quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Serra: petistas também foram cassados

DEU EM O GLOBO

Para tucano, só oposição oportunista usaria Kassab para prejudicá-lo

Wagner Gomes e Adriana Vasconcelos

SÃO PAULO e BRASÍLIA. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse que só uma oposição oportunista poderia usar a cassação do prefeito Gilberto Kassab (DEM) para prejudicar a sua eventual candidatura ao Planalto nas próximas eleições. O governador afirmou que uma atitude como essa seria ridícula, principalmente se viesse do PT.

— Isso seria ridículo até porque foram cassados, entre aspas, um montão de petistas também — afirmou Serra.

Diante das notícias negativas em São Paulo e a redução da vantagem de Serra em relação à ministra Dilma Rousseff nas pesquisas, a oposição está apreensiva.

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), acertou com o governador paulista a retomada de viagens pelo país a partir de março e, principalmente, a intensificação de articulações políticas para consolidação de palanques estaduais.

A expectativa da cúpula tucana é que a nova postura de Serra afaste de uma vez por todas rumores de que ele poderia alterar seus planos e desistir da disputa presidencial, optando pela reeleição ao governo de São Paulo, que tende a ser muito mais tranquila.

Recados recebidos pelo governador paulista nos últimos dias reforçam que ele não pode titubear neste momento.

A primeira providência de Serra deve ser uma conversa ainda esta semana com o governador de Minas, Aécio Neves. Embora Aécio continue sendo apontado como o nome ideal para compor a chapa de Serra, o assunto não deve ser abordado neste momento.

A avaliação da cúpula tucana é que Serra precisa estreitar relações com Aécio, e traçar uma estratégia conjunta para se contrapor ao avanço de Dilma.

Vereadores petistas tiveram cassação suspensa Ontem, foi a primeira vez que Serra apareceu ao lado do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, desde a decisão da Justiça Eleitoral, no domingo, de cassar o mandato do prefeito, da vice Alda Marco Antônio e de oito vereadores por captação ilícita de recursos. Kassab disse que os dois não conversaram sobre a cassação, que acabou sendo suspensa um dia depois.

— Eu e Serra não conseguimos conversar sobre o assunto, mas os dois partidos têm uma aliança consolidada que não será prejudicada.

Existe uma questão técnica, o juiz entende que não poderia haver determinado tipo de doação. Essa questão não tem vinculação partidária — disse Kassab.

A cassação de Kassab foi suspensa segunda-feira até que o Tribunal Regional Eleitoral decida sobre o caso. Ontem, cinco vereadores petistas tiveram a cassação suspensa: Antônio Donato, Arselino Tatto, Juliana Cardoso, José Américo Dias e Ítalo Cardoso

Nenhum comentário: