sábado, 10 de agosto de 2013

Ex-governador diz que concorrência foi ação anticartel

Em nota, Serra afirma que Siemens perdeu licitação porque ofereceu preço maior

Em nota, o ex-governador de São Paulo José Serra afirmou que a concorrência para a compra de 40 trens do metrô de São Paulo, realizada em 2008, foi uma ação anticartel, de defesa do estado e dos usuários de transportes. Segundo Serra, a concorrência foi vencida pela CAF, empresa espanhola que ofereceu o menor preço. Com o resultado, segundo ele, o estado economizou cerca de R$ 200 milhões e ganhou 40 trens novos para transporte coletivo.

De acordo com a nota do ex-governador, a Siemens ofereceu preços bem mais altos e por isso perdeu, ficando em segundo lugar, sem receber compensação nem ser subcontratada. Serra afirma que não aconteceram os fatos sugeridos no e-mail do funcionário da Siemens, segundo o qual o então governador teria avisado a ele que cancelaria a licitação vencida pela CAF se a Siemens fosse desqualificada.

A nota afirma ainda que a Siemens tentou anular a concorrência sem êxito e que o governo de São Paulo ganhou o caso no Superior Tribunal de Justiça. Segundo a nota, tudo foi aprovado pelo Banco Mundial, que financiou o projeto. Serra reitera que não houve acordo com empresas para limitar a concorrência e que o governo agiu para defender preços menores.

Também em nota, a direção nacional do PSDB reiterou apoio ao governo de São Paulo para que sejam aprofundadas as investigações sobre as denúncias de formação de cartel na licitação do metrô.

O partido condenou o que chama de "vazamento gradual e selecionado de trechos de investigações", o que "reforça a suspeita de uso político de informações".

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: