sábado, 2 de fevereiro de 2013

Lula orienta Dilma a defender plano do PT

Segundo o ex-presidente, sucessora deve entrar de cabeça na política de defesa do projeto do partido neste ano

Os dois combinaram uma agenda de viagens para demonstrar união mútua e desfazer boatos de distanciamento

Natuza Nery

BRASÍLIA - O ex-presidente Lula aconselhou sua sucessora, Dilma Rousseff, a entrar de cabeça na política de defender o projeto do PT neste ano.

Em encontro reservado, combinaram uma agenda de viagens conjunta para mostrar união. Segundo a Folha apurou, o objetivo é eliminar boatos de distanciamento e desfazer rumores de que será o petista, não ela, o candidato à Presidência em 2014.

A reunião ocorreu na sexta-feira retrasada em São Paulo. Também participaram o marqueteiro João Santana, o ex-ministro Franklin Martins, o presidente do PT, Rui Falcão, e o ministro da Educação, Alozio Mercadante.

Todos fizeram um "forte reconhecimento" ao pronunciamento da presidente em rede nacional do dia 23. No discurso, ela não só anunciou a redução média de 20% na tarifa de energia elétrica como atacou a oposição de forma dura, porém indireta.

No encontro de São Paulo, Lula e os demais sugeriram que o Planalto invista nesse embate e que reforce sua comunicação institucional.

No caso da conta de luz, consideram a medida um dos principais ativos eleitorais de Dilma e, portanto, uma das maiores fraquezas do PSDB -Estados governados por tucanos não aderiram à regra, que permitiu a renovação das concessões de energia com tarifas mais baixas.

Para um interlocutor presidencial, o embate sobre a conta de luz será um novo "Bolsa Família". Trata-se de uma alusão a críticas da oposição feitas
no passado ao programa social que se tornou um dos trunfos de Lula.
Este, aliás, aproveitou a conversa para falar da necessidade de Dilma soltar mais o governo, após críticas de que ela centraliza muito a gestão e dialoga pouco com setores da sociedade.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: