sexta-feira, 1 de junho de 2018

PIB avança devagar, mas expectativas se deterioram: Editorial | Valor Econômico

O crescimento de 0,4% do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre do ano não foi um mau resultado, diante de um progressivo rebaixamento geral das expectativas. Ele confirma uma expansão muito gradual, sujeita a tropeços - como o provocado pela greve de caminhoneiros que por pouco não paralisou o país e desorganizou o abastecimento. Os números do primeiro trimestre, no entanto, não são encorajadores e foram abalroados pelo pessimismo derivado da paralisação e da disparada cambial, indicando que o PIB vai se arrastar lentamente em direção a 2% ou até menos, e não aos 3% das previsões iniciais dos investidores, feitas no início do ano.

"A economia não acelerou", resumiu a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Claudia Dionisio. Um dos registros mais claros disso é o comportamento da indústria de transformação, que recuou 0,4% no primeiro trimestre em relação ao anterior e teve o pior desempenho nesta base de comparação nos últimos 5 trimestres. O resultado foi influenciado pelo desempenho da construção civil, que voltou ao negativo (-0,6%), depois de relativa estabilidade nos dois trimestres anteriores.

A produção de riquezas agora se equiparou ao nível de outubro de 2011, isto é, há mais de 6 anos. Para que ela deslanche, teria de suplantar obstáculos importantes, algo cada vez mais remoto em um ambiente muito contaminado por incertezas. O consumo das famílias cresceu 0,5%, depois de ínfimo 0,1% ao fim de 2017 e seu crescimento, acumulado nos últimos quatro trimestres, está em 2,1%. Esse consumo tem um peso de quase 70% na formação do PIB pelo lado da demanda.

No que o consumo depende da oferta de crédito, houve nítidos avanços no primeiro trimestre. No que depende da evolução da renda, porém, as coisas não vão tão bem. A renda real, depois de avançar em 2017, apontou para o terreno negativo no início do ano. É possível que saia desta situação, mas conspira em sentido contrário a recuperação muito baixa do nível de emprego.

Dos investimentos não se esperava milagres - eles recuaram de 2,1% para 0,6% do último trimestre de 2017 para o primeiro de 2018. Foi a mais fraca evolução para o período desde 1996, segundo o IBGE. O desempenho da construção civil, puxada fortemente para baixo pela redução de investimentos públicos nas três esferas de governo, foi decisiva para o resultado. No lado positivo, houve avanço expressivo da importação e da produção de bens de capital.

A perspectiva dos investimentos está condicionada à velocidade de avanço da economia, isto é, à redução da grande capacidade ociosa existente e, ainda, das perspectivas de médio e longo prazo para o comportamento da economia. Um espesso nevoeiro, porém, encobriu esse cenário, diante da total imprevisibilidade sobre uma eleição com muitos candidatos, em que o favorito está preso (Lula) e o segundo e terceiros colocados nas pesquisas (Jair Bolsonaro e Marina Silva) são de partidos nanicos, sem máquinas nacionais.

Os dados do PIB confirmam que os investimentos prosseguem com vagar, em um momento em que a paralisação dos caminhoneiros colocou em dúvida a capacidade do atual governo de fazer a economia funcionar normalmente até outubro e a de ele cumprir suas metas fiscais. O ambiente não é favorável a novos projetos, embora as precondições para isso - queda do custo de capital, inflação baixa, equilíbrio externo - estejam dadas.

Pelo lado da oferta, o setor de serviços continua patinando porque boa parte dele depende de renda, especialmente do salário mínimo - a parte que vai mal - e cresceu 0,1% de janeiro a março, o mesmo percentual do quarto trimestre de 2017. A parte que não vai tão mal está ligada a serviços para indústria, que crescem acima disso, com alguma promessa positiva da atividade imobiliária, que aumentou 0,5%.

Com o PIB divulgado, que até desacelerou na comparação de trimestre ante o mesmo trimestre do ano anterior, há expressiva correção das previsões para baixo - os 2%, que era o piso, torna-se aos poucos o teto. O cenário externo deixou de ser benigno e o doméstico deteriorou-se substancialmente. Nessas condições um crescimento em torno de 2% não será tão ruim, especialmente se o futuro apontar grandes chances de algo muito pior.

Nenhum comentário: