terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Roberto Freire: Levante contra Maduro é sinal de que ruptura na base militar do regime tende a crescer

-Portal do PPS

O presidente do PPS, Roberto Freire, disse em sua conta no microblog Twitter que a prisão de militares venezuelanos que se sublevaram contra o presidente Nicolás Maduro, nesta segunda-feira (21), na região de Cotiza, é sinal da crescente dificuldade política do regime ditatorial chavista.

“Apesar da prisão dos militares sublevados venezuelanos contra a ditadura de Maduro, o fato de ter ocorrido o levante é sinal de que a fratura que começa a surgir na base militar do regime ditatorial tenderá a crescer”, avaliou.

Freire disse não ser possível imaginar uma solução para o impasse na Venezuela com intervenção internacional. Para o presidente do PPS, a superação da grave crise enfrentada pelo País deve ser encontrada pelo próprios venezuelanos, diante do conflito da “dualidade de poder” no País.

“Conflito aberto na dualidade de poder na Venezuela. De um lado a ditadura de Maduro ainda forte mas em processo de isolamento. De outro a AN [Assembleia Nacional] forte no exterior e num crescente apoio interno”, escreveu Freire em outro post na rede social, ao comentar decisão do TSJ (Tribunal Supremo de Justiça), nesta segunda-feira (21), de considerar inconstitucional a cerimônia de posse do novo Conselho de Administração da AN.

Levante
O levante contra Maduro foi comandado por sargentos e se desenrolou nas regiões de Cotiza, Petare e Macarao, localizadas próximas de bairros pobres de Caracas. De acordo com comunicado das Forças Armadas, os militares que se envolveram na revolta contra o regime de Maduro sequestraram oficiais da Guarda Nacional Bolivariana, roubaram armas, foram presos e entregues na sede da Segurança Especial Unidade Waraira Repano.

De acordo com o texto oficial sobre a revolta, o grupo era ligado ao Comando Área 43 da Guarda Nacional Bolivariana, no município de Sucre, estado de Miranda. Os homens são chamados de “assaltantes”. Para os oficiais, o grupo atuou seguindo “interesses escusos da direita extrema”.

A reação ocorre menos de uma semana depois de a Assembleia Nacional Constituinte, o Parlamento da Venezuela, que é de maioria de oposição, anunciar anistia a militares e civis que se manifestarem contrários ao governo Maduro.

Um grupo de moradores de Cotiza protestou hoje em apoio ao levante militar. Eles bloquearam as ruas que dão acesso à área onde está localizado o destacamento da Guarda Nacional e cantavam o slogan “E cairá, este governo cairá”. (Com informações da agência de notícias)

Nenhum comentário: