo Jucá. Foi efetivado somente em março de 2017, após frustradas tentativas de Meirelles de anexar o Planejamento à Fazenda.

Oliveira tornou-se um assessor particularmente caro ao presidente Temer por propor e defender a liberação das contas inativas do FGTS e do PIS/Pasep. A transferência desses depósitos aos trabalhadores injetou na economia quase R$ 70 bilhões e viabilizou a maior desalavancagem das famílias que se tem notícia. Com dívidas quitadas, os brasileiros estão prontos para consumir e a empurrar o país a um ciclo de crescimento que será sustentado, de fato, com a expansão dos investimentos.

Cida Damasco: Na arena do Planalto

- O Estado de S.Paulo

Temer e Meirelles disputam paternidade da economia que "deu certo"

Dois candidatos a candidato à Presidência, cada um bem abaixo de 5% nas pesquisas de intenção de votos, disputam o legado da política econômica do governo Temer. Detalhe: os dois são vizinhos no Planalto. Temer cada vez mais dá sinais de que é candidato à reeleição, seja para valer ou até para garantir uma “sobrevida” no final do mandato. E Meirelles, ao seu estilo, vem admitindo interesse em mudar do ministério para a Presidência, enquanto busca um partido para abrigar seu projeto - a sua própria legenda estaria inclinada a ficar com o tucano Alckmin.

Poucos dias após a apresentação da agenda requentada de 15 pontos, em que o governo tentou passar a impressão de que não está parado e dispõe de alternativas para ajudar a tapar o buraco da reforma da Previdência, o ministro da Fazenda deu a senha: está pensando no assunto e considera a Fazenda uma “etapa já cumprida”.

O presidente, por sua vez, derrotado na Previdência e, tudo indica, também convencido de que encerrou sua missão na economia, virou-se para outras bandas. Melhor dizendo, para a banda da segurança, com a polêmica intervenção militar no Rio e a mais que polêmica criação do Ministério da Segurança.

Luiz Carlos Mendonça de Barros: Na economia, Trump segue Dilma

- Valor Econômico

Economias de mercado, sempre acabam superando as crises criadas pela má gestão dos homens públicos

O populismo, seja de direita ou de esquerda, segue sempre o mesmo roteiro para o desastre. Esta máxima, que vários analistas políticos extraíram do comportamento da história em vários momentos do passado, mais uma vez está presente no início do segundo ano de mandato do presidente Trump. A demagogia barata do presidente republicano, na linha do movimento Tea Party, entra em conflito direto com a dinâmica de uma economia de mercado madura e funcional como a dos Estados Unidos. O resultado vai ser novamente um desastre de grandes proporções.

O presidente americano herdou de seu antecessor democrata um cenário econômico altamente favorável, depois de quase dez anos de uma crise mundial gravíssima. O governo Obama corajosamente seguiu, no início de seu mandato, uma agenda tipicamente keynesiana, com intervenção do governo no resgate de bancos e empresas privadas e o apoio político a uma gestão heterodoxa por parte do Federal Reserve. Posteriormente, articulou com a liderança política da Europa o engajamento do BCE na política monetária super expansiva adotada pelo Fed, mesmo sob o bombardeio dos ultra ortodoxos do Banco Central alemão. A eleição do italiano Mario Draghi como presidente do BCE permitiu que os dois gigantes econômicos do ocidente trabalhassem lado a lado para tirar o mundo de uma das mais graves crises econômicas da história.

Ricardo Noblat: Meirelles está jogando dinheiro fora

- Blog do Noblat

Pelas costas, todos riem dele

Salvo em igrejas evangélicas onde homens de boa fé como ele costumam ser bem recebidos, o ministro Henrique Meirelles, da Fazenda, não encontra a menor acolhida quando bate à porta de partidos e de políticos atrás de apoio para disputar a próxima eleição presidencial. E o pior: ainda imagina que poderá atrair apoios, sim.

O presidente Michel Temer não moverá um dedo por ele. Menos porque acredite nas chances de se reeleger. Ficará satisfeito em não sair escorraçado do Palácio do Planalto. E mais porque Meirelles, uma vez candidato, assumiria a paternidade por tudo o que o governo possa ter feito de bom na economia, deixando o resto na conta de Temer.

Sem Huck e impasse tucano, Alckmin se volta a MG e Rio

Racha em São Paulo está controlado, favorecendo avanço em Estados-chave

Igor Gielow | Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - Passada a ameaça Luciano Huck e com o aparente acordo firmado para a sucessão em São Paulo, o clima melhorou no PSDB para tentar alavancar a pré-candidatura de Geraldo Alckmin ao Planalto. Os dois maiores colégios eleitorais depois da casa do governador paulista, Minas e Rio, são os próximos focos.

Não que tenha sido simples ou que será daqui em diante, como diz um coordenador tucano. Mas a turbulência do começo do ano cedeu, apesar da ansiedade para que Alckmin supere os dois dígitos em pesquisas de opinião até abril —hoje ele está no limiar.

Nesse período o PSDB viu ressurgir a possibilidade de o apresentador concorrer, na esteira da virtual inelegibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado em segunda instância por corrupção.

A desistência do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, de disputar prévias também retirou um óbice que vinha atrapalhando o governador.

O outro nó que parece quase desatado é São Paulo. Alckmin queria ver seu vice, Márcio França (PSB), como candidato único de sua base no Estado. O PSDB reagiu e, a seus três pré-candidatos já colocados, surgiu com força movimento em favor do prefeito paulistano, João Doria.

A fatura ainda não está emitida, mas encaminhada o suficiente para as atenções tucanas se voltarem para Rio de Janeiro e Minas Gerais.

ALIANÇAS
Em Minas, o candidato natural do tucanato, Antonio Anastasia, está firme na disposição de não concorrer. Alckmin o estimulou, mas a reação do senador foi a de agradecer a deferência. Seu grupo trabalha pelo nome do deputado federal Rodrigo Pacheco, hoje no MDB mas que deverá filiar-se ao DEM.

Se vingar, assegura palanque em Minas para Alckmin. A expectativa dos tucanos é chegar ao segundo turno, quando a derrota do governador Fernando Pimentel (PT) é considerada como muito provável.

Alckmin convida Paes para o PSDB

Ex-prefeito do Rio, que negocia também com o PP, pediu uma semana para pensar

Fernanda Krakovics | O Globo

De saída do PMDB e com um pé no PP, o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes, pré-candidato a governador, foi convidado pelo presidente do PSDB e governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a voltar para o partido. Ele pediu uma semana para dar uma resposta.

Os dois se reuniram na tarde de anteontem, por cerca de duas horas, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. A eventual filiação de Paes ao PSDB daria um palanque forte no Rio, terceiro maior colégio eleitoral do país, para Alckmin, que é pré-candidato à Presidência da República.

— Ele insistiu muito para que o Eduardo retornasse ao PSDB. Isso deu uma balançada no Eduardo, que pediu uma semana para avaliar — disse um aliado de Paes.

O ex-prefeito foi filiado ao PSDB de 2003 a 2007, período em que chegou a ser secretário-geral e candidato a governador. Na época deputado federal, ele foi dos mais aguerridos opositores do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Paes foi para o PMDB, partido da base de Lula, em 2007, a convite do então governador do Rio Sérgio Cabral. Na ocasião, escreveu uma carta para Marisa Letícia, esposa do petista, já falecida, pedindo desculpa por ter atacado um de seus filhos na CPI dos Correios.

Paes já comunicou aos dirigentes do PMDB que deixará o partido e deve pedir formalmente sua desfiliação até amanhã.

Ontem, o ex-prefeito se reuniu com o presidente estadual do PP, o vice-governador Francisco Dornelles. As negociações com o partido estão avançadas, mas esbarram em alguns entraves. O ex-prefeito queria, por exemplo, assumir o comando do diretório estadual, o que não foi aceito.

— Não é nem que ele queira entrar e já sentar na janela. Ele queria assumir era o volante — ironizou um integrante do PP.

Também há resistência no partido à entrada de alguns deputados que viriam com Paes, como Soraya Santos (PMDB-RJ). A disputa é por controle de diretórios municipais, áreas de votação e distribuição dos fundos eleitoral e partidário.

DESGASTE
Paes tenta se descolar do desgaste do PMDB no estado, que está com sua cúpula presa e patina com a administração de Luiz Fernando Pezão.

O ex-prefeito mantém o plano de ser candidato mesmo com a confirmação, anteontem, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio, de sua condenação por abuso de poder político e econômico, nas eleições de 2016, e a consequente inelegibilidade por oito anos. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.

A ação foi proposta pela coligação “Mudar é possível”, cujo candidato a prefeito do Rio em 2016 foi o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL).

Ele acusou Paes de usar a prefeitura para contratar, por R$ 7 milhões, uma empresa para elaborar o plano de governo do candidato do PMDB à sua sucessão, Pedro Paulo.

Avança negociação de Meirelles com o MDB

Andrea Jubé, Fabio Graner e Raymundo Costa | Valor Econômico

BRASÍLIA - As conversas do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, com o MDB para uma possível filiação avançaram e algumas lideranças graúdas do partido do presidente Michel Temer chegam a garantir que o destino dele já estaria certo nessa direção. Na contagem regressiva para se afastar do cargo, o ministro tem um mês e meio para se viabilizar como candidato e construir apoio político em torno de seu nome, tarefa que não é fácil.

No fim da tarde do último sábado, Meirelles tratou do assunto com o presidente Michel Temer, em reunião no Palácio do Jaburu. Os dois falaram de sucessão presidencial, da candidatura Meirelles e da cogitação do ministro de se filiar ao MDB.

Meirelles, que conversa também com o PRB, gostaria de se candidatar por um partido grande, como o MDB, com tempo de televisão e estrutura em todo o país. Mas em princípio, o candidato do MDB chama-se Temer.

Embora demonstre cada vez mais apetite pela sucessão presidencial, Meirelles ainda tem dúvidas sobre esse caminho, segundo apurou o Valor. Por isso, ele está na fase de pedir pesquisas qualitativas para verificar a viabilidade de seu nome.

Temer inicia 'xadrez' de reforma ministerial

Ele terá que resolver casos de pastas com interinos e trocar auxiliares que sairão candidatos

Daniel Carvalho, Angela Boldrini | Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - O presidente Michel Temer começa nesta semana a desenhar o mapa de substitutos dos ministros que deixarão seus cargos no início de abril para disputar as eleições.

Os titulares das pastas e seus partidos já têm indicados para apresentar ao Palácio do Planalto. A lista inclui até nomes envolvidos em denúncias de corrupção.

Além de ter que decidir o que fazer com os Ministérios do Trabalho e da Indústria —hoje chefiados por interinos— e com o novo Ministério da Segurança, Temer terá que escolher quem vai assumir outras 13 pastas que ficarão vagas a partir de 7 de abril, prazo para a desincompatibilização.

Raul Jungmann deve ser deslocado nesta semana da Defesa para o novo Ministério da Segurança Pública.

Nos próximos dez meses, terão novo comando devido às eleições: Esporte, Desenvolvimento Social, Turismo, Integração Nacional, Relações Exteriores, Saúde, Educação, Ciência e Comunicações, Transportes, Meio Ambiente e Minas e Energia. A Fazenda também pode passar por uma troca, se Henrique Meirelles for candidato à Presidência.

"A ideia é que os partidos que hoje têm uma influência nos ministérios mantenham essas influências, até porque estamos contentes com o trabalho de todos. Os partidos serão ouvidos", diz o ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo), responsável pela articulação política.

Jungmann será o novo ministro da Segurança Pública; general Luna vai para Defesa

No lugar de Jungmann na Defesa assume o general Joaquim Silva e Luna

Andreza Matais | O Estado de S. Paulo

O presidente Michel Temer escolheu o ministro Raul Jungmann para assumir o novo ministério da Segurança Pública. A decisão foi tomada hoje e o anúncio será feito nesta segunda-feira, 26. O ministério será criado por Medida Provisória.

No lugar de Jungmann na Defesa assume o general Joaquim Silva e Luna, atual secretário-geral da pasta. Ele foi chefe do Estado Maior do Exército e é general do Exército da reserva.

O nome do ministro sempre foi o preferido do governo para a nova pasta que será responsável pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e Secretaria de Segurança Pública, hoje vinculadas ao Ministério da Justiça.

O ministério é mais uma medida do governo dentro do pacote para reforçar a segurança pública. A primeira foi a intervenção na segurança do Rio de Janeiro, informação também revelada pela Coluna.

O presidente se reuniu hoje com Jungmann no Palácio do Jaburu, além dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria de Governo), Sergio Etchegoyen (GSI) e o deputado Darcisio Perondi (MDB-RS), vice-líder do governo. (colaboraram Tânia Monteiro e Vera Rosa)

Por que as reformas não avançam?: Editorial | O Estado de S. Paulo

É frustrante perceber que é possível se chegar a uma cabal demonstração da necessidade de se realizar a reforma da Previdência e mesmo assim ela não ser aprovada no Congresso. Nos últimos meses, o País assistiu a um profícuo debate sobre as atuais regras para concessão de benefícios previdenciários, seus efeitos desastrosos nas contas públicas, suas injustiças e sua crescente incompatibilidade com a realidade demográfica. Ficou evidente que não haverá crescimento sustentável sem uma profunda mudança na Previdência. Apesar de tudo isso, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16 não foi adiante.

É de perguntar de onde provém tanta dificuldade para aprovar as reformas. Certamente, há grupos politicamente organizados que estão muito interessados em manter o status quo. No caso da Previdência, eram evidentes as pressões e as manobras do funcionalismo para que as regras atualmente vigentes permanecessem inalteradas. Também não é difícil constatar as mazelas do Legislativo, no qual um significativo número de parlamentares manifesta reiteradamente, com abundância de sinais, seu descompromisso com o interesse público. Para esses parlamentares, os motivos que justificam determinadas propostas legislativas sempre parecem frágeis. Só realidades mais palatáveis e redutíveis a vantagens concretas mostram-se aptas a mover o seu íntimo convencimento.

É preciso reorganizar a base para privatizar a Eletrobras: Editorial | Valor Econômico

Se faltavam mesmo entre 30 e 40 votos para aprovar a reforma da Previdência, como vinha alegando o governo, pode até fazer sentido a troca de uma emenda constitucional que requisitava três quintos de apoio na Câmara (308 deputados) por 15 projetos de lei que exigem apenas maioria simples (257 votos) para avançar. No entanto, a nova prioridade legislativa para o restante do mandato do presidente Michel Temer depende de uma reorganização da base aliada que, na prática, ainda não se vê.

Um sinal de alerta se acendeu, na semana passada, com a recusa de vários partidos da órbita governista em votar a MP 800. Essa medida provisória, que perde vigência hoje, permitia estender de cinco para 14 anos o prazo máximo de duplicação das rodovias concedidas à iniciativa privada pela ex-presidente Dilma Rousseff. A queda súbita na demanda de veículos e a falta dos empréstimos de longo prazo prometidos pelo BNDES para financiar investimentos das concessionárias tornaram inexequível o cumprimento das exigências dos contratos. As empresas e o governo argumentam que, sem um reequilíbrio econômico das concessões, elas precisarão ser devolvidas à União e haverá ainda mais atraso na execução das obras.

Tarefa da prefeitura: Editorial | O Globo

É legítimo que o município invista recursos num evento que atrai turistas e gera renda

O carnaval é um patrimônio da cidade, vitrine incontestável de seu espírito alegre e festivo. Não foi por acaso que esteve representado com destaque nas cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada Rio 2016, transmitidas para bilhões de espectadores no mundo todo. Mas não só. É um meio de sobrevivência também. Segundo números da Riotur, no ano passado, a festa movimentou cerca de R$ 3 bilhões, atraindo 1,1 milhão de turistas.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a ocupação hoteleira na capital este ano foi de 86%, chegando a 96% em bairros como Flamengo e Botafogo. Performance excelente, considerando que a cidade ganhou 20 mil novos quartos para os Jogos. Os números do carnaval de rua também impressionam. Segundo a Riotur, os blocos carnavalescos reuniram este ano 7 milhões de foliões em mais de 600 desfiles.

Fantasma de volta: Editorial | Folha de S. Paulo

Descoberta de contas secretas constrange tucanos e exige a elucidação do destino do dinheiro

O engenheiro Paulo Vieira de Souza, que trabalhou para o governo do Estado de São Paulo por cinco anos e deixou suas funções há quase uma década, voltou a assombrar os políticos a que serviu.

Conhecido como Paulo Preto, dirigiu a Dersa, estatal que construiu grande parte do sistema rodoviário paulista, e foi apontado por executivos de três empreiteiras como responsável pelo desvio de milhões de reais dos cofres estaduais para campanhas do PSDB.

Veio à tona agora a informação de que a Suíça comunicou às autoridades brasileiras a existência de contas secretas associadas a Souza, que teriam movimentado o equivalente a impressionantes R$ 113 milhões. O dinheiro seria controlado por uma empresa no Panamá e estaria agora nas Bahamas.

Falta comprovar o vínculo do engenheiro com as contas, mas a notícia é no mínimo embaraçosa para os tucanos. O governador Geraldo Alckmin, que se prepara para representar o PSDB na corrida presidencial deste ano, foi quem nomeou Souza em 2005, quando estava em seu segundo mandato.

Eleições italianas têm 24 candidatos brasileiros

Renata Bueno foi a primeira cidadã italiana nascida no Brasil a ser eleita deputada

Heloisa Traiano | O Globo

Na corrida para as próximas eleições legislativas da Itália do próximo domingo, 24 brasileiros ou italianos residentes no Brasil estarão concorrendo a uma vaga no Parlamento. Com quase 8% dos seus cidadãos vivendo no exterior, o país recorre a um sistema diferenciado para garantir representatividade a quem está fora do território, com cotas para legisladores residentes em diferentes partes do mundo. Aqueles que fazem campanha no Brasil representarão a América do Sul — circunscrição tradicionalmente dominada pelos candidatos argentinos — com a promessa de facilitar o caminho à obtenção da cidadania; aumentar a integração comercial, cultural e política; e participar de votações sobre temas-chave na Casa. Mas, antes disso, precisam vencer a baixa participação dos eleitores no país: o índice de comparecimento às urnas gira em torno de 35%.

Foi criada em 2001 a legislação que abriu 18 vagas a candidatos do exterior, dentre o total de 945 do Legislativo — 630 deputados e 315 senadores. Dentre eles, quatro são deputados e dois senadores vindos da América do Sul. Eles podem ter nascido na Itália ou não, mas devem ter cidadania italiana e residência em algum país sul-americano. Atualmente, as listas da região englobam 89 postulantes espalhados pelos países, e os eleitores votam diretamente nas siglas, podendo indicar seus candidatos de preferência.

Toquinho / Zimbo Trio Orquestra Arte Viva: Trem das Onze (Adoniran Barbosa

Carlos Drummond de Andrade: Aula de Português

A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, equipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, seqüestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.
O português são dois; o outro, mistério.