sábado, 26 de janeiro de 2013

Serra de volta

João Valadares

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) será a estrela do partido na próxima segunda-feira, durante a abertura do congresso estadual da legenda. Os tucanos paulistas escalaram Serra, derrotado nas últimas eleições, para fazer o discurso de abertura. Numa cartada para se reposicionar dentro do partido, ele vai defender a obrigatoriedade de prévias para a escolha dos candidatos. No discurso, abordará temas como reforma política e necessidade de eleições diretas para os cargos dos dirigentes partidários.

O presidente do PSDB em São Paulo, Pedro Tobias, avalia que o protagonismo de Serra durante o evento e a defesa do sistema de prévias não representam um enfrentamento ao candidato preferencial do partido à Presidência da República em 2014, senador Aécio Neves (MG). "Não existe nenhuma relação. Serra é daqui de São Paulo e é o homem mais preparado deste país. O Aécio também foi convidado para falar durante o Congresso, mas ainda não confirmou. Defendemos as prévias, sim. Por mim, haveria 10 candidatos disputando internamente", informou.

Em 2010, quando foi escolhido candidato do PSDB para disputar a eleição presidencial, Serra se posicionou internamente contra o mecanismo de prévias. Na avaliação de alguns tucanos paulistas ouvidos pelo Correio, o objetivo geral da sigla é trazer Serra de volta para a cena. "Como existe uma pré-definição do PSDB nacional em relação ao Aécio, não é possível pensar num cenário desse sem o apoio do Serra. Ele tem que voltar à cena para evitar tensões que impeçam o plano nacional", comentou, em reserva, um aliado.

No fim do congresso estadual, que deve se estender até o mês de março, haverá a redação da Carta de São Paulo. O documento será apresentado em maio, na convenção nacional do PSDB.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: