quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Partidos de oposição decidem formar bloco democrático para disputar presidência em 2010


Por: William Passos
DEU NO PORTAL DO PPS


Em reunião ocorrida nesta quarta-feira, em Brasília, os presidentes do PPS, Roberto Freire; do PSDB, Sérgio Guerra; e do DEM, Rodrigo Maia, decidiram que vão formar um amplo e democrático bloco político para disputar as eleições presidenciais em 2010. A aliança deve incluir ainda o PV e o PMDB.

O encontro serviu para os líderes decidirem estratégias que inclui a convocação de uma grande reunião para 2009, provavelmente na segunda quinzena de fevereiro, envolvendo prefeitos, governadores e parlamentares para discutirem o que batizaram de Bloco Democrático-Reformista.

A partir de agora, os representantes dos partidos formatarão um projeto de desenvolvimento para o Brasil que será repassado para as cinco regiões do país. No Congresso Nacional, PPS, DEM e PSDB já vinham atuando conjuntamente em diversas votações.

Durante a reunião, o PPS apresentou nota (leia abaixo) aprovada pela Executiva e pela bancada federal do partido, onde afirma “que vai trabalhar para a construção do bloco, capaz de organizar um movimento nacional que venças as eleições presidenciais de 2010, iniciando um cliclo virtuoso de transformações na socieadade”. O líder do partido na Câmara, Fernando Coruja, e o secretário-geral da legenda, Rubens Bueno, também participaram do encontro.

Aliança democrática

Para Roberto Freire, a formação é fruto de uma relação amadurecida no Congresso Nacional. “De dois anos para cá a relação desses partidos aqui no Parlamento melhorou e muito. O trabalho conjunto destas três legendas é evidente, além de ser um movimento que pode vir a ser vitorioso e representar de fato uma aliança democrática”, disse, após o encontro.

Já o presidente do PSDB afirmou que as ações começam desde já. São discursos e medidas que deixam o ambiente legislativo e ganham o Brasil. “Vamos harmonizar nossas posições locais, estaduais e federais e dar mais conteúdo a esse projeto que é de fazer oposição correta e ganhar a eleição para governar bem o Brasil”, afirmou.

A possibilidade de ampliar a aliança também é vista com bons olhos pelo presidente do Democratas. “Não tenho dúvida que vamos chegar na primeira fase, que é 30 de setembro, com todo o quadro regional e com a certeza do bloco unido do Rio Grande do Sul ao Norte do Brasil, com candidaturas que reúnam esses três partidos e que mais na frente possam reunir até outras forças políticas”, disse Rodrigo Maia.

PMDB

Roberto Freire ressaltou que o diálogo com determinados representantes desta legenda é “plena”. E que o convite para esta formação política está em andamento. “É bom lembrar a relação fraterna que vem da época do velho Partidão que participou da redemocratização e ajudou a integrar o antigo MDB. Temos uma história em comum”, lembrou.

PV

Na próxima sexta-feira, Roberto Freire tem encontro marcado com o presidente do PV, José Luiz de França Penna, para discutir a ampla aliança política.

Nenhum comentário: