sábado, 23 de fevereiro de 2013

Rede de Marina intensifica busca por eleitores

Legenda promove eventos no país para coletar assinaturas. No DF, a ex-ministra participa de ato na Feira do Guará

Juliana Colares

Uma semana após o lançamento da Rede Sustentabilidade, os fundadores da legenda dão, hoje, a largada nacional na corrida contra o tempo para a coleta das 500 mil assinaturas que podem viabilizar a criação oficial da agremiação. O dia será de eventos em todo o país, ocasião em que os apoiadores estarão a postos para conseguir reunir o máximo possível de assinaturas. Figura central do movimento pela criação da Rede e possível candidata à Presidência da República em 2014, Marina Silva participa do evento no Distrito Federal, marcado para começar às 10h, na Feira do Guará. Ela chegará acompanhada pelo deputado federal Reguffe (PDT-DF), por volta das 11h30. Até ontem, a Rede contava com cerca de 3 mil voluntários cadastrados para arregimentar apoiadores. Mais de 20 mil downloads da ficha de apoio ao registro do partido foram contabilizados na última semana.

Mais do que o ponto de largada para a coleta de assinaturas — que já começaram a ser colhidas em vários estados —, os eventos têm caráter simbólico. Marina quer conseguir o maior número de firmas no menor tempo possível para viabilizar a participação dos “sonháticos”, como estão sendo chamados seus apoiadores, nas próximas eleições. Segundo um dos integrantes da Comissão Nacional Provisória da Rede, Gutemberg Gomes, a ideia não é transformar o ato em comício. A meta é apenas pedir o apoio dos presentes e lembrá-los de que, ao assinar a ficha de adesão, ninguém estará se filiando, apenas apoiando a criação da legenda.

“Quem assina não é fundador, membro nem filiado e não tem qualquer vínculo com o partido”, enfatizou André Lima, que integra a comissão nacional. Marina deve permanecer no local por uma ou duas horas. O evento termina às 17h. A expectativa inicial é de que 20 a 30 voluntários façam o trabalho de coleta de assinaturas na Feira do Guará. A fase de verificação terá início em março. A meta inicial é reunir as 500 mil assinaturas necessárias até a segunda quinzena de junho. A Rede sonha alto e almeja alcançar 1 milhão de apoios formais.

Objetivo

Segundo André Lima, ainda não se sabe o número de assinaturas já coletadas. No Distrito Federal, o objetivo é conseguir o apoio de 150 mil pessoas até o fim de maio. O número é mais de 80 vezes maior que a meta mínima, de 1,8 mil assinaturas, que correspondem a 0,1% dos eleitores do DF — a lei exige que esteja representado pelo menos 0,1% de pessoas aptas a votar de nove estados. Dos quase 20 milhões de votos conquistados por Marina na última eleição presidencial, mais de 600 mil eram da capital federal, onde Marina desbancou os demais concorrentes.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: