quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Comissão nasceu estimulada por Lula

No rastro de denúncias contra o ex-senador Demóstenes Torres (GO) que o ligavam ao contraventor Carlinhos Cachoeira - que culminaram na perda de mandato e na expulsão do DEM a CPI do Cachoeira foi instalada no Congresso no dia 25 de abril estimulada pelo ex-presidente Lula. A criação da comissão era defendida por ele, com apoio de outros caciques petistas, como uma forma de disparar munição contra a oposição e desviar os focos da opinião pública e da imprensa do mensalão.

Para Lula, a CPI ainda vinha ao encontro de sua estratégia de convencimento de que o mensalão - que teria o julgamento no STF iniciado somente em agosto - não aconteceu e foi tramado por adversários para distanciá-lo do poder.

No entanto, petistas que antes apoiavam a estratégia de Lula passaram a considerá-la um equivoco, e a CPI se transformou em uma ameaça. Se para o ex-presidente a comissão era a chance de ligar o bicheiro Carlinhos Cachoeira aos tucanos, entre eles o governador de Goiás Marconi Perillo, para outros caciques do PT a CPI levaria a uma guerra declarada contra a oposição, e poderia ser prejudicial ao andamento do julgamento do mensalão no STF.

Além da ameaça, a comissão ainda expôs a ligação da empreiteira Delta com aliados do PT. A construtora integrava o esquema de Cachoeira.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: