Operador Nacional do Sistema ainda não informou o motivo
Denise Luna e Reynaldo Turollo Jr.
RIO, BELO HORIZONTE - A falha no sistema interligado de energia do país no sábado, que atingiu municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, também deixou moradores de Acre, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sem luz.
Esses dois últimos não foram confirmados pelo ONS (Operador Nacional do Sistema), mas foram afetados, segundo as distribuidoras.
Um dia depois do acidente, o órgão ainda não sabia informar as causas da queda no abastecimento. O ONS deve divulgar nesta segunda-feira um relatório preliminar.
Durante a semana, haverá uma reunião com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Procurada, a agência afirmou que não vai comentar o caso neste momento. A reportagem não conseguiu contato com o Ministério de Minas e Energia.
No Rio Grande do Sul, pelo menos 712 mil clientes ficaram sem luz entre o final da tarde e o início da noite de sábado, de acordo com as três empresas responsáveis pela distribuição no Estado.
Segundo a Celesc, todas as cidades de Santa Catarina foram atingidas parcialmente pelo apagão, em maior ou menor grau. O norte catarinense, na região do Vale do Itajaí, foi o mais prejudicado, informou a companhia.
Em São Paulo, 1,5 milhão de clientes ficaram sem energia em dez cidades, de acordo com a Eletropaulo.
Já no Rio de Janeiro, 1,2 milhão foram afetados em 27 municípios, segundo as distribuidoras Light e Ampla.
Em Minas Gerais, foram 211 cidades, mas a Cemig não informou a quantidade de clientes prejudicados.
Fonte: Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário