domingo, 20 de janeiro de 2013

Para alegria de PT e aliados, Dilma põe o pé na estrada

Presidente retoma viagens pelo país de olho no projeto de reeleição em 2014

Luiza Damé, Catarina Alencastro

BRASÍLIA - Antes mesmo de o carnaval começar, a presidente Dilma Rousseff já colocou seu bloco na rua e deu início a uma série de viagens pelo país, iniciativa que vai ao encontro dos apelos do PT e dos aliados, nervosos com sua ausência dos estados. Dilma havia praticamente abandonado suas saídas do Palácio do Planalto no segundo semestre de 2012, especialmente por causa do período eleitoral. A partir de agora, a presidente vai dedicar pelo menos um dia da semana, preferencialmente as sextas-feiras, para percorrer o Brasil inaugurando obras e lançando projetos. A prioridade é o Nordeste, onde costuma ser recebida de braços abertos. A região garantiu a eleição de Dilma em 2010 e abriga o público mais contemplado pelos programas sociais do governo.

Embora não tenha a sensibilidade política do ex-presidente Lula, Dilma não pode se dar ao luxo de deixar de prestigiar aliados em suas casas durante suas andanças pelo país para ver de perto como estão sendo tocadas as construções que receberam dinheiro público. Este ano Dilma visitará todos os estádios da Copa.

- Agora é bafo no cangote - comemorou um interlocutor da presidente, brincando com a fama de gerentona de Dilma.

Se nos primeiros dois anos de governo a comandante em chefe do país se dedicou a lançar programas e firmar parcerias com governos de estados e municípios, neste ano e no próximo ela se concentrará em cobrar resultados. Nessas fiscalizações in loco , Dilma investirá também em aproximações políticas que serão importantes em 2014, quando terá de enfrentar as urnas novamente ou apoiar seu padrinho Lula em uma eventual volta dele ao pleito.

Assessores próximos à presidente contam que há uma demanda concentrada de aliados para que Dilma vá a suas regiões. Em 2012, uma enxurrada de políticos tentou audiências com ela, e a maioria não teve a oportunidade de ser recebida, mas deixou pedidos de visitas registrados. Na próxima sexta-feira, antes de embarcar para o Chile, onde participará da reunião da Celac-União Europeia, a presidente fará um afago ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, durante as comemorações de aniversário da cidade. Na ocasião, Dilma vai inaugurar obras do Minha Casa Minha Vida.

Na semana seguinte, Dilma dedicará dois dias às viagens: irá ao Ceará, à Paraíba e a Alagoas. Sergipe poderá ser incorporado à agenda. O governador Marcelo Déda (PT-SE), disse que, embora viaje com menos intensidade do que Lula, Dilma mantém o entendimento de que o governante precisa deixar o Palácio e ver de perto os problemas do país.

- Compreensão política de que o presidente precisa sair do Palácio, Dilma tem e tem procurado cumprir - disse Déda.

Em fevereiro, estão programas viagens ao Paraná, a Pernambuco e ao Estado do Rio. Em 1º de março, Dilma deve ir ao Rio Grande do Norte. Desde que assumiu a Presidência, ela ainda não visitou Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Amapá, Acre, Roraima e Pará.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: