sábado, 2 de fevereiro de 2013

Em solenidade, Barbosa defende Judiciário neutro e independente

Ao abrir oficialmente os trabalhos do ano, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou ontem que, na democracia, a autoridade e a independência da Justiça precisam ser reconhecidas.

Na presença do vice-presidente, Michel Temer, e sem citar episódios em que a Corte tenha batido de frente com outros poderes, Barbosa defendeu um "Judiciário neutro, alheio a práticas estrutural e processualmente injustas".

– A plena vigência do Estado Democrático de Direito implica uma separação de poderes equilibrada e em pleno reconhecimento da independência e da autoridade da Justiça – disse.

Barbosa disse que gostaria que 2013 fosse "lembrado como o ano em que o sistema de prestação jurisdicional brasileiro teria se tornado mais justo, mais racional e mais compreensível". O presidente da Corte, sinalizando qual será sua prioridade, disse que existem mais de 700 processos prontos para serem julgados, muitos de repercussão geral – como o poder de investigação do Ministério Público.

Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário: