quarta-feira, 2 de maio de 2018

Vera Magalhães: Tragédia sem responsáveis

- O Estado de S.Paulo

Desmoronou um prédio em São Paulo, consumido rapidamente por um incêndio. Morreu pelo menos uma pessoa. O prédio era da União. As pessoas denunciam que pagavam aluguel para viver numa invasão. Diante de uma tragédia dessas proporções, de quem são as responsabilidades? A julgar pelo comportamento das autoridades e dos movimentos de sem-teto, de ninguém.

O governador Márcio França diz que era “mais ou menos esperado” que aquilo ocorresse. Se era assim, o que o governo do Estado fez a respeito?

Michel Temer fez uma aparição-relâmpago no local, a tempo de ser vaiado e admitir que o imóvel era da União, e mais nada.

O ex-prefeito João Doria Jr. diz que o PCC dava as cartas ali, como a justificar por que o poder público não podia fazer nada.

O prefeito Bruno Covas primeiro disse que a Prefeitura fez o que pôde. Depois, chamou uma entrevista coletiva para anunciar outras providências.

Guilherme Boulos, o presidenciável que entrou na política justamente comandando exércitos de invasores como os que ficaram desabrigados nesta terça, desembarcou da Palestina direto para Curitiba, sem nem passar no local do desabamento para prestar in loco a solidariedade que manifestou nas redes sociais. Diz ele que a invasão não “pertencia” ao MTST. Sim, ele usou este verbo.

Os governos e os movimentos de sem-teto são corresponsáveis pela tragédia. Jogar com a necessidade de moradia para fins políticos é tão crime quanto se eximir da responsabilidade de retirar as pessoas de uma invasão a um prédio sem condições de ser habitado.

Merval Pereira: Fatos contra versões

- O Globo

Esse Primeiro de Maio explicitou duas situações: a impopularidade de Temer já o impede de sair às ruas; e o ex-presidente Lula, apesar de preso, não mobiliza a população. Quando se classificava os membros da equipe palaciana de Temer, e ele próprio, de “profissionais da política”, a imagem que se tentava passar era de que havia um grupo de assessores altamente experientes e qualificados para assessorar um presidente que conhecia tudo do Congresso, tendo sido presidente da Câmara por três vezes.

Mas os erros de avaliação permanentes mostram, ao contrário, uma equipe altamente vulnerável e sem noção da realidade do país. Nesses últimos dias, o presidente da República cometeu erros infantis em busca da superação da impopularidade, que se mostra inarredável.

Um presidente que convoca uma rede nacional de rádio e TV para celebrar o Dia do Trabalho e pede “esperança” aos desempregados não tem noção da tragédia que se espalha pelo país. Não importa se o grosso do desemprego se deve a erros anteriores à sua chegada ao poder.

Em primeiro lugar, porque ele era parte do governo petista deposto, que deixou um legado de desemprego e quebradeira fiscal no país sem paralelos na história recente.

Mesmo que as ações do governo Temer tenham conseguido baixar a inflação, reduzir os juros e aprovar algumas leis importantes para a recuperação do país, ela não veio e, onde houve, foi em ritmo mais lento do que supunha.

Bernardo de Mello Franco: Moradia, um tema urgente e esquecido

- O Globo

A tragédia de ontem em São Paulo deveria exigir um debate a sério sobre a carência de moradia digna no Brasil. O assunto é urgente, mas tem sido praticamente ignorado pelo poder público. O tema também parece distante da agenda dos principais candidatos que disputarão a Presidência.

Em 2015, o déficit habitacional no país chegou a 6,35 milhões de lares, de acordo com a Fundação João Pinheiro. Na comparação com o ano anterior, o problema se agravou em 20 das 27 unidades da federação. É preciso esperar o próximo levantamento para se conhecer todo o estrago provocado pela recessão.

Os efeitos da crise econômica são visíveis. Basta andar pelas grandes cidades para constatar o aumento da população de rua. Para não ficar ao relento, muitas famílias buscaram alojamento precário em favelas e cortiços. Outras engrossaram invasões de prédios abandonados.

Era o caso do edifício que desabou no Largo do Paissandu, no centro da capital paulista. A torre de 24 andares estava ociosa desde 2009. Pertencia ao governo federal, como tantos imóveis esquecidos pelo país. Sucessivos governos lavaram as mãos para o problema. No Rio, um edifício do IBGE passou cerca de 20 anos ocupado em condições insalubres. As famílias só foram removidas na sexta passada, por ordem da Justiça. O local dará lugar a um condomínio do Minha Casa, Minha Vida.

Bruno Boghossian: Aves de rapina

- Folha de S. Paulo

Candidatos e siglas devem repudiar com vigor agressões e ameaças na pré-campanha

A reação tímida de alguns políticos a episódios de violência nesta pré-campanha expõe uma classe que se alimenta de uma polarização em processo de apodrecimento. Dirigentes partidários e presidenciáveis ignoram a gravidade de ameaças e ataques físicos. Preferem o silêncio ou, pior, instigam seus seguidores a ter um comportamento agressivo para obter ganhos eleitorais.

Símbolo de um antipetismo em decomposição, Jair Bolsonaro (PSL) foi incapaz de emitir uma palavra de repúdio ao ataque a tiros contra o acampamento pró-Lula em Curitiba, no último sábado (28). Optou por dar uma bordoada nos opositores que atribuíram a ele a responsabilidade pela violência contra os militantes. “Desespero”, retrucou.

A cúpula do PT divulgou vídeos para condenar o inadmissível episódio. Mas aproveitou para culpar a mídia, o juiz Sergio Moro e o próprio Bolsonaro. Para a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, o caso é resultado de um “processo construído de perseguição” contra a esquerda.

Faltou a Gleisi tom semelhante para condenar o integrante do PT que agrediu um empresário que xingava dirigentes da legenda em São Paulo, na véspera da prisão de Lula.

Vinicius Torres Freire: Temer e o pós-morte da esquerda

- Folha de S. Paulo

Derrotas do presidente e economia lerda podem animar ideias de contrarreforma

As derrotas de Michel Temer talvez não incentivem a ressuscitação de programas de esquerda, pelo menos não aquele do PT pós-2010. Afinal, Dilma Rousseff envenenou ou matou e esquartejou tais ideias, além de tentar ocultar os cadáveres com o estelionato eleitoral da virada de 2014 para 2015.

Mas há revolta bastante para tornar atraente alguma espécie de contrarreforma, um contra-ataque ao programa econômico que chegou ao poder com a deposição de Dilma Rousseff.

De menos incerto, se pode dizer que a ruína da esquerda de 2014 e o fracasso de estima do programa liberal de 2016 dificultam a invenção de planos alternativos para a campanha eleitoral e para o governo de 2019. Faltam ideias que sejam tanto palatáveis quanto razoáveis.

O mal-estar na recuperação econômica é o mais recente revés do bloco de poder Temer-Ponte para o Futuro, ora quase desfeito. O problema vem de longe e é maior, porém.

Murillo Camarotto: Hora da verdade para 'nossas' empreiteiras?

- Valor Econômico

Flerte com o calote sugere que calvário chegou ao clímax

Uma batata quente está pulando de gabinete em gabinete no TCU desde o fim de março, quando a secretaria responsável pela fiscalização das obras investigadas pela Operação Lava-Jato recomendou que as quatro maiores empreiteiras do país fossem proibidas de fazer qualquer negócio com o poder público por até cinco anos.

O processo, iniciado em 2013, investiga um contrato de US$ 800 milhões para prestação de serviços à Petrobras no exterior. A Odebrecht já admitiu que o negócio foi obtido mediante propina, acertada com o então deputado Eduardo Cunha e o então candidato a vice-presidente, Michel Temer. Os dois dizem que é tudo mentira.

Além da gorjeta para os políticos, a empresa contou com a solidariedade das principais concorrentes. Andrade Gutierrez e OAS teriam feito a chamada proposta de cobertura, como é conhecido o lance fictício inserido no processo licitatório para simular uma competição que nunca existiu. A Camargo Corrêa, segundo o TCU, também fez parte do arranjado, mas na última hora acabou não apresentando sua "proposta".

Míriam Leitão: O real da economia

- O Globo

O Brasil vai crescer pouco este ano porque o consumo não poderá alavancar a economia, o desemprego está alto, a renda, estagnada e os investimentos, muito baixos. A inflação e os juros caíram e isso deveria ser um estímulo, mas o custo do dinheiro permanece elevado demais, porque poucos bancos dominam o mercado de crédito e isso entope os canais que levam a política monetária à economia. Não há milagre.

Já é boa notícia que o país esteja fora da recessão, na qual foi jogado pelos desatinos de política econômica do governo Dilma. Mas o governo Temer acertou pela metade. Escolheu uma boa equipe e a mantém, aprovou o teto de gastos, o Banco Central tem tido autonomia, e ele impediu o uso político da Petrobras. Por outro lado, concedeu aumentos ao funcionalismo público em época de restrição, aceitou todas as imposições nos refinanciamentos de dívidas tributárias de grupos de lobbies como os ruralistas e desistiu de alguns projetos de ajuste fiscal. Entre os abandonados estão desde os de difícil aprovação, como a reforma da Previdência, até os menos complexos, como a taxação dos fundos exclusivos.

Por isso não se admira que as projeções dos economistas para o PIB do ano estejam minguando a cada semana. O que antes era um PIB de 3% está agora mais perto de 2,5%. As duas incertezas, a externa e a interna, servem como um freio de mão puxado. A economia internacional passa por uma boa fase, como disse o FMI, em seu último relatório, mas vive assombrada por vários riscos. Um deles, Trump. Aqui o desemprego continua alto e o déficit público em março atingiu R$ 25 bilhões.

Monica de Bolle*: Orgulho e preconceito

- O Estado de S.Paulo

No universo das políticas públicas, há muito mais entre o céu e a terra do que a simples adoção de cotas

A intenção não era intitular esse artigo à la Jane Austen, mas sim “Ignorância, Orgulho e Preconceito” que, infelizmente, não cabe nos limites do jornal. A ignorância reflete a absoluta falta de conhecimento a respeito da relevância de problema por mim já discutido nesse espaço: o hiato salarial persistente entre homens e mulheres no mundo, e no Brasil em particular. A esse respeito, já fui interpelada com argumentos que vão desde “quanta decepção ao ver você exaltar a vitimização da mulher” até “o Brasil tem tantos outros problemas mais importantes do que esse”.

O orgulho está nas propostas de alguns presidenciáveis, que consideram esse tema pouco importante ou irrelevante. Para esses, educar-se com fatos e evidências sobre o assunto não interessa, o que importa são bordões e platitudes. Por fim, o preconceito. Sobre isso, prefiro nada dizer. Basta ler os comentários das redes sociais toda vez que o tema é levantado em alguma discussão.

Ricardo Noblat: A quem Gleisi serve

- Blog do Noblat | Veja

Ao PT, não é

Sem mas, mas, mas. Direto ao ponto: Gleisi Hoffmann não passa de uma alpinista social que soube aproveitar como poucos as chances que a vida lhe ofereceu ou que ela cavou, e sempre à sombra do PT.

Não tem envergadura política para ser o que é, senadora e presidente de partido. Seu mérito foi escolher com charme e argúcia bons padrinhos. E a cada um, e ao seu tempo, ser leal.

Ao então governador Zeca do PT, deve a secretaria que ocupou por pouco tempo no Mato Grosso do Sul. Ao ex-ministro Paulo Bernardo, seu marido, o mandato de senadora e a indicação para ministra de Dilma.

A Lula, a presidência do PT. Se ele quisesse no cargo alguém com ideias próprias, capaz de pensar acima de tudo no futuro do partido, não teria escolhido Gleisi. Escolheu-a porque queria apenas um porta-voz servil.

Desse ponto de vista, mas não só, escolheu muito bem.

Para Jaques Wagner, PT pode ser vice de Ciro Gomes

No entanto, ex-governador da Bahia admitiu que prisão de Lula dificulta diálogo com outras forças de esquerda

Ricardo Galhardo | O Estado de S.Paulo

CURITIBA - Apontado como uma das alternativas do PT para a disputa da Presidência da República, o ex-ministro e ex-governador da Bahia Jaques Wagner admitiu nesta terça-feira, 1º, que o partido pode aceitar ser vice de Ciro Gomes (PDT) e defendeu a inclusão de Joaquim Barbosa (PSB) no diálogo com os demais partidos de esquerda.

Wagner, no entanto, ressaltou que é favorável à estratégia petista de manter o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, até a última instância. Ele desautorizou a inclusão de seu nome entre os prováveis planos “B” do PT enquanto a candidatura do ex-presidente estiver colocada e admitiu quer a prisão de Lula dificulta a aceitação de outras alternativas pela cúpula petista. “Não coloco meu nome em hipótese alguma à disposição neste momento", disse.

Ao chegar ao ato de 1º de Maio organizado pelas seis centrais sindicais na tarde desta terça-feira, em Curitiba, Wagner foi indagado por jornalistas sobre a possibilidade de o PT aceitar ser vice de Ciro e respondeu: “Pode. Sempre defendi que, após 16 anos, estava na hora de ceder a precedência. Sempre achei isso. Não conheço na democracia ninguém que fica 30 anos. Em geral fica 12, 16, 20 anos. Defendi isso quando o Eduardo Campos ainda era vivo. Estou à vontade neste território”.

Marina não empolga antigos aliados

Presidenciável da Rede tem encontrado dificuldade em firmar alianças com partidos que apoiaram suas candidaturas em 2010 e 2014

Marianna Holanda | O Estado de S.Paulo

As negociações da pré-candidata da Rede à Presidência, Marina Silva, para atrair partidos e, com isso, aumentar sua exposição no horário eleitoral, não prosperaram nos últimos meses. A ex-ministra encontra dificuldade até com legendas que estiveram em seu entorno nas campanhas de 2010 e 2014 – em ambas ela ficou em terceiro lugar e obteve cerca de 20 milhões de votos.

Se concorrer sem coligações, Marina deve ter cerca de 1,5% do tempo de rádio e TV, o que dá cerca de 11 segundos em cada bloco de doze minutos e meio de propaganda.

Interlocutores de Marina chegaram a procurar representantes do PPS, PV, PHS e PRP, mas as conversas não progrediram. No partido, entretanto, a avaliação é de que o cenário ainda está embaralhado e sem definição sobre os nomes que se lançarão para a disputa em outubro.

Segundo o deputado Miro Teixeira, pré-candidato da Rede ao governo do Rio, ainda é cedo para se falar em alianças. “O tempo da política é outro. Ainda falta definir muita coisa”, disse o deputado. “A maioria dos partidos está mais preocupada em fazer deputados agora e discutindo coligações para não ficar amarrado com os recursos do fundo (eleitoral).”

No PV, partido pelo qual Marina se lançou em 2010 na esteira de sua atuação no Ministério do Meio Ambiente, há até nomes importantes que apoiam, individualmente, a pré-candidata da Rede. O mais representativo deles é Eduardo Jorge, candidato à Presidência pela legenda, em 2014. No entanto, a cúpula da sigla considera “improvável” um apoio formal do PV à pré-candidata da Rede.

O presidente nacional do PV, José Luiz Penna, indicou que o partido deve apoiar Geraldo Alckmin (PSDB), pré-candidato do PSDB. Penna foi secretário de Cultura do ex-governador tucano. Um interlocutor da legenda lembrou ainda o mal-estar de oito anos atrás, quando a filiação de Marina fez a sigla criar uma “cláusula de consciência” para a então candidata abrir mão de pautas programáticas do partido, como legalização das drogas e o aborto.

Outro ex-aliado de Marina que deve apoiar Alckmin é o PPS. O presidente nacional da sigla, deputado Roberto Freire (SP), deu indícios de que será pouco provável uma aliança com a Rede e disse que deve apoiar o tucano. “Conversas sempre temos, mas não do ponto de vista de candidatura. Ainda precisamos esperar o Congresso”, afirmou. “Não há nada fechado, mas o maior indicativo é de que vamos apoiar Alckmin.”

Governadores perdem aliados às vésperas da eleição

Antigos apoiadores promovem debandada e deixam governistas isolados em 4 estados e DF

João Pedro Pitombo | Folha de S. Paulo

SALVADOR - Eles são potenciais candidatos a um segundo mandato. Mas começam a enfrentar um cenário de isolamento político nas vésperas das eleições deste ano.

Os governadores do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Pernambuco enfrentam uma debandada de aliados e deverão ter dificuldades na formatação de chapas competitivas para disputar um novo mandato.

São governadores que têm em comum baixa popularidade e gestões fortemente impactadas pela crise financeira e fiscal. Em quase quatro anos de governo, deixaram uma marca de baixo nível de investimento e atrasos ou parcelamentos no pagamento dos salários de servidores.

No Distrito Federal, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) enfrenta uma rebelião entre seus aliados mais próximos.

Partidos como PSDB, PSD, PRB e PDT deixaram seus cargos no governo e começam a articular uma chapa de oposição ao governador. A base na Câmara Legislativa minguou —apenas 8 dos 24 deputados distritais são de partidos aliados a Rollemberg.

Diante do cenário de isolamento, Rollemberg tenta reconstruir ponte com partidos de menor porte como PDT, PV e Rede.

"Estamos conversando para atrair partidos do campo progressista. Entendemos que se o governador fez muita coisa num quadro de adversidade, imagine agora com a casa arrumada", diz Tiago Coelho, presidente do PSB-DF.

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), é outro que enfrenta um cenário de isolamento. Os três maiores partidos que compuseram sua chapa em 2014 —PT, PP e PCdoB— deixaram o governo.

Já o vice-governador Fábio Dantas (PSB) anunciou que disputará a sucessão ao governo estadual. "Não faz sentido um governador que perdeu o foco da gestão querer disputar a reeleição. Parece que ele perdeu a sensatez", afirma Dantas.

Por contrapor as perdas, Faria tenta construir novas alianças. O PSDB foi cortejado esta semana em jantar em Brasília com o presidenciável e ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB). Os tucanos do Rio Grande do Norte, contudo, resistem em firmar uma aliança com um governador politicamente desgastado.

Além de fazer uma gestão marcada por dificuldades financeiras, o governador foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por suspeita de obstrução da Justiça em um processo que investiga desvio de recursos da Assembleia Legislativa do Estado.

Ressentimento de Temer com Alckmin ameaça aliança

Por Andrea Jubé | Valor Econômico

BRASÍLIA - A evolução das articulações entre PSDB e MDB na construção de uma candidatura única do centro político não passa pela interlocução direta entre o presidente Michel Temer e o presidenciável tucano Geraldo Alckmin. Temer continua ressentido com Alckmin após o desembarque do PSDB do governo e tem mantido conversas com outras lideranças tucanas, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-prefeito João Doria. Outra aresta nesse movimento é a clássica divisão no MDB, já que os caciques emedebistas do Norte e Nordeste rejeitam a aliança com os tucanos.

Até o momento, o único elo que une todas as alas do MDB é o ressentimento com o PSDB, que em novembro do ano passado rompeu com o governo Temer, entregando - embora parcialmente - cargos de primeiro e segundo escalão que mantinham na Esplanada. Dos cinco ministérios originalmente comandados pela sigla, apenas o chanceler Aloysio Nunes permaneceu no cargo, na cota pessoal do presidente.

"Eu me senti humilhado pelos tucanos", disse um cacique emedebista ao Valor, que rechaça a aliança com o PSDB. A avaliação é que Alckmin, já na conturbada transição do comando do partido, conduziu com "arrogância" o rompimento com o governo Temer.

Esse sentimento é a força motriz da articulação das alianças regionais por caciques do MDB de Estados do Norte e do Nordeste. O presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB-CE), e os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Jader Barbalho (MDB-PA) têm o PSDB como adversário local em seus Estados. Eunício declara voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - que mesmo preso, continuará sendo uma referência eleitoral no Nordeste -, fechou aliança com o PT do governador Camilo Santana e deverá estar no palanque do pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes.

Desabamento de prédio em SP marca o 1 º de Maio

Por André Guilherme Vieira e Ana Cristina Conceição | Valor Econômico

SÃO PAULO - A tragédia do edifício Wilton Paes de Almeida, no centro de São Paulo, que desabou na madrugada de ontem, após ser consumido por um incêndio, foi o fato que marcou o 1º de Maio e mobilizou políticos, presidenciáveis e candidatos ao governo de São Paulo, que se manifestaram em entrevistas coletivas e nas redes sociais.

O presidente Michel Temer, que estava em São Paulo em razão do feriado, visitou rapidamente os escombros do prédio e foi vaiado e xingado por pessoas que estavam no local.

"Eu não poderia deixar de vir aqui, sem embargo dessas manifestações, porque afinal eu estava em São Paulo, e ficaria muito mal eu não comparecer aqui para dar exatamente apoio àqueles que perderam suas casas", disse. Temer afirmou que "serão tomadas providências" para assistir as famílias atingidas, sem detalhar como será a ajuda prometida.

Prefeito de São Paulo até 6 de abril deste ano, quando se desincompatibilizou para disputar o governo do Estado pelo PSDB, João Doria afirmou, durante agenda no interior de São Paulo, que "o prédio foi invadido e parte dessa invasão [foi] financiada e ocupada por uma facção criminosa". Após essa declaração, Doria manifestou no Twitter "toda solidariedade às famílias e moradores do prédio que desabou [ontem] nesta madrugada no centro da capital de São Paulo por conta de um grave incêndio".

O candidato à Presidência pelo PSC, Paulo Rabello de Castro, comparou o desabamento do prédio à atual situação da República. Ele participou do 1 º de maio promovido pela Força Sindical na Praça Campo de Bagatelle, em São Paulo.

"Não foi só esse prédio em São Paulo que desabou. A república velha toda já desabou. Os partidos políticos estão acabados. As instituições estão corrompidas e corroídas. A Lava-Jato apenas desvendou aquilo que na realidade era uma apenas um grande cupinzeiro, um monte cheio de buraco. Temos que refazer tudo e é a ocasião da gente planejar um novo projeto de nação", disse.

O presidenciável do Psol e coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, gravou um vídeo se solidarizando com as vítimas e se defendendo do que classificou como "acusações" de que o movimento liderado por ele seria o responsável pela ocupação ilegal do Paes de Almeida.

"Ao contrário do que foi dito, essa ocupação não pertence ao MTST, mas sim ao MSLM, que é um movimento que atua no centro de São Paulo", disse.

Ex-prefeito paulistano até 2016 e provável ocupante da chapa presidencial do PT, Fernando Haddad disse que invasões precisam passar por vistorias periódicas.

"Em geral, [essa tarefa] é [feita por] uma soma de forças: Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, que entram em acordo com ocupantes para ver a situação. Condições ótimas [de segurança] dificilmente você vai conseguir, mas minimiza muito o risco de acontecer uma tragédia como essa", avaliou.

Já a candidata à Presidência pelo PCdoB, Manuela d'Ávila, postou no Twitter que a tragédia é "uma tristeza enorme" e colocou a culpa pelo desmoronamento na gestão pública. Manuela, Haddad e Boulos participaram do Dia do Trabalhador organizado por centrais sindicais em Curitiba, cidade onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está encarcerado.

Moradores relatam ‘aluguel’ de até R$ 400

Apesar da precariedade, regras de ‘coordenadores’ eram rígidas

Flávia Tavares | O Globo

Cidades do país abandonaram o centro histórico diante da expansão territorial. Eram quase 14h quando homens e mulheres deram as mãos, formaram uma roda e começaram uma oração, diante da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Misturados a voluntários estavam moradores da ocupação do edifício Wilton Paes de Almeida, que desabara após se consumir em chamas na madrugada. Alguns choravam. Outros apenas fecharam os olhos buscando um segundo de descanso depois de mais de 12 horas do início daquele inferno. Do lado de fora do círculo, pessoas brigavam por cobertores, pães. Disputavam garrafas de leite e devoravam marmitas de macarrão.

Sobreviventes do incêndio, que pagavam até R$ 400 de “aluguel”, denunciavam que moradores de outras ocupações da região ou de rua estavam tomando para si as doações e aproveitando para se cadastrar na lista da Prefeitura de São Paulo para entrar numa fila por moradia. Muitos curiosos se aglomeravam, num mórbido turismo de tragédia. Não se tinha notícia, porém, de alguém que falasse em nome dos moradores do prédio que desabou.

Na fachada do edifício que já foi da Polícia Federal havia faixas atribuindo a ocupação ao Movimento de Luta Social por Moradia (MLSM). Apoiada num dos colchonetes fornecidos pela prefeitura, Fábia Rodrigues da Silva, de 30 anos, conta que vivia no terceiro andar. Diz que pagava R$ 400 mensais de aluguel para coordenadores desse movimento — um homem chamado Ananias e uma moça que, por ser evangélica, se apresentava como Irmã Nil.

Fábia trabalha como auxiliar de limpeza num cinema. Morava na ocupação com um filho de 17 anos e uma filha de dez havia quase uma década. Eles alugavam um quarto e dividiam o banheiro com outras famílias. Ela e vizinhos relatam que a Irmã Nil vivia no térreo e foi uma das primeiras a fugir. Contam também que Ananias buscava o dinheiro do aluguel a bordo de um Hyundai Elantra, carro que custa cerca de R$ 80 mil. 

EXPULSÕES 
Na frente da igreja, Ricardo Luciano, o Careca, dava entrevistas dizendo ser do Movimento de Luta por Moradia Digna (LMD) e se declarando o coordenador daquela ocupação. Quando confrontado com o fato de que se cobrava um aluguel tão alto para condições tão precárias de moradia, Careca ameaçou a reportagem e fez alguns telefonemas. Negou-se a passar o contato de Ananias, da Irmã Nil ou de um advogado do movimento. Pouco depois, Careca saiu sem dar explicações. A ocupação só recebia fornecimento de água depois da meia-noite. Não havia descarga nos banheiros, e ratos eram comuns. As regras impostas pelos coordenadores, porém, eram rígidas. O prédio era trancado à meia-noite, ninguém podia entrar depois desse horário.

— Estava tudo trancado na hora do fogo. Se não fosse um morador de rua arrebentar a corrente, a gente teria morrido lá dentro — diz Fábia.

Desempregado fica 24 horas na fila

No Dia do Trabalho, 30 mil pessoas enfrentaram fila no Engenhão para disputar uma das cinco mil vagas oferecidas. Os primeiros chegaram com 24 horas de antecedência.

Desempregados ficam mais de 24 horas na fila por uma vaga

Trinta mil pessoas vão ao Engenhão concorrer a um dos 5 mil postos

Marcela Sorosini | O Globo

O Dia do Trabalhador foi de fila e esperança para desempregados no Rio. Milhares de pessoas amanheceram ontem no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, em busca de uma vaga de trabalho. Os primeiros candidatos a um dos cinco mil postos oferecidos chegaram com mais de 24 horas de antecedência.

A abertura dos portões ocorreu às 8h15m e, uma hora depois, mais de duas mil pessoas já estavam no interior do estádio. Dentro do Engenhão, os candidatos eram atendidos por voluntários e encaminhados de acordo com a oportunidade oferecida pelas empresas parceiras. Entre os cargos, havia vagas de operador de telemarketing e vendedor de loja.

De acordo com o Instituto Fazer o Bem Faz Bem, que organiza o evento com apoio da Comunidade Católica Gerando Vida, cerca de 30 mil pessoas estiveram no estádio ontem em busca de uma vaga.

‘DORMIMOS NO PAPELÃO’
Morador de Bonsucesso, na Zona Norte, Noriemberg Silva Valle, de 51 anos, não trabalha com carteira assinada há um ano e foi o primeiro a chegar no Engenhão, às 6h de segunda-feira:

— Dormimos no papelão aqui na porta. Fui despedido quando a farmácia onde trabalhava trocou a empresa que prestava serviço — lamentou o eletricista.

Rafael Fernandes dos Santos, de 35 anos, contou que foi o segundo a chegar no estádio, também na manhã de segunda. Apesar da experiência como vigilante, está disposto a mudar de área para garantir uma vaga:

Relatos do desastre: Editorial | Folha de S. Paulo

Evasivas revelam como letargia e irresponsabilidade levaram ao trágico desabamento em SP

O mais chocante no desabamento de um prédio de 24 andares no centro de São Paulo —depois, claro, do drama das vítimas— é que nada de surpreendente se apontou na tragédia de 1º de maio.

Decerto se aguardarão, nos próximos dias, a contagem definitiva de mortos e feridos e o esclarecimento dos motivos do incêndio que levou abaixo a construção, onde viviam irregular e precariamente cerca de 150 famílias.

Mas as autoridades demonstraram pleno conhecimento do que ali se passava, assim como rapidez em se eximir de culpas.

O prefeito Bruno Covas (PSDB) relatou que a administração municipal realizou neste ano seis reuniões com representante dos moradores, alertando-os dos riscos do local. Seu correligionário João Doria, titular da cadeira até abril, disse que o edifício estava ocupado por uma facção criminosa, abrigando, inclusive, o tráfico de drogas.

Quem de fato gerenciava o prédio era o movimento Luta por Moradia Digna —que, conforme depoimentos a jornalistas, cobrava aluguel dos residentes, um quarto deles estrangeiros.

Ricardo Luciano Lima, coordenador do LMD, afirmou que está havendo tentativa de responsabilizar a agremiação sem levar em conta as deficiências habitacionais da cidade. O presidenciável Guilherme Boulos (PSOL) tratou de esclarecer que a invasão não era patrocinada por seu Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Para salvar vidas: Editorial | O Globo

O convênio tem ajudado a aumentar a segurança nas áreas onde foi implantado. Os números são favoráveis

Antes de mais nada, é preciso considerar o momento dramático por que passa a segurança do Rio. De acordo com os dados divulgados recentemente pelo ISP, em março foram roubados no estado 5.358 carros, o maior número já registrado desde o início da série histórica, em 1991. Outros crimes que bateram recorde foram os roubos a pedestres (7.655), em ônibus (1.389), de celular (2.188) e de carga (917). Os homicídios dolosos (intencionais), embora relativamente estabilizados — subiram 1%, de 498 para 503 — estão no maior patamar desde 2009. São números que desafiam a intervenção federal, decretada no dia 16 de fevereiro.

Ao mesmo tempo, não é segredo para ninguém a penúria que aflige as polícias fluminenses. O déficit de policiais tem se refletido nas ruas. A ponto de o interventor, general Braga Netto, ter determinado a volta de mais 3 mil homens — entre policiais, bombeiros e agentes penitenciários — cedidos a órgãos como Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, prefeitura e governo do estado. Decisão, aliás, que causou certo estresse entre os poderes. Até pouco tempo atrás, metade da frota da Polícia Militar estava parada por falta de manutenção. Novos veículos estão sendo comprados, mas o problema ainda é grave. Repórteres do GLOBO percorreram dez bairros do Rio com grande incidência de assaltos a pedestres e, em 21 horas de ronda, encontraram apenas nove viaturas.

Portanto, nesse contexto, é bem-vindo o anúncio de que o projeto Segurança Presente, que já funciona na Lagoa, no Aterro do Flamengo, no Méier e no Centro, pode chegar também ao Leblon. Trata-se de uma parceria público-privada que reúne o estado, a prefeitura e a Federação de Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio) para reforçar o policiamento em determinadas áreas da cidade.

Para destravar o Brasil: Editorial | O Estado de S. Paulo

Travado pela ineficiência, o Brasil tem sido incapaz de correr no pelotão dianteiro dos emergentes e, na última década, até nos pelotões intermediários, como o dos países latino-americanos. Segundo as projeções mais sérias, o desempenho medíocre, ou abaixo disso, será repetido no médio e no longo prazos, se a política nacional continuar rejeitando a agenda modernizadora. A pauta inclui mudanças fundamentais na gestão fiscal, na tributação, no investimento em infraestrutura e em capital humano e na relação com o mercado global.

O diagnóstico, já conhecido e sempre negligenciado no jogo político, acaba de ser reafirmado e enriquecido num estudo de economistas do Insper, da consultoria Oliver Wyman e da Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O trabalho fornece um conjunto realista de referências para qualquer governo interessado em pôr o Brasil nos trilhos de uma expansão mais veloz e de longa duração.

Intitulado Renda e Produtividade nas Duas Últimas Décadas, o estudo compara o desempenho brasileiro a partir dos anos 1990 com o de outras economias, com destaque para as emergentes. O confronto é uma injeção de realismo.

Nas fases de maior crescimento, o desempenho brasileiro foi muito parecido com o dos países mais dinâmicos da região, mas inferior ao dos outros emergentes. Nas piores, o Brasil ficou atrás de quase todos. Uma das mais sombrias advertências aparece na apresentação do texto.
Mantido o crescimento médio das últimas duas décadas, o País levará 31 anos para alcançar o nível de renda por habitante do Uruguai, 38 para atingir o do Chile e mais de um século para chegar ao dos Estados Unidos.

Estragos de depreciação do dólar são hoje menores: Editorial | Valor Econômico

A desvalorização acelerada do real está respondendo mais aos fatores externos que ao cenário doméstico. O motor da depreciação, que atinge todas as moedas emergentes, é a perspectiva de um aumento mais rápido dos juros nos Estados Unidos, diante de uma possível aceleração da inflação. É um efeito do avanço da normalização monetária após uma década de estímulos monetários gigantescos. Como os EUA estão mais avançados nesse processo, o dólar tende a se valorizar mais do que as outras moedas e o real a se desvalorizar mais, em razão de sua liquidez e do tamanho de seu mercado de derivativos.

A depreciação decerto não ajuda os investimentos, já que a importação é uma das fontes mais importantes de suprimentos de bens de capital, que encarecem com o real mais fraco. Trata-se de uma dificuldade adicional. Os investimentos fraquejam e não deslanchariam mesmo na ausência do avanço do dólar, até que boa parte da capacidade ociosa seja ocupada e que um novo presidente tenha sido eleito em outubro. Não se deve menosprezar também o efeito do dólar sobre as expectativas, às quais adiciona mais uma incerteza nas que já existem sobre o ritmo de expansão decepcionante da economia e sobre a possibilidade de um candidato reformista vencer as eleições.

É difícil saber qual é o fôlego da arrancada do dólar, pois ao empurrão externo dado logo sucederá o acirramento da campanha eleitoral, cujo início não tem dado sinais favoráveis aos chamados candidatos de centro. E desse fôlego depende também a mudança dos preços relativos da economia, com estímulo mais ou menos forte à inflação e às exportações e desestímulo às importações, em favor da produção doméstica.

Luiz Carlos Azedo: A torre e o palacete

- Correio Braziliense

O incêndio do edifício Wilton Paes de Almeida é emblemático da degradação das cidades brasileiras e seus conflitos sociais, tendo como epicentro a ocupação predatória do espaço urbano. Tombado desde 1992, era considerado o pioneiro das novas tendências arquitetônicas da década de 1960. Projeto do arquiteto Róger Zmekhol para a sede da Cia. Comercial Vidros do Brasil (CVB), a torre de 24 andares, com lajes de concreto, estrutura metálica e fachadas de vidro, contracenava com a velha Igreja Luterana em estilo neogótico no Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo, também parcialmente destruída pelas chamas. Juntos, o moderno e o tradicional dividiam o mesmo espaço público na maior metrópole do país, cuja Centro entrou em decadência, inclusive aquela região da confluência da Rua Antônio de Godói com a Avenida São João, vizinha à Cracolândia.

Quando ficou pronto, em 1966, era um dos edifícios mais modernos de São Paulo. Para projetá-lo, o arquiteto Róger Zmekhol, nascido em Paris, filho de refugiados cristãos da Síria, formado na primeira turma de arquitetura da FAU-USP, se inspirou no minimalismo do alemão Mies van der Rohe, um dos mestres da escola de design Bauhaus. Com sistema de ar condicionado embutido, pisos de ipê e divisórias móveis nos escritórios, seu hall de mármore e aço inoxidável era grandioso, assim como sua belíssima escada caracol, que utilizava os mesmos materiais. O projeto encantou a geração de arquitetos paulistas dos anos 1960.

Suas características arquitetônicas foram copiadas em centenas de prédios comerciais das grandes cidades brasileiras, inclusive Brasília, com banheiros, circulação vertical, infraestrutura hidráulica e elétrica na parte central, com ampla possibilidade de distribuição dos espaços internos até sua “pele de vidro”. Antes de abrigar o INSS, serviu como sede da Polícia Federal em São Paulo, de 1980 a 2003. Ali, o falecido delegado e senador Romeu Tuma anunciou a prisão do mafioso italiano Tommaso Buscetta e a descoberta da ossada do nazista Josef Mengele. Em 13 de dezembro de 1982, levou para o prédio todo o Comitê Central do antigo PCB, que tentara realizar um congresso no centro de São Paulo na semilegalidade. Vazio há 16 anos, o prédio de 11 mil m², desde setembro de 2002, pertencia à União. Por ironia do destino, o responsável pelo Patrimônio da União em São Paulo é Robson Tuma, seu filho.

No governo Dilma, em 2015, com o Brasil em recessão, o ministro Nelson Barbosa autorizou que a propriedade fosse a leilão, mas ninguém quis pagar R$ 21,5 milhões ao governo, que gostava de arbitrar a taxa de lucro de seus parceiros em operações desse gênero, o que geralmente resultava em fracasso. O Sesc, uma organização francesa e o governo federal ainda tentaram transformá-lo num centro cultural, mas a iniciativa não vingou. Em 2012, a Secretaria de Patrimônio da União cedeu o prédio para a Unifesp, que instalaria ali o Instituto de Ciências Jurídicas. O projeto também não foi à frente.

Zeca Pagodinho e Marisa Monte: Preciso me encontrar

Carlos Drummond de Andrade: Amor é bicho instruído

Amor é bicho instruído
Olha: o amor pulou o muro
o amor subiu na árvore
em tempo de se estrepar.
Pronto, o amor se estrepou.
Daqui estou vendo o sangue
que escorre do corpo andrógino.
Essa ferida, meu bem
às vezes não sara nunca
às vezes sara amanhã.