As
próximas eleições vão nos dizer se teremos chance de não continuar afundando.
A democracia está em crise. O fato de termos um presidente que não acredita nela aumenta o problema, mas é mais uma consequência do que sua causa. A crise da democracia tem origens mais profundas. Primeiro, pelo número crescente de grupos e setores capazes de se organizar e pressionar por seus interesses. Segundo, pela explosão das comunicações, que tornou impossível manter a distância que protegia as ações da administração pública da vigilância da opinião pública.
Antes,
o que se decidia era feito, ainda que nem sempre de forma acertada. Agora, as
agências têm medo e dificuldade de decidir, e as divergências que surgem a todo
o momento se transformam em problemas políticos que o governo tem de resolver.
Antigamente se acreditava que o poder dos governos era tanto maior quanto mais
decisões eles poderiam tomar, mas o que se observa é que, quanto mais são as
coisas que o governo precisa resolver, menos capacidade ele tem de resolvê-las.
As dificuldades tornam-se ainda mais graves porque a lógica eleitoral, que leva
os governantes ao poder, requer juntar o máximo possível de apoiadores, todos
com expectativas de ter seus interesses atendidos, enquanto a lógica de
governar requer prioridades que com frequência contrariam os interesses de
muitos. O resultado são governos paralisados, que não conseguem tomar decisões,
e uma sociedade civil irresponsável, formada por grupos organizados que não
conseguem separar a defesa de seus interesses particulares dos interesses
comuns da sociedade.
Essa
análise pessimista da crise da democracia não é de hoje, mas de 50 anos atrás,
do sociólogo francês Michel Crozier. E não foi feita pensando no Brasil, mas na
Europa Ocidental, sobretudo na França. Mas se Crozier estava certo, como
explicar que as democracias europeias tenham durado tanto tempo, e o que dizer
de outras democracias muito mais precárias, como a brasileira? E será que
agora, finalmente, a crise prenunciada está chegando?
Parte
da explicação da resiliência das democracias até aqui é que o governo é só uma
parte, e nem sempre a mais importante, do que acontece com a economia e a
sociedade num sistema político aberto. O exemplo mais gritante talvez seja o da
Itália, conhecida pela inoperância e corrupção de seus governos, mas com uma
sociedade brilhante alimentada por fortes culturas locais, milhões de pequenos
e grandes empreendedores e de turistas que chegam de todo o mundo.
A
outra explicação é que, graças à alta produtividade da economia, foi possível a
muitos países atender à demanda crescente por serviços sociais e investimentos
públicos e postergar decisões políticas custosas. Com a estabilidade, esses
países desenvolveram sistemas públicos profissionais e de boa qualidade,
capazes de ir tocando a administração quotidiana de justiça, serviços de saúde,
transportes, segurança pública, etc., mesmo quando os governantes se confundem
ou não sabem o que fazer. Com o dia a dia funcionando, a população perde interesse
pela política, não se informa, e, se puder, fica em casa nos dias de eleição, o
que reduz a pressão sobre os governos, e facilita seu trabalho.
Todo
esse arranjo começa a sofrer quando a economia se torna incapaz de sustentar o
padrão de vida da população e o funcionamento da máquina pública, com os gastos
públicos saindo do controle, a economia rateando por excesso de subsídios e
protecionismo, e os países são afetados por crises geopolíticas e naturais,
como as catástrofes climáticas e as grandes epidemias. A receita chamada
“neoliberal” para esta situação é reduzir o tamanho do Estado, limitar os
gastos e desregulamentar a economia, na esperança que ela possa retomar seu
dinamismo. Mas o custo político desse tipo de reforma pode ser muito alto, e muitas
vezes isso só é possível em regimes ditatoriais, como foi no Chile de Pinochet
e, com menor gravidade, nas reformas dos primeiros anos do governo militar
brasileiro. E, segundo, não há nenhuma garantia de que, reduzidos os custos e
controles do setor público, a economia vá florescer espontaneamente, como se
viu na Rússia, e muito menos que consiga lidar melhor com as crises externas ou
naturais. A receita alternativa é partir para regimes populistas autoritários,
que aumentam enormemente o risco de aventuras de consequências imprevisíveis,
como na Venezuela e em outras partes.
No
Brasil, o governo federal, depois de flertar com a ruptura autoritária, acabou
se acomodando a um nível extremamente baixo de “normalidade”, com grande
dificuldade de tomar decisões, a um custo preocupante para a economia, a
sociedade, a saúde pública e o meio ambiente.
A
democracia tem um antídoto para isso, que é renovar o pacto entre governo e
sociedade, com a eleição de governantes com competência, legitimidade e
autoridade suficientes para tomar as decisões que sejam necessárias, sem se
submeter ao varejo do dia a dia, tornando a economia previsível e implementando
políticas sociais de qualidade. Nem sempre funciona, e as próximas eleições vão
nos dizer se teremos chances de seguir esse caminho, ou se continuaremos
afundando.
*Sociólogo, é membro da Academia Brasileira de Ciências
Nenhum comentário:
Postar um comentário