terça-feira, 5 de junho de 2018

Ricardo Noblat: Concurso para fiscal de Temer

- Blog do Noblat

Você topa ajudar o governo?

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o general da reserva Sérgio Etchegoyen, disse que o governo federal utilizará todo o seu poder de polícia para garantir que o óleo diesel tenha desconto de R$ 0,46 nos postos de gasolina, mas, porém, contudo…

São quase 39 mil postos de gasolina no país. Desta vez não há como apelar para o Exército que tem mais o que fazer, e que já faz coisas para as quais não foi criado. Quanto às polícias, estão sobrecarregadas em um dos países campeões de mortes violentas.

Então… Embora Etchegoyen não tenha dito isso, o governo alimenta a esperança de que os brasileiros colaborem espontaneamente com ele fiscalizando os postos e denunciando os que desrespeitarem o desconto prometido aos caminhoneiros.

Seria a reedição dos “fiscais de Sarney”. Em 1986, o presidente José Sarney congelou preços e salários para tentar conter a inflação. A medida foi tão aplaudida que milhares de brasileiros viraram os fiscais do presidente, com autoridade até para prender.

Quando a comida começou a escassear nos supermercados, o governo usou helicópteros para capturar bois no pasto. Vencida as eleições daquele ano pelo PMDB, o congelamento acabou e Sarney foi alvo no Rio de pedras atiradas por pessoas indignadas.

Temer terá melhor sorte. Primeiro porque faltam poucos meses para que ele deixe o cargo. Segundo porque ele não se arrisca a circular à vontade por aí. Tem juízo, o que na época faltou a Sarney.

Nenhum comentário: