quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Maia: Justiça interfere indevidamente no país

Presidente da Câmara critica impedimento de Cristiane Brasil

Henrique Gomes Batista / O Globo


-WASHINGTON- O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou na tarde de ontem, em Washington, onde cumpre agenda de visita oficial, que o Judiciário interfere excessivamente na política, atrapalhando o país. Maia falou especificamente sobre o caso da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), escolhida pelo presidente Michel Temer para assumir o Ministério do Trabalho — e impedida pela Justiça de tomar posse. Para Maia, um juiz de primeira instância não pode limitar o poder do presidente do país.

— Acho que isso está desorganizando o Brasil. Esse protagonismo excessivo do Judiciário não é bom. Daqui a pouco, a sociedade vai achar que o Judiciário pode tudo e vai cobrar deles melhoria na Educação, na Saúde. No caso da nomeação da ministra, estão bloqueando uma decisão do presidente da República. Independente do que as pessoas acham, se deveria ou não nomear a Cristiane, é um absurdo que a Justiça interfira nisso — afirmou o presidente da Câmara.

Questionado se o caso não seria semelhante à decisão do Supremo que impediu o expresidente Luiz Inácio Lula da Silva de ser ministro na fase final do governo de Dilma Rousseff, Maia disse que a situação é diferente. Segundo Maia, o grande questionamento é se o juiz Sergio Moro poderia ou não divulgar aquelas gravações (onde Dilma oferece o cargo a Lula como uma forma de se proteger de um eventual pedido de prisão por causa da Lava-Jato). Para o presidente da Câmara, contudo, depois que as conversas ficaram conhecidas, “não havia dúvidas” de que a nomeação era um tipo de obstrução de Justiça.

O deputado ressaltou ainda que, em outros momentos, juízes também tentaram limitar a capacidade de legislar do Congresso.

Em seu primeiro dia nos Estados Unidos, Maia desconversou sobre sua candidatura à Presidência, afirmando que no momento a prioridade é a aprovação da reforma da Previdência. Para ele, “não está na hora” de debater o assunto.

Em entrevista ao GLOBO, Maia disse que se seu nome está sendo cogitado como uma alternativa à presidência “porque há uma avenida aberta”. O DEM decidiu estimular sua pré-campanha.

BRETAS REAGE
Horas depois da fala do deputado, o juiz federal Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Operação Lava-Jato no Rio, rebateu o presidente da Câmara, por meio de sua conta em uma rede social. “Respeitosamente DISCORDO. O fato é que, atualmente, são muitas as suspeitas de irregularidades praticadas por autoridades públicas. Ao Poder Judiciário cabe decidir tais questões, com INDEPENDÊNCIA, ou seria melhor uma Justiça omissa e subserviente?”, conclui o magistrado federal.

Nenhum comentário: