sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Para FHC corrupção 'é cupim da democracia'

O ex-presidente Fernando Hen­rique Cardoso (PSDB) elogiou a decisão do Supremo Tribunal Fe­deral de condenar de políticos e aliados do PT no julgamento do escândalo do mensalão. Em uma palestra a políticos eleitos por seu partido em São Paulo, o tuca­no afirmou que a corrupção é o "cupim da democracia".

"O grande fato que houve re­centemente no Supremo Tribu­nal Federal não foi botar ou dei­xar de botar esse ou aquele na ca­deia. Foi o fato de o tribunal tra­tar pessoas poderosas como cida­dãos. É réu, é réu. Não é outra coi­sa", disse Fernando Henrique.

FHC defendeu que o PSDB ado­te o combate à corrupção como uma de suas principais bandei­ras, com o objetivo de voltar a co­mandar o País. O tucano criticou a ocupação de cargos públicos por petistas no governo federal.

"A confusão de interesses de famílias ou interesses pessoais com o interesse público leva à corrupção, que é o cupim da de­mocracia. Nós temos que descupinizar o poder no Brasil", disse. "Não podemos imaginar que te­mos que ocupar posições no Esta­do para mudar a sociedade. Esse foi o erro do PT. O País já estava mudando, e eles ocuparam o Es­tado, o que levou à corrupção."

O ex-presidente defendeu o le­gado de seu governo, entre 1995 e 2002 - incluindo o processo de privatização de empresas públi­cas e programas sociais.

"O presidente (Luiz Inácio Lu­la da Silva) em vez de explicar as relações confusas que foram estabelecidas em seu governo com escândalos de corrupção, foi se dar o orgulho de dizer que tirou não sei quantos milhões da pobreza. Tirou porque nós fize­mos muita coisa", afirmou.

Clareza. FHC criticou a condu­ção do governo federal por seus dois sucessores, Luiz Inácio Lu­la da Silva e Dilma Rousseff. "Es­tá faltando clareza ao governo atual com relação ao futuro. Eles não sabem o que fazer. Cabe ao PSDB abrir as portas para o Bra­sil próspero de verdade, e não o Brasil da esmola, não o Brasil simplesmente do consumo", de­clarou. Um dos principais líderes nacionais do PSDB, o ex-pre­sidente voltou a defender a renovação do partido. Fernando Hen­rique disse que a visão de futuro de que o País precisa não pode ser construída "com um partido velho, mas com um partido no­vo". Depois do evento, FHC afir­mou que enxerga um "lado positivo" na possibilidade de o senador Aécio Neves (MG) assumir a pre­sidência nacional do PSDB no ano que vem. Para o tucano, o posto pode ampliar a exposição de Aecio, possível candidato a Presi­dência da República em 2014.

"Acho que tem um lado positivo, de ele realmente se expor e se comprometer com a organiza­ção do partido. Não sei se isso é favorável aos propósitos dele. O PSDB precisa de lideranças ex­pressivas, que falem com peso pelo partido", afirmou FHC.

Dentro do PSDB, Aécio sofre resistência do grupo do ex-governador paulista José Serra, que chegou apenas ao fim do evento, quando FHC já havia partido. Mais cedo, o ex-presidente havia dito que o PSDB "calculou mal" ao aceitar o apoio do PSD do pre­feito Kassab a Serra na eleição mu­nicipal. O PSD hoje se aproxima | do PT em São Paulo e no governo federal. "Ele já havia apoiado o PT antes também. O PSDB calculou mal."

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: